Confira 7 dicas de como economizar no início da faculdade

menina economizando no início da faculdade

Veja como o planejamento econômico ajuda a assumir gastos extras e a economizar no início da faculdade.

Começar uma graduação traz alguns gastos, como alimentação, transporte, livros e materiais. 

No caso das universidades particulares, há ainda a mensalidade e outras taxas. Dessa forma, o planejamento financeiro é muito importante para o estudante que pretende concluir o curso com tranquilidade e sem dívidas.

Do mesmo modo, os primeiros semestres da faculdade podem ser os mais desafiadores em relação ao dinheiro. 

Neste post, você vai conferir 7 dicas para economizar no início da faculdade e começar seu curso sem se endividar. Confira!

7 dicas para economizar no início da faculdade

Há universitários que precisam mudar de cidade para realizar o curso, tendo que comprar móveis e ter gastos com mudança, e há também os que continuam morando na mesma cidade, mas precisam pagar pelo transporte, material, livros, xerox e assumir outros gastos.

Nesse sentido, economizar quando se é calouro é importante para que a graduação seja iniciada com tranquilidade financeira. 

Confira a seguir 7 dicas sobre planejamento financeiro para calouros na faculdade:

1. Procure por bolsas de estudo

As universidades particulares cobram taxa de matrícula, mensalidade e, em alguns casos, taxa de material. 

Ainda assim, você sabia que não é preciso assumir todos esses gastos? 

Isso porque algumas instituições de ensino oferecem bolsas de estudos e condições especiais de pagamento.

É possível conseguir esses benefícios diretamente com a faculdade ou por meio de sites especialistas na área de educação, como o Quero Bolsa. Além disso, algumas faculdades oferecem descontos de acordo com a nota do estudante no vestibular de entrada.

2. Faça uma planilha de gastos e ganhos

Controlar o dinheiro que entra e sai é uma recomendação antiga e eficiente. Ainda mais quando se está em um contexto novo, em que vários gastos inesperados podem acontecer. 

Um orçamento bem planejado faz com que seja mais fácil saber lidar com os gastos inesperados.

3. Pense em dividir moradia

Dividir moradia é uma ótima opção para quem procura economizar no começo da graduação. 

Isso porque não é apenas o valor do aluguel que fica mais baixo, mas as contas de água, luz, gás, alimentação básica, limpeza, entre outras, também são compartilhadas, o que faz uma grande diferença no final do mês.

Além disso, a experiência de dividir teto com uma ou mais pessoas pode ser muito bacana. Confira aqui dicas para sobreviver morando em república.

4. Aproveite os pdfs de livros

Não importa a área, cursos de Humanas, Exatas e Biológicas costumam exigir uma ampla bibliografia dos estudantes, o que significa muito material de consulta ou de leitura. 

Dessa forma, lembre-se de pegar os livros na biblioteca ou de pedir o pdf para o professor, se for possível.

Assim, não é necessário adquirir inúmeros livros físicos e digitais, o que gera uma boa economia em relação aos materiais.

5. Procure móveis em grupos e sites de classificados

Se você estiver de mudança, considere comprar alguns móveis usados. Além de mais baratos, há móveis usados em perfeitas condições. Além disso, lembre-se de procurar em lojas físicas e nos grupos e sites de classificados.

6. Tenha metas financeiras

Saber quanto se ganha e se gasta faz parte do planejamento financeiro. Mas além de conhecer a entrada e saída de dinheiro, é importante ter metas financeiras, já que, desse modo, é possível saber os ganhos que a economia do presente vai render no futuro.

7. Siga o que foi planejado

A execução é parte fundamental de qualquer planejamento. Por isso, lembre-se de seguir o máximo possível do que estabeleceu em relação ao controle financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.