Confira dicas de como reduzir o abandono de carrinho

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Confira dicas de como reduzir o abandono de carrinho

Por Mirela Alves

1 min de leitura

Publicado em 01 jan, 1970

Atualizado em 15 jun, 2022

1 min de leitura

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Veja aqui como diminuir o abandono do carrinho do seu e-commerce e melhorar suas taxas de conversão

Os varejistas de todo o mundo gastam milhões em investimentos para atrair seu público correto. Um exemplo disto é que somente nos EUA são gastos aproximadamente US$ 23,50 bilhões em anúncios digitais por ano para direcionar o tráfego para seus sites de e-commerce. Mas a taxa de conversão média gira em torno de cerca de 2,68% . de acordo com uma pesquisa do Big Ecommerce. 

Contudo, como todo o empreendedor sabe, apesar dos investimentos para atrair tráfego relevante, a maioria dos visitantes ainda sai de mãos vazias. Sendo assim, muitos varejistas continuam em luta com esse funil com que tem um vazamento no momento da compra, e as altas taxas de abandono de carrinho de compras são um dos principais contribuintes. 

Dessa forma, neste artigo, vamos te mostrar os principais motivos pelos quais os compradores abandonam suas compras.

O que é abandono de carrinho? 

O abandono do carrinho de compras ocorre quando os clientes adicionam itens ao carrinho de compras, mas saem antes de finalizar a compra no ato do pagamento.   

A taxa de abandono de carrinho é uma métrica de negócios importante para os varejistas monitorarem, pois está fortemente correlacionada às taxas de conversão e receita do cliente. Com isso, uma alta taxa de abandono de carrinho é um indicador comum de atrito em seu processo ou experiência de checkout.

Como faço para calcular a taxa de abandono do carrinho de compras da minha loja online?

À primeira vista, para calcular a taxa de abandono de carrinho, divida o número total de compras concluídas pelo número de carrinhos criados. Subtraia de um e depois multiplique por 100. 

Por exemplo, se você tiver 300 carrinhos criados e 100 compras concluídas, sua taxa de abandono de carrinho será de 67%.

Principais razões para o abandono do carrinho de compras 

Fricção no processo de checkout e falta de transparência em elementos como custos de envio e políticas de devolução são alguns dos principais fatores de abandono do carrinho de compras. 

Você nunca será capaz de eliminar o abandono de carrinho 100%. Mas entender o que está fazendo com que os compradores abandonem a compra e ser proativo na otimização de pontos problemáticos ajudará a proteger sua taxa de conversão. 

Vamos nos aprofundar em alguns dos gatilhos mais específicos para o abandono do carrinho de compras.

Processo de checkout longo 

Os compradores querem cruzar a linha de chegada da forma mais rápida e fácil possível. Um processo de checkout complicado com muitas etapas e vários preenchimentos de formulários pode criar atritos e diminuir a velocidade de seus compradores. Isso não apenas tira a experiência de checkout atual em seu site, mas também pode impedi-los permanentemente de comprar em seu site novamente. 

Custos de envio acima da média ou classificados errados

O choque de custos inesperados geralmente ocorre depois que um comprador insere suas informações de envio , apenas para descobrir que incorreram em cobranças adicionais que não previram. Os clientes podem reavaliar sua compra assim que virem essas taxas e, em seguida, abandonar o carrinho se sentirem que suas expectativas não estão sendo atendidas.

Criação de conta obrigatória 

Exigir que os usuários criem uma conta antes de finalizar a compra é uma barreira desnecessária para a compra. Isso é particularmente verdadeiro para os compradores de primeira viagem que podem não estar prontos para se inscrever em uma conta. Exigir que os compradores criem um nome de usuário e uma senha para concluir uma compra adiciona uma etapa extra ao fluxo de checkout e retarda o processo de conclusão do pedido. 

Preocupações com a segurança do pagamento. 

