11 dicas infalíveis para atrair mais clientes para sua loja

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11 dicas infalíveis para atrair mais clientes para sua loja

Por Maria Beatriz Oliveira

1 Minuto

Publicado em 01 fev, 2022

Atualizado em 23 jun, 2022

1 min de leitura

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Ao atrair mais clientes para sua loja, você garante a saída de produtos, aumento de faturamento e impulsionamento do marketing boca a boca. Segundo um artigo da revista Núcleo do Conhecimento: “Conquistar o cliente num mercado competitivo como o atual, necessita de um aprofundamento maior, com pesquisas sobre o comportamento, expectativas e necessidades do consumidor”. Essa competitividade é fruto tanto das mudanças constantes de mercado, como da globalização. Nesse sentido, existem diferentes estratégias que podem ser adotadas por pequenas, médias e grandes empresas para atrair e fidelizar consumidores. Continue a leitura e confira 11 ótimas dicas para se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes para sua loja:

11 dicas para atrair mais clientes para sua loja

Antes de mais nada, para atrair mais clientes para sua loja você precisa conhecer seus consumidores ideais para entender como adaptar as diferentes estratégias de marketing e fazer com que funcionem bem no seu mercado. Do mesmo modo, oferecer facilidades, como pagamento parcelado sem cartão e investir em ações de marketing de relacionamento são ótimas pedidas para se destacar e mostrar às pessoas que sua loja tem o que elas precisam. Confira a seguir mais dicas infalíveis para movimentar o seu negócio:

1. Identifique seu cliente ideal

Quem é seu cliente ideal? Do que ele gosta e o que ele precisa? Onde mora? O que faz no tempo livre? Quais são suas dores? Conhecer seu cliente ideal é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing bem feita. Isso porque, ao entender bem seu consumidor, é possível desenvolver promoções e comunicações específicas para ele e alcançar resultados muito melhores. Ou seja, fica fácil procurar por novos clientes se você sabe exatamente quem são eles. Dessa maneira, tenha foco e evite abordagens muito amplas para seu mercado-alvo, porque isso pode estar te impedindo de desenvolver estratégias direcionadas para atrair as pessoas certas.

2. Faça anúncios online e offline

Como você costuma promover sua marca? Atualmente, existem diferentes formas de fazer anúncios tanto no meio online quanto no offline. Mais uma vez, vale ressaltar aqui a importância de conhecer seus clientes para entender quais formas de divulgação serão mais eficientes para o perfil deles. Para um público mais jovem, por exemplo, talvez faça mais sentido apostar em mídias como o tiktok e instagram, ao invés de focar seus esforços em flyers e rádios. Outro ponto interessante é que as mídias online possuem métricas, segmentações e custo-benefício melhor do que as offline. Por isso, geralmente é mais fácil atingir quem você deseja e ver o resultado dos seus esforços com elas do que com outdoors ou panfletos. Em suma, considerar seu orçamento, seu público e variar na escolha de seus anúncios é sempre uma ótima pedida para promover seu negócio e atrair novos clientes.

3. Construa parcerias estratégicas

Quais são as parcerias atuais da sua loja? Fechar parcerias com empresas que oferecem serviços complementares aos seus é uma ótima oportunidade para aproveitar a sinergia e oferecer a seus clientes uma experiência completa. Além disso, conhecer novas pessoas, falar sobre seu negócio e até se juntar a associações locais também pode ser extremamente benéfico.

4. Engaje seus atuais clientes

Você mantém um relacionamento com seus atuais clientes? Investe em estratégias como o marketing de conteúdo? Engajar sua base atual de consumidores e nutrir relações próximas é um excelente passo para que seus clientes indiquem sua loja para mais pessoas e comprem mais vezes. Você ainda pode criar um programa de indicações, oferecendo bônus para aqueles que trouxerem mais pessoas, ou programas de fidelidade para garantir a recompra. Esse engajamento é fundamental para fidelizar seus clientes, pois como já dizia Philip Kotler, um dos gigantes do marketing: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.

5. Ofereça novos meios de pagamento

Ao comprar na sua loja, o cliente tem diferentes opções de pagamento? Ele consegue parcelar no boleto ou no cartão? Oferecer diferentes meios de pagamento é indispensável para se manter competitivo no mercado atual. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam comodidade e flexibilidade para realizar pagamentos. Com o Provu Parcelado, por exemplo, seus clientes podem parcelar as compras sem cartão de crédito, e o melhor é que você não paga nenhuma taxa, diferentemente do que acontece com as máquinas de cartão. Assim, você se destaca e consegue atender diferentes tipos de clientes no seu estabelecimento.

6. Marque presença na internet

Sua loja tem site e redes sociais? Ela se relaciona com os consumidores por meio da internet? Ter uma presença digital é outro pilar extremamente importante na hora de conquistar novos consumidores. Isso porque, hoje em dia, milhares de pessoas fazem compras online e mesmo quando querem comprar em loja física, elas pesquisam sobre o produto na internet antes. Como resultado, ao estar na internet, você consegue divulgar seus produtos, atrair novos clientes e ainda manter um bom relacionamento ao interagir com seus seguidores ou com as pessoas da sua lista de e-mails.

7. Participe de eventos

A participação em eventos também oferece possibilidades interessantes para sua loja. Com eles, você tem uma ótima chance para demonstrar os diferenciais da sua marca, seus valores e propósitos, o que te permite estabelecer uma conexão emocional com os participantes. Da mesma forma, esse contato mais pessoal é uma boa ferramenta para transformar possíveis clientes em clientes fiéis e aumentar o reconhecimento da sua marca para pessoas que, de outra forma, jamais teriam contato com ela.

8. Reative clientes antigos

Você costuma entrar em contato com seus clientes antigos? A reativação de clientes antigos é uma boa opção para cultivar a fidelização, incentivar a recompra e o marketing boca a boca. Para isso, crie um cronograma para enviar comunicações de forma regular para aqueles que você não vê em 6 meses, por exemplo. Você pode entrar em contato com eles via e-mail, mensagens de texto e WhatsApp com uma mensagem dizendo que sente falta deles. Então, para incentivá-los a voltar, oferecer descontos e promoções.

9. Experimente o marketing de influência

Sua loja já fez alguma parceria com um influenciador? O marketing de influência vem crescendo e fechar uma parceria de forma correta certamente irá trazer novos clientes para sua loja. E você não precisa gastar muito dinheiro para contratar famosos se sua loja for pequena. É possível ver quais são os microinfluenciadores da sua região e entrar em contato para que eles façam posts sobre seus produtos. Além disso, um ponto importante na hora de fechar uma parceria desse tipo é conferir qual é o nicho daquele influenciador e se esse nicho realmente tem a ver com a sua loja. Uma loja de produtos naturais, por exemplo, pode fechar com uma influenciadora fitness, enquanto que uma de maquiagens deve fechar com alguém que ofereça dicas e truques de maquiagem na internet.

10. Ofereça descontos e promoções

Descontos e promoções são sempre bem-vindos para quase todo tipo de consumidor. Por isso, para movimentar sua loja, vale apostar em promoções e descontos sazonais para atrair novas pessoas. Aqui, é importante divulgar bastante: coloque em seu site, nas redes sociais, em cartazes na frente da loja. Assim, as pessoas irão saber sobre suas ofertas e serão atraídas até o seu negócio.

11. Promova sua expertise

Já imaginou se tornar um influenciador da sua própria loja? Ao promover sua expertise por meio de conteúdos, webinários, vídeos e palestras, você consegue mostrar para seus clientes o quanto entende sobre aquilo que vende. Assim, as pessoas irão confiar mais em suas indicações e, na hora de procurar uma loja daquele nicho, logo irão pensar na sua. Por fim, ao longo deste artigo, você conferiu diferentes dicas para trazer mais clientes para sua loja e alavancar seu negócio. Na Provu, nós oferecemos a você a chance de possibilitar o parcelamento via boleto bancário para seus clientes e atender milhares de pessoas que não possuem cartão de crédito. Conheça mais sobre o Provu Parcelado clicando aqui. E para mais dicas como estas, continue acompanhando nosso blog!

Escrito por: Maria Beatriz Oliveira

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Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 1,99% a 10,95% ao mês. O CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 2,39% a.m. (32,77% a.a.) a 11,17% a.m. (256,33% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 12,18, 24, 30 ou 36 meses.

 

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 3,52% a.m.; 51,52% a.a.; CET 58,35% a.a.; parcelas: R$ 702,09; IOF: R$ 242,13; valor total: R$ 12.637,62. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.