O que é crédito pessoal
Por Provu
8 Minutos
Publicado em 09 nov, 2020
Atualizado em 09 nov, 2020
8 min de leitura

Crédito pessoal: a linha de concessão de valor mais usada pelos brasileiros; conheça tudo sobre e entenda como solicitar sem sair de casa
O crédito pessoal é uma forma de empréstimo destinada para Pessoa Física. Com isso, nesta modalidade de crédito, o consumidor pede o empréstimo sem necessidade de oferecer garantia ou de alienar um bem que está comprando. As taxas de CET variam de acordo com a instituição financeira e a análise de crédito.
O que é crédito?
Crédito é sinônimo de confiança, e o mercado financeiro não é diferente. Portanto, crédito é quando uma empresa financeira acredita que um cliente pode receber um valor para os seus gastos que será pago à instituição.
Existem muitos tipos de crédito, sendo os mais comuns os empréstimos, financiamentos e o cartão de crédito.
Como funciona o crédito pessoal?

Para conseguir um crédito pessoal é necessário entrar em contato com uma fintech, financeira ou banco. Em cada tipo de instituição o consumidor consegue encontrar diferentes opções relacionadas à forma de pagamento e também às taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total).
Nas fintechs, como no caso da Provu, é comum que o consumidor encontre melhores opções de crédito. Na Provu, isso é possível porque a empresa tem uma estrutura enxuta e uma análise de crédito personalizada, o que permite que as taxas sejam adaptadas para cada cliente.
Para conseguir um crédito pessoal é necessário que a pessoa verifique as condições da empresa. Em muitas, por exemplo, não há opções para negativados. Além disso, antes de fazer a aquisição do empréstimo, é muito importante verificar as taxas e condições de pagamento. Comparar diferentes empresas é um poder que o consumidor ganhou com a internet.
Tudo sobre crédito pessoal
Crédito pessoal não-consignado
O crédito pessoal não-consignado é quando uma empresa financeira realiza um crédito com a possibilidade do pagamento em seguida, sem algum desconto no salário do cliente, por exemplo. Esse é o tipo de crédito feito pela Provu.
É bastante comum para trabalhadores com carteira assinada, autônomos e empresários. Fica o compromisso do cliente em quitar as parcelas até o fim do contrato, geralmente em boletos mensais.
Uma das modalidades mais comuns é o empréstimo pessoal.
Crédito pessoal consignado
Esta modalidade também se destina a pessoas físicas, mas com uma diferença. Pois, o valor da parcela do empréstimo é descontado diretamente do salário do empregado.
Por isso, essa modalidade é impossível para quem não tem contrato formal de trabalho, sendo muito comum para aposentados e funcionários públicos. Assalariados precisam que a empresa tenha um convênio firmado com uma instituição financeira e da autorização da liderança para conseguir o crédito.
Crédito pessoal com garantia de veículo ou imóvel
Nesta linha o cliente deve deixar como garantia pelo empréstimo um bem, geralmente um veículo ou imóvel. Se o pagamento não for realizado, a empresa financeira pode tomar o bem (mesmo que esteja em débito somente uma parcela).
Portando, o crédito pessoal com garantia é recomendado para quem tem certeza de que poderá arcar com os pagamentos, porque o bem deixado sempre vale mais que o valor emprestado.
Outros tipos de crédito pessoal
Existem outros tipos de crédito pessoal, menos comuns, mas que podem ser achados no mercado. Desde empréstimo que adiantam o valor da restituição do Imposto de Renda ou 13º salário, até os que pedem o celular como garantia.
Motivos para procurar crédito pessoal
O crédito pessoal deve ser visto como uma alavanca para seguir em frente. Seja para quitar uma dívida cara, investir em um negócio ou realizar um sonho.
Quitar dívidas