A maioria dos clientes é, compreensivelmente, muito cautelosa com os pagamentos online. Se eles não se sentirem seguros ao fornecer informações pessoais ou tiverem dúvidas de que suas informações de pagamento não serão tratadas com segurança, eles não farão a compra. 

Restrições à quantidade de produtos. 

Os compradores não querem adicionar itens ao carrinho apenas para descobrir mais tarde que não podem comprá-los devido às restrições de quanto cada pessoa pode comprar. Ser aberto sobre os limites de quantidade ajuda a definir expectativas de que um produto pode ter disponibilidade limitada, reduzindo a frustração do consumidor mais tarde. 

 Comparação de compras 

Graças à internet e à ascensão do comércio móvel, os clientes têm acesso a muitas opções ao fazer compras online e podem compará-las rapidamente. Não é incomum que os compradores em busca de ofertas adicione itens a um carrinho, apenas para comprar de outro varejista que oferece uma oferta melhor. 

Falta de opções de pagamento desejáveis

Os compradores on-line desejam concluir suas compras usando os métodos de pagamento mais convenientes para eles. Alguns compradores podem estar dispostos a aceitar a opção padrão, mas para outros, sua incapacidade de oferecer suporte ao método preferido - seja PayPal, Apple Pay ou uma opção compre agora, pague depois - é motivo para eles deixarem o site completamente. 

Política de devolução e reembolso ambígua

Os clientes geralmente obtêm informações sobre políticas e garantias de devolução depois de adicionar itens ao carrinho. Uma política de devolução insuficiente ou ambígua pode fazer com que os clientes adivinhem sua compra. Os compradores querem saber que, se algo der errado com o produto, eles podem devolvê-lo facilmente ao varejista e receber um reembolso. 

Prazos de entrega inesperados

Os compradores esperam que seus itens sejam entregues em um prazo razoável. Se eles tiverem que esperar muito, o valor das compras on-line em vez de entrar em uma loja diminui. Um cliente que deseja receber seu produto em uma determinada data pode optar por procurar em outro lugar em vez de esperar o envio de sua loja. 

 Problemas de velocidade do site e desempenho do aplicativo

Um site de comércio eletrônico com bugs ou instável pode fazer com que os compradores percam a confiança em seu checkout -- ou simplesmente fiquem frustrados e saiam. Os compradores são menos propensos a inserir suas informações de pagamento após sofrerem uma falha inesperada ou tempos de carregamento de página lentos por medo de serem cobrados duas vezes pela compra ou de que o pagamento possa falhar. 

Sem descontos e códigos promocionais para usar. 

Os compradores geralmente se vêem inundados com ofertas e promoções de vários varejistas. Os que buscam ofertas podem esperar que sua loja ofereça descontos semelhantes e, se você não oferecer, eles podem optar por comprar do seu concorrente.

Como diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras?

Veja as melhores opções para diminuir o carrinho de compras. 

Seja transparente sobre todos os custos. 

Quando você fornece aos clientes todos os custos antecipadamente, incluindo quaisquer custos de envio, quais impostos se aplicam e quaisquer outras taxas que eles devem esperar, você reduz a probabilidade de pegar os compradores desprevenidos com um aumento inesperado de preço.

Inclua indicadores de progresso na página de checkout e miniaturas

Um indicador de progresso ajuda os usuários a entenderem onde estão no processo de checkout e quanto ainda precisam ir. 

Uma barra de progresso quase concluída também pode servir como um reforço visual para os compradores continuarem com a compra. Os compradores podem ficar ainda mais motivados a concluir a compra se virem quanto já investiram no seu checkout.

Incluir miniaturas de produtos em todo o processo de checkout pode ser uma forma de tranquilizar os clientes sobre sua compra atual. 

Durante uma compra presencial, os clientes podem ver e sentir o item que estão comprando. Algo que eles realmente não podem fazer durante uma compra online. As miniaturas de produtos são especialmente úteis para manter esses produtos em mente durante todo o processo de checkout. 

