Empréstimo com garantia do FGTS: como funciona
Publicado em 27 set, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Já ouviu falar no empréstimo com garantia do FGTS? Esta modalidade de crédito está disponível desde 26 de setembro de 2018. Na prática, ele a modalidade não é muito diferente do crédito consignado e, por isso, explicamos tudo o que é importante saber antes da contratação para que você possa comparar com as outras linhas disponíveis no mercado.
Empréstimo com garantia do FGTS
O empréstimo que usa o FGTS como garantia nada mais é do que um tipo de consignado que é inicialmente ofertado somente pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores com carteira assinada. Ele terá prazo máximo de 48 parcelas e as taxas de juros não serão superiores a 3,5% ao mês.
A decisão foi anunciada em 06 de dezembro de 2016, pelo Conselho Curador do FGTS, órgão colegiado que tem representantes dos empregados, trabalhadores e governo, e que é responsável por aprovar diretrizes a respeito do Fundo de Garantia.
No momento não é possível realizar a operação em outros bancos além da Caixa Econômica Federal, mas Banco do Brasil, Itaú e Santander vão debater o assunto com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em uma reunião ainda em setembro.
O que precisa ser considerado
A proposta permite que quando o trabalhador pedir um empréstimo com garantia do FGTS, ele possa usar até 10% do seu Fundo como garantia e até 100% da multa rescisória que é paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.
Só podem solicitar o crédito funcionários registrados pela CLT em uma empresa que tenha convênio com o banco, como o consignado tradicional. Os valores devem ser solicitados diretamente em uma agência da Caixa.
Entre as condições estão: possuir margem consignável disponível, trabalhar há pelo menos 12 meses na empresa e receber o salário na Caixa, através de Conta Corrente ou Conta Salário.
O valor das parcelas é descontado mensalmente do salário e, em caso de demissão, o banco pode bloquear o valor para quitar o empréstimo, afastando o risco de calote.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores e o Ministério do Trabalho espera a concessão de R$ 126 bilhões de empréstimos através da modalidade.
Empréstimo Pessoal sem garantias
Existem formas de empréstimo que não exigem garantia e que também podem ofertar boas taxas. No caso do empréstimo pessoal, por exemplo, o trabalhador consegue tomar crédito fazendo o pedido online. É muito rápido e fácil. Em poucos dias o dinheiro entra em sua conta após a contratação.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!