Empréstimo pessoal: não consigo pagar, e agora?
Publicado em 21 dez, 2015
Atualizado em 29 jun, 2022
1 min de leitura
O empréstimo pessoal é indicado para quem deseja transferir uma dívida ou precisa fazer uma compra de valor alto, mas não quer usar o limite do cartão de crédito. Tomar empréstimo com uma instituição requer planejamento pois, ao assinar a Cédula de Crédito Bancário (CCB), você estará honrando o seu compromisso de bom pagador. Mas e se você tiver um imprevisto e não conseguir mais pagar as parcelas?
Não adianta, seu nome estará numa lista especial
A primeira coisa que acontece, e não tem como fugir, é a negativação do seu nome. A instituição que emprestou o dinheiro informará o SPC e a Serasa sobre a inadimplência, e assim, você deve receber uma carta informando-o sobre o prazo mínimo para a negociação da dívida.
Precisando de empréstimo pessoal? Talvez não…
Quando o seu nome é negativado, todas as instituições financeiras, lojas e bancos saberão da sua inadimplência, e não apenas aquela que informou a Serasa e o SPC. Ou seja, se você quiser tomar um segundo empréstimo para fazer uma transferência de dívida, terá dificuldades em consegui-lo, caso não tenha renegociado a pendência.
Uma dívida que se torna uma bola de neve
Sem planejamento financeiro, e uma vez atrasada, a parcela sofre um aumento em decorrência dos juros aplicados. Por isso, um ponto essencial, mais do que taxa de juros, é saber qual o seu CET (Custo Efetivo Total), ou seja, a soma de todos os custos envolvidos no empréstimo incluindo taxa de juros, tarifas, impostos e outros. Essa soma de todos os custos resultará no valor total de juros que irá pagar. Não somente o CET, mas conseguir uma boa opção de parcelamento é fundamental, pois é necessário que consiga pagar as parcelas sem pesar muito no bolso.
Fama de mal pagador
O problema da inadimplência, além do nome negativado, é a fama de mal pagador na instituição onde o crédito foi tomado. Por isso, por mais que a dívida seja amortizada, a instituição ainda saberá do ocorrido e poderá rejeitar um próximo pedido de empréstimo pessoal ou até financiamento.
Seu telefone irá tocar…
Além de tudo o que citamos, lembramos que você poderá receber ligações da empresa de cobrança pois, na maioria dos casos, o banco ou instituição financeira que emprestou o dinheiro, poderá vender a sua dívida para uma empresa de cobranças, a qual te ligará muitas vezes por dia. A solução? Renegociar a dívida em aberto.
Por isso, quando for tomar um empréstimo pessoal, ou renegociar uma dívida, coloque todas as suas contas a pagar na mesa e veja qual a melhor data para o pagamento da parcela. Agende o pagamento das parcelas para a melhor data, de modo que não falte dinheiro.
E, caso esteja considerando tomar um empréstimo, as taxas que a Provu oferece são personalizadas e muito menores do que as praticadas pelos principais bancos! Faça agora uma simulação e realize o seu sonho!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!