Dívidas: ficou negativado por inadimplência?
Publicado em 02 ago, 2016
Atualizado em 28 jun, 2022
1 min de leitura

As dívidas se tornaram maiores que os seus gastos fixos, como moradia, transporte e alimentação? Então, saiba que você está fazendo alguma coisa errada e precisa rever seus últimos gastos e objetivos financeiros. Quando ficamos negativados (nome sujo em decorrência da negativação do CPF) por inadimplência corremos o risco de sempre pagar os juros das operações.
A Provu selecionou dicas para ajudá-lo a fazer as pazes com a carteira e deixar a conta no azul mais uma vez:
Então, como limpar o meu nome?
Antes de pagar as dívidas e limpar o seu nome, é necessário identificar para quem você está devendo, caso não saiba. Há dois órgãos de proteção ao crédito: Serasa e Boa Vista (popularmente conhecido como SPC). Geralmente, a negativação feita pela Serasa é do sistema financeiro (bancos e outras financeiras). Se for pela Boa Vista (SPC), a maioria dos casos são por conta de dívidas para com o comércio.
- Serasa: leia aqui como limpar o seu nome com essa instituição;
- Boa Vista (SCP): leia aqui como limpar o seu nome com essa instituição.
Suas dívidas odeiam planejamento financeiro, sabia?
Exatamente! Quanto mais você se planejar, menos imprevisto financeiros você terá e nos chances de ficar negativado por inadimplência também. Por que? Com o planejamento financeiro você consegue mapear todos os seus gastos no mês, baseando-se nos seus rendimentos mensais, e identificar quais gastos são desnecessários e podem ser cortados.
Empréstimo pessoal compensa nesse caso?
É preciso avaliar com bastante cautela pois, conforme divulgado em posts anteriores, empréstimo pessoal para negativados possui uma taxa de juros alta. Em algumas financeiras, a taxa média de juro mensal passa de 20%, como na Crefisa. Além disso, a maior parte dos bancos e financeiras não fazem a concessão de crédito para pessoas com o nome negativado.
Cuidado com as armadilhas! Não acredite no dinheiro fácil
Suas dívidas estão tirando o seu sono, mas é preciso ter cautela com as armadilhas. Muitas vezes, supostas financeiras oferecem dinheiro rápido e fácil para quem está negativado. Porém, algumas delas são apenas fachadas para um golpe. Por isso, quando alguém solicitar algum tipo de depósito para liberação do crédito, fuja! Essa prática é ilegal e não é autorizada pelo Banco Central (BC).
Vale lembrar que…
De acordo com o artigo 43, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros negativos após 5 anos. Mesmo que a dívida ainda não tenha sido quitada. O prazo máximo para a retirada do nome do consumidor dos cadastros da Serasa e do SPC é de 5 (cinco) dias após o pagamento do débito.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!