Endividamento é maior entre os que moram sozinhos
Publicado em 14 jun, 2017
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura
Uma pesquisa sobre endividamento mostra que oito em cada dez pessoas que vivem sozinhas não fazem planejamento financeiro para o custeamento de suas despesas. O levantamento foi realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Endividamento dos que moram sozinhos
Entre os entrevistados, 34% dos que moravam sozinhos extrapolavam o orçamento em alguns meses. Sobre não ter controle efetivo dos gastos, 66% se identificaram com a situação.
Considerando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que mais de 10 milhões de pessoas vivem sozinhas no Brasil – número que cresceu quase 40% na última década, não são poucos os endividados.
Entre as principais causas para o problema, 49% disseram que estavam endividados por não terem alguém com quem dividir as contas. Já a falta de planejamento foi o problema apontado por 25% daqueles que moram sozinhos e estão endividados.
Mas há também quem não deixa sobrar nada no fim do mês, mas também não fica devendo. Essa é a situação de 41% dos entrevistados pela pesquisa. Já 23% estão no azul. Chama atenção contudo outro número. Entre os que moram sozinhos, 41% ficaram inadimplente nos últimos 12 meses e 62% continuam na inadimplência.
Cortes de gastos
Os entrevistados disseram que quando falta dinheiro, passam a comprar coisas mais baratas (24%), pedem dinheiro emprestado a amigos ou familiares (22%) e cortam gastos como supermercado e TV a cabo (21%).
Valor da dívida
Segundo os dados da pesquisa do SPC Brasil, em média, o valor da dívida das pessoas que moram sozinhas é de R$ 1,5 mil no cartão de crédito (36%) e cartões de lojas (20%). Para estes endividamentos há também motivos como a diminuição da renda (23%), o desemprego próprio ou de um familiar (22%), o empréstimo do nome para terceiros (23%), e os problemas de saúde (20%).
Reservas financeiras
Sete em cada dez entrevistados para o estudo não têm reserva financeira, o que representa 67% destas pessoas. Já entre os 33% que têm, usam a poupança como modalidade mais comum (80%). Contudo, 78% declararam não saber quanto possuem em seus investimentos.
Entre os motivos para que as pessoas que morem sozinhas façam reservas estão os imprevistos (31%), as viagens (19%) e a aposentadoria (17%).
Opções inteligentes para sair das dívidas
Quem está endividado, especialmente no cartão de crédito ou cheque especial, precisa procurar rápido uma solução para o problema. Isso porque os juros destas modalidades de crédito são muito altos e facilmente pode acabar entrando em uma bola de neve de dívidas.
O empréstimo pessoal é uma das opções mais interessantes para quem quer tomar um empréstimo com juros baixos, sem consignação e sem precisar oferecer um bem como garantia. Além disso, é possível fazer a contratação de forma totalmente online e assim ter praticidade e rapidez.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!