Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Empréstimo para negativado é bom?

Publicado em 18 out, 2019

Atualizado em 20 abr, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

As dificuldades financeiras podem chegar até mesmo para quem cuida do dinheiro com cautela. Segundo dados da pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em outubro de 2022, quatro em cada dez brasileiros adultos estavam com o nome sujo. 

Embora estar negativado não seja incomum, a gente sabe que não é nada agradável. Afinal, é uma situação que traz algumas consequências chatas, como a dificuldade para conseguir liberação de crédito. Se você está passando por isso agora, chegou ao texto certo: aqui, vamos te explicar tudo sobre o empréstimo para negativado e sobre outras possibilidades de crédito que podem ser úteis para você.  

Com as informações certas, vai ficar bem mais fácil tomar as decisões mais adequadas para a sua saúde financeira atual. 

Para começar, é possível fazer empréstimo para negativado?  

Bem, de antemão, talvez você goste de saber que sim, existem empresas que oferecem empréstimo para negativado! 

De fato, a questão dos débitos pendentes é algo que as instituições financeiras levam em conta na hora da análise de crédito. Por isso, quem está com o nome sujo costuma ter chances de aprovação menores ao solicitar empréstimo pessoal. Além disso, nas empresas que se dispõe a ceder o dinheiro, os juros e taxas envolvidas no contrato tendem a ser bem altos. 

Isso porque a instituição vai interpretar uma pessoa negativada como alguém que oferece alto risco de inadimplência. Então elas jogam os juros lá em cima quando concluem, diante da análise de perfil, que o solicitante provavelmente não vai pagar as parcelas adequadamente.  

Muita gente utilizar empréstimos para fazer a estratégia de transferência de débitos: substituir uma dívida mais cara por uma mais barata. Se você está pendurado no cheque especial, por exemplo, pode ser uma boa pegar um empréstimo e usar o dinheiro para quitar o cheque, já que empréstimos costumam ter juros menores. O problema é que, para quem está negativado, essas condições mais favoráveis nem sempre se aplicam ao empréstimo. Por isso, é importante pensar com cuidado sobre a possibilidade, para não acabar se enrolando ainda mais nas dívidas. 

Empréstimo para negativado assalariado ou autônomo  

Além do fator “nome sujo”, outra coisa analisada pelas instituições financeiras na hora de conceder empréstimo para negativado é o tipo de renda do solicitante. 

Como mencionamos, na hora de fazer uma negociação como essa, a empresa considera que a pessoa negativada tem um perfil arriscado. Por isso, para conseguir a aprovação, o solicitante precisa provar sua capacidade de pagar corretamente as parcelas determinadas no contrato.  

Se você recebe um holerite ou contracheque com o mesmo valor todo mês, como no caso de trabalhadores assalariados, essa comprovação de renda fica mais fácil, já que existe uma regularidade. Afinal, espera-se que seu salário caia certinho mensalmente. Portanto, a instituição financeira tende a te ver como um pagador estável. 

Para trabalhadores autônomos, por outro lado, o esquema é outro. Nesses casos, a comprovação de renda pode ser uma tarefa desafiadora, já que não existe uma relação de trabalho protegida por lei e a chegada do dinheiro, assim como o valor exato obtido a cada mês, se torna mais incerta. Então o profissional autônomo costuma ser visto pelas instituições como um pagador imprevisível. 

Se você é autônomo e precisa comprovar sua renda para tentar conquistar um empréstimo para negativado, pode apresentar extratos bancários dos últimos 3 meses. Assim, a instituição pode conferir a quantia que sua conta bancária costuma movimentar. Além disso, se você tiver um CNPJ (no caso de quem é MEI ou ME, por exemplo), pode usar as notas fiscais dos trabalhos realizados como comprovantes de renda. Ainda assim, não tem como garantir que sua solicitação será aprovada. 

Outros tipos de crédito para negativados  

Se você não conseguiu a aprovação quando solicitou um empréstimo pessoal para negativado, sabia que pode tentar obter crédito por meio de outras linhas? 

Pois é, existem algumas opções no mercado que podem ser mais favoráveis a quem está com nome sujo. Isso porque elas trabalham com mecanismos de garantia que diminuem o risco assumido pelas instituições financeiras.  

Abaixo, a gente te apresenta algumas das possibilidades. 

Penhor 

Se você está negativado e precisa de crédito para se estabilizar, já pensou em penhorar um bem? 

O penhor é um tipo de contrato em que a pessoa que recebe o crédito oferece um bem valioso como garantia de pagamento. Assim, caso as parcelas não sejam devidamente quitadas, a instituição financeira fica no direito de confiscar o objeto penhorado. Essa costuma ser uma opção mais fácil e rápida de crédito para negativado, já que as empresas pegam mais leve na análise de perfil quando existe algum tipo de garantia. 

Alguns exemplos de coisas que podem ser penhoradas são joias, relógios de valor, pratarias e outros itens similares. Os artigos passam pela análise de um avaliador, que vai determinar a quantia que a instituição pode emprestar com base no valor do objeto penhorado. 

