Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Empréstimo para compras na Black Friday vale a pena?

12 de novembro de 2021

4 minutos de leitura

por Provu

empréstimo para compras na black friday

O final do ano é um mês de muitos descontos, por isso, inúmeras pessoas consideram a possiblidade de pegar um empréstimo para compras na Black Friday.

O mês de novembro vem aí e com ele, muitas pessoas logo conectam o fato de aproveitarem a Black Friday, que acontece dia 26 de novembro este ano, para realizar algumas comprinhas tão aguardadas. Mas como é que tudo isso surgiu? Nós explicamos!

O que é a Black Friday?

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro e é um dia que contempla muitas promoções nos comércios. O primeiro ano deste movimento no Brasil aconteceu em 2011, quando os e-commerces deram início à moda. Depois disso, a Black Friday foi crescendo e até as lojas físicas adotaram essa sexta-feira como forma de campanha. 

É muito comum que as empresas diminuam os preços dos seus produtos para atrair mais clientes. Vale lembrar que tudo é limitado, e quem chega primeiro consegue levar o que deseja com desconto (que muitas vezes ultrapassam 60%). 

Como não cair em golpes na Black Friday

Se você nunca ouviu, uma hora alguém vai falar perto de você sobre a “Black Fraude”. Isso porque os golpes nessa época são muito comuns e fazem com que as pessoas percam bastante dinheiro. 

Quando não é “tudo pela metade do dobro”, é alguma loja que aparece do dia para a noite para aplicar esse tipo de golpe. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados para que você não caia em nenhuma cilada. 

1. Redobre a atenção 

Nessa época é muito importante que se você deparar com alguma promoção, não confie logo de imediato. Principalmente se ela for tentadora demais e parecer coisa de outro mundo. Verifique se não existem as famosas “letras miúdas” ou juros altos para parcelamento, por exemplo. Também vale fazer uma pesquisa na internet sobre a loja e a sua reputação. 

2. Pesquise os preços

Também é super recomendado, principalmente na Black Friday, que você pesquise preços – sendo loja física ou virtual. Também é válido ficar de olho no frete que é cobrado, já que ele pode, em alguns casos, fazer diferença no total!

3. Utilize um cartão virtual 

Se você for comprar em uma loja online, opte por usar o cartão virtual. É possível ativá-lo por meio do seu aplicativo e, geralmente, os dados só ficam disponíveis por determinado período de tempo. Também existem emissoras que permitem que você bloqueie e desbloqueie o cartão quando quiser. Portanto, quando não estiver utilizando, faça o procedimento para bloquear o recurso.  

Vale a pena fazer um empréstimo para compras na Black Friday?

Com o natal, fim de ano e as viagens de férias chegando, é normal que você tenha diversas preocupações durante este período. Além disso, é claro que o começo do ano marca também a chegada de alguns impostos importantes. E em meio a tudo isso, surge a Black Friday. 

Considerando que existe uma grande movimentação no varejo, a Black Friday pode ser uma grande oportunidade de conseguir promoções impactantes em diversos setores. Entretanto, é válido sempre fazer uma boa pesquisa de preço em diferentes lojas para entender se o valor realmente compensa. 

Apesar de tudo, mesmo que às vezes valha a pena, pode ser que você não tenha o dinheiro necessário para realizar o desejo de comprar aquilo que tanto queria ou fazer aquela viagem tão sonhada. E é aí que entra a opção de fazer um empréstimo pessoal

Como aproveitar o empréstimo para compras na Black Friday?

Na Provu, você consegue solicitar um empréstimo para fazer compras de forma rápida e segura. Basta solicitar o valor que gostaria de receber, assim como a quantidade de parcelas que deseja pagar. 

A simulação é gratuita e você só precisará de alguns documentos e cliques para finalmente ter aquele dinheiro para o dia da Black Friday. 

Ter determinada quantia em dinheiro pode ajudar você na hora das compras online. Isso porque ter o dinheiro do produto ou serviço à vista pode gerar algumas condições especiais. 

Um motivo também para você pagar os produtos da Black Friday com empréstimo é não sacrificar suas economias para isso. De qualquer forma, é importante sempre pensar se após a tomada de decisão, vai conseguir arcar com os compromissos da parcela.  

Quais são as taxas?

As taxas podem variar de instituição para instituição. Na Provu, por exemplo, você pode contar com taxas de juros a partir de 1,99% e pagar o seu empréstimo em até 36 vezes! Para tomar um empréstimo pessoal, você precisa preencher um formulário com as principais informações, enviar seus documentos e, caso seja aprovado e assine o contrato, o dinheiro cai na sua conta até às 13h (dia útil).

Planeje seu orçamento

Realizar um planejamento financeiro é muito importante, seja para você ou para a família inteira. Isso porque assim você consegue controlar as suas finanças, entender o que entra, o que sai do seu orçamento e quanto pode gastar em cada mês. Por isso, algumas dicas válidas são: 

  • Crie metas e submetas;
  • Estipule um prazo;
  • Coloque seus ganhos, contas e despesas em uma planilha;
  • Ajuste todos os gastos em ordem de prioridade;
  • Aprenda sempre mais sobre educação financeira. 

A Black Friday está aí e agora é momento de planejar e entender quais são os seus desejos de compra. Vá focado e não fique comprando coisas que você não precisa. Continue navegando pelo blog da Provu para aprender mais sobre finanças e empréstimo. 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *