Empréstimo pessoal: o que é IOF e como ele funciona?
Publicado em 13 out, 2016
Atualizado em 29 mai, 2023
1 min de leitura
Você sabe o que é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)? Saberia dizer como ele funciona e como afeta o empréstimo pessoal? A Provu te explica a seguir como funciona o IOF sobre as operações e como ele impacta sua vida na hora de financiar ou tomar um crédito pessoal.
O que é IOF sobre empréstimo?
É o Imposto sobre Operações Financeiras. Como o nome diz, ele é cobrado em cima de qualquer tipo de operação de crédito, câmbio, seguro ou relacionada a títulos e valores mobiliários. No caso do IOF sobre empréstimo, ele é uma cobrança que compõem a parcela paga mensalmente pelo tomador de crédito.
Como ele é feito o cálculo do IOF de empréstimos?
A taxa cobrada para essas operações é de 0,38% mais uma alíquota diária, que varia conforme o tipo de transação.
Operações de crédito contratadas a partir de 22/01/2015, por exemplo, têm IOF de 3% ao ano (0,0082% ao dia) calculados no momento da liberação do crédito com base no prazo da operação e no valor do crédito.
O IOF incide sobre operações de crédito feitas por:
- 1. Instituições financeiras;
- 2. Empresas que exerçam as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria de crédito;
- 3. Pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física.
Para o caso de operações de crédito contratadas até 21/01/2015, a taxa cobrada é de 0,38% mais a alíquota diária de 0,0041% (1,5% ao ano) calculada no momento da liberação do crédito com base no valor do crédito e no prazo da operação (número de parcelas).
Qual a funcionalidade dele?
O IOF é um instrumento regulatório, assim como a Taxa Selic. Com a arrecadação desse imposto, o Governo do Brasil analisa a demanda de crédito e a oferta no Brasil.
Como o IOF influencia no pedido de empréstimo pessoal?
O IOF sobre empréstimos faz parte do Custo Efetivo Total (CET) da operação. Ele pode representar pouco do montante final do empréstimo pessoal, contudo, pode ajudá-lo na escolhe do melhor CET para o seu bolso.
O que mais é importante saber
- Não há incidência de IOF sobre juros. Ele é cobrado apenas sobre o valor principal da operação.
- O IOF-Crédito é limitado a 3% sobre o valor contratado. Isso significa que mesmo que a operação de crédito ultrapasse 365 dias, a alíquota máxima será essa.
- O IOF não tem incidência sobre o pagamento, o que quer dizer que não incidirá sobre as parcelas já pagas.
Devo pagar o IOF antes do empréstimo?
Não. O valor do IOF é diluído nas parcelas e é ilegal cobrar qualquer tipo de valor antes de fazer um empréstimo. Cuidado, quem faz isso pode estar cometendo um golpe.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!