Crédito pessoal pelo meu banco vale a pena?
Publicado em 23 ago, 2016
Atualizado em 24 fev, 2023
1 min de leitura
Sem folga no orçamento nesse mês e procurando crédito pessoal para reorganizar as finanças pessoais? O primeiro passo que você deve ter dado, assim como todos, foi procurar as linhas de crédito em seu banco. Mas vale a pena? Cada vez mais, lemos notícias sobre o aumento do spread bancário, então, o que garante que a oferta feita a você seja justa? Por isso, a Lendico traz alguns pontos de atenção, caso você pretenda tomar esse crédito pessoal pelo seu banco:
1. Avalie a taxa de juros
A taxa ofertada é justa? Em agosto, a taxa média em empréstimo pessoal foi de 6,56% ao mês, igual a julho. Linhas de crédito com taxas de juros mais baixas podem ser encontradas nas modalidades de empréstimo com garantia ou consignado. Contudo, para consignado, o seu banco precisa manter um convênio com a sua empresa. Caso contrário, só sendo aposentado, pensionista ou funcionário público.
2. Saiba o Custo Efetivo Total da operação
A taxa de juro é só uma parte da operação do crédito pessoal. Por isso, atenção ao Custo Efetivo Total (CET)! Ele é a soma da taxa de juro, mais encargos, tarifas da financeira (caso exista) e IOF. Geralmente, financeiras omitem essa informação até a hora de assinar o contrato da operação.
3. O parcelamento do crédito pessoal
O parcelamento oferecido pelo seu banco é flexível? Mantenha em mente que, ao fechar um parcelamento longo (maior do que 24 parcelas), as parcelas baixas são mascaradas por um Custo Efetivo Total (CET) ainda maior. Certifique-se também de que o seu banco autorize a antecipação das parcelas, se desejar. Conseguindo antecipá-las, você conseguirá pagar a taxa de juro equivalente ao período, diminuindo o valor total da parcela em vigência, por exemplo.
4. Planejamento financeiro em dia?
Como sempre dissemos, o crédito pessoal deve ajudá-lo com as suas finanças pessoais e não deixá-lo com mais um compromisso financeiro. É de extrema importância que, ao solicitar o crédito, as parcelas encaixem em seu orçamento mensal, não criando uma nova dívida para si. Leia aqui as nossas 7 (sete) dicas para montar o seu planejamento dos seus e manter o foco em seus objetivos pessoais!
5. Débito automático: vantagem ou não?
Há quem diga que sim e quem discorde. Por que? Caso a sua conta esteja negativada, o débito automático acontecerá do mesmo jeito, usando o limite disponível do seu cheque especial. Modalidade essa, que apresenta a segunda taxa de juros mais alta do Brasil, perdendo apenas para o cartão de crédito.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!