Crediário no cartão de crédito: como funciona?
Publicado em 28 mar, 2019
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura
O crediário no cartão de crédito terá juros e poderá substituir parcelamento sem taxas em prazos mais longos. Conheça alternativas para economizar.
Os grandes bancos passam a oferecer a partir de 28 de março uma nova modalidade de financiamento, o crediário no cartão de crédito. Agora, ao finalizar a compra no crédito o lojista poderá oferecer as opções à vista, parcelado sem juros e parcelado com juros.
O parcelamento da nova modalidade será entre duas e 24 parcelas e vai depender do lojista oferecer a opção com os juros sendo definidos pelas próprias instituições financeiras de acordo com cada cliente.
Já aderiram à novidade o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Votorantim. O Nubank não oferecerá o produto.
O lojista receberá o valor total da venda em até cinco dias após a operação. No parcelamento comum os comerciantes recebem a cada 30 dias, dependendo do número de parcelas.
Com isso, Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito) espera que o comércio dê preferência a esse tipo de crédito em parcelamentos maiores.
Perigo de superendividamento
O maior perigo deste tipo de modalidade é incentivar o superendividamento do consumidor. Sendo mais vantajoso para o lojista (que recebe mais rápido) e para os bancos (que recebem os juros), o consumidor é quem pagará a diferença.
Na prática, o parcelamento sem juros pode fica mais difícil de ser encontrado e clientes com menor renda e score de crédito mais baixo tendem a serem mais prejudicados.
Isso poderá agravar o cenário de superendividamento, já que para produtos de maior valor aquisitivo o parcelamento em diversas vezes é muitas vezes a única opção do consumidor.
Evite o crediário no cartão de crédito
O consumidor deve evitar o crediário no cartão de crédito. Em geral crédito de fácil acesso costuma ser mais caro, já que os bancos precisam compensar a inadimplência.
E lembre-se, mesmo pagando as taxas no parcelamento, o cliente estará sujeito aos altos juros do cartão de crédito em caso de inadimplência ou atraso.
Esse tipo de crediário só pode ser vantajoso se o consumidor conseguir um desconto do comerciante na modalidade, visando que o lojista recebe antes, esse tipo de negociação pode ser feita.
Alternativas ao crediário no cartão de crédito
Estando presente na maioria dos grandes banco, será complicado para o consumidor evitar o crediário no cartão de crédito, mas ele ainda tem algumas alternativas.
A primeira é o pagamento à vista. Comerciantes quase sempre preferem receber à vista e não ver uma parcela se parece que nunca acaba a cada fatura é sempre um alívio.
Outra medida incentivar a concorrência e comprar com quem oferece o parcelamento sem juros ou possuir cartões que não oferecem essa alternativa.
É possível também fazer um empréstimo pessoal mais barato. Compare os juros e, se for mais barato os do empréstimo, pode ser vantajoso. Além disso, o consumidor pode pedir um desconto, já que para o lojista o pagamento será à vista.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!