Imóvel como garantia 

Se você tem uma casa ou apartamento no seu nome e precisa de um empréstimo para negativado, uma das suas possibilidades é solicitar o crédito submetendo seu imóvel como garantia. 

Esse processo é também conhecido como refinanciamento, e funciona assim: você assina um contrato que permite que a instituição financeira responsável por ceder o crédito tome seu imóvel em caso de não pagamento das parcelas. Por causa da segurança que esse tipo de acordo fornece às empresas, o empréstimo com garantia de imóvel costuma ter taxas de juros mais baixas. Além disso, essa pode ser uma modalidade com boas chances de aprovação para quem está negativado. 

Automóvel como garantia 

A mesma lógica do empréstimo com garantia de imóvel se aplica ao empréstimo com garantia de veículo

Nesse caso, o bem submetido ao refinanciamento pode ser um carro, moto ou veículo de trabalho (como tratores, por exemplo), e a quantia liberada para empréstimo depende do modelo e ano do veículo em questão. Assim como o que explicamos na seção anterior, nessa modalidade, você continua usando o veículo normalmente a não ser que não consiga pagar as parcelas do empréstimo. Nesse caso, o bem pode ser confiscado pela instituição financeira. 

Apesar de ter as mesmas vantagens do empréstimo com garantia de imóvel, o crédito com automóvel como garantia também tem as mesmas desvantagens: além do risco de perder o bem, que passa a ficar alienado à instituição, também tem o fato de que essas linhas de crédito que usam garantias de alto valor costumam ter um processo de contratação bem burocrático. 

Consignado 

Outra opção frequentemente procurada por quem precisa de empréstimo para negativado é o famoso crédito consignado

Essa possibilidade só é acessível para grupos específicos: trabalhadores CLT, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares. Em outras palavras, é um tipo de crédito destinado a quem recebe uma folha de pagamento, holerite ou contracheque todo mês. Afinal, o grande diferencial do consignado é justamente que o valor das parcelas é descontado do pagamento mensal da pessoa antes mesmo de ele cair na conta. 

Embora não proporcionem juros tão baixos quanto os dos empréstimos com garantia, os consignados também podem ter taxas moderadas e condições de pagamento relativamente flexíveis. 

Cuidados na hora do empréstimo para negativado 

Contratar crédito é sempre algo que exige cautela. Afinal, pegar dinheiro emprestado é coisa séria! 

No caso do empréstimo para negativado, é necessária ainda mais atenção. Infelizmente, é bem comum que pessoas negativadas caiam em golpes nas tentativas de obter crédito. É que muitos criminosos se aproveitam da situação de fragilidade financeira para oferecer “soluções milagrosas” que, no final das contas, não passam de fraudes. 

Por isso, antes de assinar qualquer coisa, pesquise bastante sobre a reputação e o histórico da empresa. Você pode conferir depoimentos sobre ela em portais como o Reclame Aqui. Além disso, não deixe de conferir se a instituição está regular no Banco Central do Brasil (no site oficial do BC, você encontra uma lista de empresas autorizadas). 

Além disso, quem opta por um empréstimo para negativado também precisa caprichar como nunca no planejamento financeiro pessoal. Até porque, só vale a pena pegar o crédito se ele for realmente te ajudar, e não se tornar mais um problema. Antes de contratar, coloque os números na ponta do lápis, pense em como vai usar o dinheiro e analise cuidadosamente a forma como as parcelas vão se encaixar no seu orçamento mensal. 

Conclusão  

As restrições trazidas pelo nome sujo com certeza podem deixar a vida mais complicada. Por isso, embora seja possível, a contratação de um empréstimo para negativado costuma ser bastante desafiadora. Afinal, as instituições financeiras consideram as pessoas negativadas como perfis de risco, o que tende a diminuir bastante as chances de aprovação de crédito e aumentar as taxas de juros. 

No fim das contas, é uma boa fazer um empréstimo para negativado? Bem, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Ela depende de vários fatores, como a quantidade e a proporção das pendências financeiras que a pessoa já tem, a renda mensal e a precisão do planejamento financeiro. De qualquer forma, caso escolha solicitar o crédito, prepare-se para lidar com juros mais altos e condições de pagamento inflexíveis.  

Além de tudo isso, a gente recomenda que você pesquise bastante e considere todas as possibilidades e tipos de empréstimo disponíveis para encontrar a opção mais compatível com a sua saúde financeira.  

Aliás, se você deseja conquistar uma relação mais equilibrada com o dinheiro, a informação é a sua maior aliada. Por isso, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Blog da Provu: todos eles estão cheios de dicas de educação financeira valiosas, pensadas especialmente para te ajudar a lidar com as finanças de maneira estratégica! 

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (6)
Usuário
Michele Roberta rama dos Santos
10/03/2024

Preciso de um empréstimo e me deram ótimas referências de vocês se puderem me ajudar por favor

Usuário
Sidney Caetano de Lima
11/01/2024

Preciso de um empréstimo

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.