Quitar dívidas é um dos motivos mais comuns e indicados para fazer um crédito pessoal. Ele é recomendado quando há uma dívida muito cara, como o cheque especial ou cartão de crédito, e que está fora de controle.
O segredo é simples. Compare os juros e as condições do novo crédito com o que é pago na dívida. Se o crédito pessoal for melhor, faça. É trocar uma dívida cara por uma mais barata.
Pagar Contas
Aqui estamos falando de contas que ainda não venceram, ou venceram recentemente e a pessoa não tem condições de pagar. Antes de as contas se tornarem uma bola de neve, com juros abusivos, um crédito pessoal vai ajudar a permanecer no azul.
Essa situação pode ser muito comum nos primeiros meses do ano. Com impostos, os custos das compras de Natal e das férias.
Investir em um negócio
Um crédito pessoal também pode ser usado para um negócio. Afinal, quem recebe o dinheiro pode fazer o que quiser com ele.
É muito comum que autônomos ou empresários usem crédito para alavancar os negócios, pagar salários, contas e fornecedores ou usar como fluxo de caixa.
Também é possível usar o crédito pessoal para abrir um negócio. Neste caso, é necessário estar atendo no investimento que já nasce com uma dívida.
Realizar um sonho

O crédito pessoal também pode ser usado para a realização de um sonho.
Seja comprar um carro, reformar a casa, fazer uma viagem ou estudar. O importante é tudo estar planejado para que não se torne um pesadelo.
Vantagens
O crédito pode ser um atalho para conseguir algo mais rápido ou sair das dívidas, portanto, quando bem feito, ajuda a vida de quem faz a operação a seguir em frente.
Pois, além de trocar uma dívida cara por uma mais barata, pode der o impulso necessário para um negócio, por exemplo.
No entanto, importante é pesar o valor do crédito pessoal com o objetivo. Papel e caneta na mão, junto com a calculadora. É nessa hora que se descobre se um crédito é vantajoso ou não.
O que fazer antes de pegar um crédito pessoal?
Como dito, é necessário pesar os prós e os contras na hora de realizar um crédito pessoal. A gente explica alguns desses fatores:
Construa um planejamento financeiro

Para quem está endividado, cogitar um crédito pessoal para sair das dívidas é um primeiro e importante passo. Mas só ele não basta.
É necessário fazer um planejamento financeiro, descobrindo de onde virá o dinheiro para pagar o crédito. Colocar no papel também ajuda na hora de cortas despesas inúteis, que a gente nem percebe e corroem o nosso orçamento.
Aqui no blog da Provu a gente tem várias dicas de como ter uma boa educação financeira.
Considerar o CET da operação
CET é uma sigla para Custo Efetivo Total. Ele é a soma de todos os custos do crédito. É o que você deve olhar para calcular e comparar o crédito.
A gente explica com mais detalhes o que é CET em um outro artigo do blog. Mas, podemos resumir como uma soma do valor emprestado, mais os juros, impostos e possíveis taxas do crédito.
Fique de olho em todos esses fatores antes de seguir em frente com a proposta.
Quais os prazos de pagamento do crédito pessoal?
Isso é muito importante. Por mais que parcelas menores soem mais agradáveis, quanto maior o tempo de financiamento, maior o CET.
Por isso é importante escolher um menor número de parcelas possível, dento do seu orçamento.
Em geral, empresas financeiras como a Provu já oferecem um número de parcela em que é possível para o cliente pagar sem comprometer a maior parte da sua renda.
Cuidados ao se pedir um crédito pessoal
É natural e saudável desconfiar quando estamos falando do nosso dinheiro. Por isso, é necessário ter alguns cuidados para se pedir um crédito pessoal, principalmente online.
Pedir um crédito pessoal pela internet é tão seguro quanto fazer o mesmo pedido em uma loja física. Contudo, cuidados sempre precisam ser tomados.
O consumidor deve sempre ficar atento às informações do site, como, por exemplo: CNPJ, certificado de segurança, nome da empresa, existência de perfis em redes sociais, depoimentos de outros clientes em redes sociais e sites com o Reclame Aqui, etc.
Vale lembrar também que o pedido de depósito antes da efetuação do empréstimo para liberação de crédito é um forte indício de fraude. Fique sempre atento a isso! Na Provu nunca pedimos isso!
Como pedir um crédito pessoal?
É fácil solicitar um crédito pessoal na Provu. Basta pedir uma análise e responder poucas perguntas. Em menos de um minuto saí o resultado da se você está ou não pré aprovado com valores, prazos e juros.
Conheça mais sobre o empréstimo pessoal na Provu.
Por fim, quer saber mais sobre o assunto discutido pela nossa redação? É só deixar aqui embaixo. Além disso, não deixe de seguir a gente nas redes sociais!
Escrito por: Provu