Empréstimo: perdi o emprego, como quitar?
Publicado em 30 jul, 2016
Atualizado em 28 jun, 2022
1 min de leitura
Então, você tomou um empréstimo a fim de reorganizar as suas finanças pessoais e perdeu o emprego. Como quitar esse compromisso financeiro agora? A primeira reação que podemos ter é a de desespero, contudo, analisando o cenário com calma, conseguimos ver que não é bem assim.
A Provu separou algumas sugestões para ajudá-lo a quitar o seu empréstimo, caso você tenha perdido o seu trabalho ou a sua fonte de renda mensal:
Analise o seu empréstimo
A primeira iniciativa ao perder o emprego, ou a sua fonte de renda mensal, é analisar como está o seu empréstimo. As parcelas já estavam em dias ou alguma em atraso? Quanto tempo falta para pagar? Se você fosse quitá-lo 100% hoje, quanto você desembolsaria? Analisando esses principais pontos, você consegue traçar uma estratégia de pagamento mais exato e que converse com o seu bolso.
Tinha carteira assinada? Use a rescisão para quitar o empréstimo!
Em muitos casos, quando a pessoa já tinha um trabalho com carteira assinada e não é demitida por justa causa, ela pode usar a rescisão. A rescisão pode ser gamboa saída para amortizar o compromisso financeiro ou quitar grande parte dele, deixando apenas as parcelas finais para serem pagas. Dessa maneira, opte pelas parcelas do empréstimo próximas ao vencimento e adiante pelo menos três delas. Isso pode lhe dar uma folga no orçamento e mais tempo para conseguir o dinheiro necessário para quitar o empréstimo.
Informe os seus credores
Não tenha vergonha de dizer que você perdeu o seu emprego ou fonte da sua renda mensal aos seus credores. Com isso, você consegue até barganhar uma renegociação para que o compromisso financeiro não se torne um pesadelo e que você consiga colocar as parcelas que faltam em dia. É importante notificá-los da inadimplência, pois essa é uma forma de chegar à solução para o pagamento das futuras parcelas.
Seja criativo e inicie uma renda extra
Tinha carteira assinada? Então, é hora de arregaçar as mangas e ter um plano para gerir uma renda extra. Tem habilidades culinárias? O que acha de começar a trabalhar com confeitaria e fazer bolos caseiros para festas e confraternizações? Pode ser uma saída criativa nessa hora. Já tinha uma renda extra dessa maneira? O que o impediu de seguir com essa atividade? Analise os pontos que não deram certo e refaça a sua estratégia de negócios para que ela comece a lhe dar um retorno positivo e não negativo.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!