Dívida caduca? Veja esse e mais 5 mitos das finanças
Publicado em 06 jul, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Será que a dívida caduca? Cheque especial é renda? Imóveis são bons investimentos?
Existem vários mitos sobre as finanças que muitas vezes atrapalham a nossa relação com o dinheiro. Listamos seis invenções sobre finanças para você não se atrapalhar mais.
Dívida caduca
Não. As dívidas não caducam depois de algum período. Essa confusão existe porque o Código de Defesa do Consumidor dá às empresas o prazo de cinco anos para se cobrar uma dívida e pede a exclusão da lista de maus pagadores no bureaus de crédito (Serasa, Boa Vista SCPC) no mesmo período. Portanto, se a dívida foi cobrada de alguma maneira, ela continuará a existir até o pagamento com todas as punições previstas em contrato.
O economista do Boa Vista SCPC, Flávio Calife, falou sobre como pagar as contas e evitar a inadimplência.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jKIb0DnL8dQ]Cheque especial é renda
Muita gente considera o limite do cheque especial como parte da renda. E isso é um grande erro. Ele é um empréstimo extremamente caro e que só pode ser usado em emergências. Nunca olhe para esse valor no seu extrato como um dinheiro seu e, se precisar recorrer a algum crédito para pagar dívidas, procure linhas mais baratas.
Economize o que sobra
Guardar dinheiro deve ser encarado como mais uma “conta”. A partir do momento que guardamos somente o que sobra no mês, gastamos esse valor antes de economizar. Organize suas finanças, escolha o quanto pode investir e separe logo no início do mês, assim você não cai na tentação de usar o que deveria ir para o cofrinho.
Uma parcela não faz diferença
Quem costuma parcelar as compras depois pode ter uma grande surpresa no pagamento da fatura. Isso porque de parcelinha em parcelinha, o valor cresce e pode complicar a sua vida financeira. Tente evitar ao máximo parcelamentos, mesmo porque pagar à vista sempre pode render um bom desconto.
Imóveis são o melhor investimento
Imóveis são investimentos sólidos, sem dúvidas. Mas pode não ser o melhor para você. Quando se investe, é necessário pensar nos seus objetivos. Imagine que você precisa usar esse valor rapidamente, um imóvel pode levar meses para ser vendido, fazendo uma divida aumentar, por exemplo. Além de possuir custo de manutenção e a possibilidade de ficarem ociosos, caso queira alugar. Pense bem e alinhe seus investimentos com seus objetivos.
A consultora financeira Júlia Mendonça esteve na Provu e deu dicas de como escolher o investimento correto.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZoH94owHyLI]Empréstimo é sempre ruim
Claro que devemos recorrer à um empréstimo em caso de necessidade, mas bem feito, esse crédito pode salvar suas finanças. Ele é extremamente recomendável para pagar dívidas caras, investimentos ou fazer uma troca de divida. Afinal, é bem melhor pagar um valor programado por mês do que pagar juros altos ou negativar o seu nome. Analise bem a sua necessidade e escolha a melhor saída para o seu caso.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!