Empréstimo para pagar 13º salário
Publicado em 22 nov, 2020
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Um empréstimo para pagar 13º pode ser uma boa opção para evitar punições à sua empresa
Todo trabalhador contratado com carteira assinada tem direito a receber o 13º salário. Por isso, é importante o que o empresário se programe para realizar esse pagamento obrigatório aos seus funcionários que trabalharam no mínimo 15 dias em um ano.
Caso algum imprevisto ocorra, fazer um empréstimo para empresa e quitar o 13º salário pode ser uma boa medida. Isso porque não fazer o pagamento aos funcionários pode sair muito caro. Além de multa aplicada pelo Ministério do Trabalho, a empresa pode responder a processo na Justiça Trabalhista e arcar com custos advocatícios e juros.
E atenção, a empresa não pode alegar dificuldades financeiras para o não pagamento, mesmo que esteja em recuperação financeira. Também não é permitido pagar fora do prazo. A primeira metade deve ser efetuada entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. E o restante até 20 de dezembro.

Dúvidas sobre o 13º salário
- Quanto devo pagar?
Se o trabalhador está o ano todo na empresa, será uma remuneração completa. Se não, o período proporcional.
- Descontos
Na primeira parcela não. Na segunda, são descontadas as contribuições previdenciárias ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Imposto de Renda, se houver.
- Demissão
Empregados demitidos sem justa causa ou que pediram demissão devem receber o valor proporcional na rescisão de contrato.
- Demissão por justa causa
Neste caso, o trabalhador não tem direito a receber o benefício.
- Licença-médica
Há recebimento, mas depende da do período. Se for menor que 15 dias, os custos são da empresa. Caso seja maior, a empresa paga o proporcional entre o início do ano e a primeira quinzena do afastamento. Os valores restantes serão pagos pelo INSS.
- Licença-maternidade ou licença-paternidade
O pagamento é integral. O período de licença não deve interferir no cálculo do 13º salário.
- Empregados domésticos
Têm direito como qualquer trabalhador registrado.
- Adiantamento
É possível receber a primeira metade nas férias, mas o funcionário deve avisar a empresa em janeiro. Se avisar depois, não há a obrigação do pagamento.
- Trabalhador temporário
Desde que com registro em carteira, têm direito a receber o proporcional.
Empréstimo para pagar 13º salário
Se o prazo está apertado, o ideal é recorrer a um empréstimo para empresa e evitar punições. O empresário pode, inclusive, fazer um crédito pessoal e utilizar o valor do empréstimo para pagar 13º salário.
Na Provu a pré-análise é feita em três minutos e o depósito em quatro dias úteis. Com o dinheiro na conta, você pode utilizar como quiser.
Venha conhecer mais da Provu em nossas redes sociais!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!