Faça a navegação entre o carrinho e a loja sem esforço

Os clientes desejam adicionar itens rapidamente ao carrinho de compras e voltar a navegar no restante do inventário com a maior facilidade possível. Quanto mais trabalho você forçar seus clientes a fazer, menor a probabilidade de eles comprarem os produtos em seus carrinhos. 

Facilite para seus clientes colocar itens no carrinho e retornar rapidamente ao checkout quando estiverem prontos para comprar. Alguns varejistas também possibilitaram que os compradores fizessem o checkout diretamente na página do produto para minimizar o número de cliques e visualizações de página necessários para concluir uma transação. 

Otimize as velocidades de carregamento da página

A última coisa que você quer é que um cliente questione se seu pedido foi aprovado com sucesso. 

Ter uma página de carregamento rápido pode satisfazer a demanda de seus compradores por uma experiência de checkout rápida. Seus clientes não apenas ficarão mais felizes, mas também estarão mais inclinados a comprar produtos adicionais do seu site. 

Forneça opções de check-out para convidados

Bloquear o checkout atrás de uma parede de usuário pode desencorajar novos visitantes em seu site. Para garantir que você não está excluindo nenhum cliente em potencial, ofereça a possibilidade de fazer o check-out como convidado em vez de forçar a criação da conta. Se você deseja coletar e-mails e outras informações de contato para fins promocionais, pode solicitar aos compradores que salvem suas informações de checkout na etapa da página de confirmação. 

Ofereça suporte por chat ao vivo

Um benefício adicional de fazer compras na loja é que você tem acesso a funcionários simpáticos que estão prontos para ajudá-lo a encontrar itens ou responder às suas perguntas. Você pode espelhar esse mesmo nível de cuidado e atenção integrando opções de suporte ao cliente em seu fluxo de checkout.

Usando dados de abandono de carrinho, identifique áreas onde os compradores têm mais probabilidade de desistir e permita que os usuários conversem com um representante de suporte ao cliente para reduzir o abandono.

Use símbolos de confiança para tranquilizar os clientes

Os compradores querem saber se sua loja está segura quando compartilham informações confidenciais, como número de cartão de crédito e endereço de entrega. Uma maneira de aumentar a confiança do cliente em sua plataforma é exibir ícones e selos de segurança relevantes durante todo o processo. Mostrar a conformidade com PCI-DSS e outros selos de segurança pode ajudar a garantir aos compradores que seu perfil e detalhes serão mantidos em segurança até a conclusão do pedido. 

Ofereça várias opções de pagamento 

Oferecer uma única opção de pagamento -- ou poucas opções -- pode colocar obstáculos desnecessários entre você e seus compradores. Os compradores de hoje têm acesso a várias opções de pagamento, incluindo transferências bancárias diretas, carteiras digitais, boleto parcelado e cartões de crédito. 

Oferecer suporte para as opções de pagamento mais populares, principalmente as mais usadas pelo seu público-alvo. Ajuda a garantir que você não esteja afastando bons clientes. Para produtos com o valor médio do pedido particularmente alto , você pode considerar permitir que os compradores comprem usando opções de financiamento do cliente, como o Provu Parcelado. Um meio de pagamento pensado para quem quer comprar produtos de alto valor sem a necessidade de cartão de crédito ou limite em conta bancária. Vem saber mais aqui! 

Embora cada segmento de cliente seja diferente, muitos compradores têm hábitos e preferências de compra semelhantes. Uma coisa é clara: experiências de checkout frustrantes e demoradas são mais propensas a fazer com que os compradores abandonem sua compra. 

Por fim, ficou com mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Escrito por: Mirela Alves

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Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 1,99% a 10,95% ao mês. O CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 2,39% a.m. (32,77% a.a.) a 11,17% a.m. (256,33% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 12,18, 24, 30 ou 36 meses.

 

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 3,52% a.m.; 51,52% a.a.; CET 58,35% a.a.; parcelas: R$ 702,09; IOF: R$ 242,13; valor total: R$ 12.637,62. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.