Como funciona o empréstimo consignado privado
Publicado em 15 mar, 2017
Atualizado em 18 abr, 2023
1 min de leitura
Funcionários públicos estão acostumados com o termo “empréstimo consignado”. De forma geral ele consiste em um crédito cuja cobrança é feita de forma automática na folha de pagamento. Mas e o empréstimo consignado privado?
Empréstimo consignado privado
Quando alguém faz um empréstimo consignado, o desconto da parcela devida é realizado antes mesmo que a pessoa receba seu salário. Desta forma, a instituição financeira fica menos vulnerável a situações de inadimplência e por isso acaba oferecendo taxas de juros mais baixas.
No empréstimo consignado privado acontece o mesmo, com algumas peculiaridades. O que muda de fato é que nem todo mundo consegue um empréstimo consignado e as taxas não são as mesmas oferecidas aos funcionários públicos.
Destinado a trabalhadores de empresas privadas, esse tipo de crédito tem taxas mais elevadas pois estas pessoas não contam com a mesma estabilidade dos funcionários públicos ou beneficiários do INSS, como aposentados ou pensionistas.
Como solicitar um empréstimo consignado privado?
Para fazer uma solicitação de um crédito consignado privado, o funcionário precisa fazer uma solicitação para a área de Recursos Humanos de sua empresa. O departamento então fará o contato com o banco para que o valor seja liberado.
Quem define a margem consignável, ou seja, o limite de empréstimo que o funcionário poderá ter é a própria empresa e ele é variável de indivíduo para indivíduo.
Além disso, outra desvantagem do empréstimo consignado privado é que o funcionário não pode escolher o banco que ele quer. Quem vai decidir isso é a empresa, pois só poderá ser tomado o crédito se houver uma parceria entre o banco e a instituição na qual você trabalha.
Quando uma empresa não tem parceria com um banco que ofereça este tipo de empréstimo, o funcionário não consegue contratar o produto.
Bancos que oferecem o consignado privado
Muitos são os bancos que oferecem o crédito consignado privado, mas reforçamos novamente que para tomar o crédito sua empresa deverá ter a parceria com a instituição financeira.
Entre as opções de bancos que oferecem empréstimo consignado privado estão Banco Cacique, Banco BMG, HSBC, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Bradesco, entre outros.
Documentos para fazer empréstimo consignado
Em geral a documentação exigida pelos bancos para a realização do empréstimo consignada é formada por RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência (uma conta de consumo) e holerite dos últimos três meses.
Além disso, a empresa passará seus dados para o banco no qual ela possui convênio.
Opção para quem não pode fazer consignado
Se a linha de crédito consignado não está disponível para você, uma boa solução é procurar linhas de empréstimo pessoal com juros mais baixos. É importante sempre nestes casos olhar para o CET do empréstimo, ou seja, o Custo Efetivo Total. É aqui que você conhece todas as taxas que são aplicadas a seu empréstimo.
Na Provu o CET mensal varia de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.). Esta variação se dá pela análise de crédito e pela opção de parcelamento feita pelo cliente (até 36 vezes).
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!