Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Adiantamento do 13º salário

25 de novembro de 2021

5 minutos de leitura

por Mirela Alves

Adiantamento 13

O adiantamento do 13º é a chance de contar com o dinheiro extra antes do final do ano, já que dá para usar o valor para quitar dívidas, comprar o que precisa ou, quem sabe, fazer uma viagem.

Essa linha de crédito lembra um pouco o empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, em que a pessoa solicita o valor que precisa, e em quantas vezes deseja realizar o pagamento.

Entretanto, a diferença aqui é que, no caso do adiantamento do 13º, é possível pegar apenas o valor do seu salário, e esse tipo de crédito só pode ser solicitado por meio do banco em que há o depósito de sua remuneração mensal.

Exemplo: quem recebe todos os meses pela Caixa Econômica Federal pode realizar o pedido de adiantamento pelo aplicativo do banco ou no caixa eletrônico, e o valor fica disponível para ser liquidado até a mesma data do próximo ano.

Existe também o adiantamento do 13º empresarial, o qual permite que a entrega do crédito ao colaborador seja feita em qualquer banco. Isso porque nessa condição o trabalhador interessado vai até a área financeira ou de recursos humanos de sua empresa e solicita o adiantamento do valor que seria do 13º.

Posteriormente, esse valor é descontado da folha de pagamento de acordo com a legislação interna da empresa.

Para entender melhor essas duas possibilidades de adiantamento de 13º separamos aqui as principais dúvidas sobre o tema.

Quem pode pedir o adiantamento do 13º?

No caso do adiantamento do 13º salário comum, realizado por meio de instituições financeiras, todos aqueles que tiverem conta bancária e receberem por ela em bancos autorizados a ofertarem essa linha de crédito podem solicitar. Alguns deles são:

O adiantamento do 13º salário pode ser feito durante todo o ano. Contudo, é comum que a entidade financeira solicite uma análise de crédito, que irá definir a taxa de juros a ser paga junto com as parcelas do adiantamento.

Além disso, é possível que a análise não libere o crédito devido aos fatores que influenciam o valor do Score crédito. Isso quer dizer que, quanto menor o Score, menores são as chances de ter acesso ao 13º antes do final do ano.

Para os trabalhadores que desejam pedir o adiantamento na empresa, para que o valor seja debitado mensalmente na folha de pagamento, há o benefício de não passar por uma análise de crédito.

Isso porque a empresa é a única responsável por determinar as regras do crédito. Mas, atenção: esse tipo de benefício deve ser muito bem alinhado com o jurídico da instituição para que não haja problemas em caso de demissão. Por esse motivo e por outras necessidades fiscais, é comum que muitas empresas prefiram não oferecer esse adiantamento.

Vantagens do adiantamento do 13º salário

As principais vantagens de adiantar o 13º salário são:

Facilidade

Tanto no caso do adiantamento bancário, quanto no adiantamento empresarial, o trabalhador tem uma maior facilidade em conseguir o dinheiro sem precisar declarar renda.

Certeza de pagamento

Como o adiantamento do 13º ocorre de acordo com o valor do salário, é mais comum adicionar esse crédito de forma mais fácil no planejamento financeiro, porque o pagamento das parcelas não costuma passar de 30% do valor líquido salarial, oferecendo assim uma facilidade para a quitação completa do adiantamento.

Possibilidade de quitar de uma só vez

Em alguns casos, a cobrança do débito acontece em 2 parcelas, nos mesmos dias da entrega dos 13º salários (no final de novembro e dezembro). Com isso, o colaborador precisa apenas poupar o valor de juros a mais e disponibilizá-lo para o banco, ou para a empresa, junto ao montante que seria o seu 13º.

Desvantagens do adiantamento do 13º salário

Como nem tudo é simples, as principais desvantagens dessa linha de concessão de crédito são:

Dívidas acumuladas no início do ano

Em 1962, o então presidente João Goulart assinou a criação do 13º salário, projeto realizado pelo deputado federal Aarão Steinbruch. Essa pauta entrou no Congresso devido a necessidade de entregar uma bonificação ao trabalhador para que o mesmo pudesse aproveitar as festas do final ano e quitar os impostos anuais (como IPTU e IPVA).

Esse valor ainda é muito importante para quitar os débitos citados. Por isso, as pessoas que desejam adiantar o 13º salário precisam ficar muito atentas com essas dívidas!

Pagamento de juros

Assim como todos os créditos, o adiantamento do 13º também possui juros, que podem ser mais altos do que as taxas do empréstimo pessoal. Dessa forma, antes de fazer essa solicitação é importante comparar as taxas e verificar se essa é mesmo a melhor opção.

Planejamento anual

Sem o 13º para ajudar a começar bem o ano, é muito comum que as pessoas também fiquem sem um bom planejamento anual de suas finanças, sendo esse um erro bastante grave para acabar com a saúde financeira. Confira aqui algumas dicas importantes para construir um bom planejamento financeiro para o ano que vem.

Preciso de dinheiro, devo adiantar meu 13º?

Suas finanças podem dar uma resposta sobre isso, mas contar com o 13º para o pagamento de dívidas ou a realização de projetos individuais antes mesmo do dinheiro entrar na conta é perigoso e pode acarretar um ciclo de dívidas. Essa linha de crédito é considerada emergencial, o que, como já diz o nome, é própria para quem tem uma emergência financeira.

Outras linhas de credito além do adiantamento do 13º

Obrigatoriamente o 13º será pago nas seguintes datas:

  • 1ª parcela – Deverá ser paga até o dia 30 de novembro de 2021
  • 2ª parcela – Deverá ser paga até o dia 20 de dezembro de 2021

Dessa forma, que tal pegar outra linha de crédito que não interfira no seu planejamento financeiro?

Se a ideia é pegar uma grana extra para pagar dívidas, começar a estudar, ou ainda fazer uma viagem, a melhor opção é o empréstimo pessoal. Com ele, você poderá optar pelo valor que precisa, e escolher em quanto tempo deseja quitá-lo. Faça já uma simulação com o Provu Empréstimo!

Contudo, se você quer muito comprar algo, mas ainda não tem o dinheiro para isso, sugerimos que confira nossos parceiros do Provu Parcelado, uma linha de crédito que funciona como um crediário online e 100% seguro.

Ao escolher um de nossos parceiros, é só optar pelo pagamento no boleto parcelado e aproveitar as vantagens desse produto, saiba mais aqui!

Ficou com mais alguma dúvida? Então deixe em nossos comentários que em breve retornaremos.

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *