Índice de endividamento: qual sua função no mundo dos negócios?
Publicado em 28 nov, 2022
Atualizado em 05 jun, 2023
1 min de leitura

Sabemos que quando você tem uma empresa, ou está pensando em criar uma, é preciso estar atento a diversos fatores ao mesmo tempo, não é mesmo?
Vários detalhes como estoque, processos de produção, funcionários, receita e outros pontos fundamentais precisam ser medidos e acompanhados bem de perto, para que tudo corra da forma como você imaginou. E a gente sabe que, às vezes, isso pode ser bem difícil.
Os índices de endividamento, como o nome sugere, são as métricas que mostram o nível de endividamento de uma empresa. A análise mostra quanto de seus recursos vêm de terceiros, por exemplo.
Portanto, os índices de endividamento são analisados pelos investidores para poder determinar a saúde financeira da sua empresa, com o objetivo de saber se é viável realizar um grande investimento no seu negócio.
Ainda está um pouco confuso? Calma que a gente vai te contar tudo o que você precisa saber sobre este índice, e porque ele é tão importante no mundo dos negócios!
O que são os índices de endividamento?
Indo mais direto ao ponto: os índices de endividamento fazem parte dos indicadores de uma análise financeira da empresa.
Ou seja, de forma geral, eles representam as dívidas do seu negócio, avaliando como anda o seu passivo (obrigações com despesas e dívidas).
Quais os principais indicadores de endividamento?
Antes de tudo, você precisa saber que existem vários indicadores para que os investidores possam fazer as análises, então é preciso saber escolher quais são realmente relevantes .
Composição do endividamento
A composição do endividamento (CE), mostra de que forma a sua empresa capta recursos de terceiros: se é de curto prazo, aqueles que a gente costuma chamar de passivo circulante, ou longo prazo, os passivos não circulantes.
A interpretação da CE informa qual proporção da dívida precisará ser paga no curto prazo, mas para você entender melhor, a fórmula da composição do endividamento é assim:
CE = (Passivo circulante / Passivo total) x 100
Índice de cobertura de juros
O objetivo do índice de cobertura de juros (ICJ) é entender a capacidade da empresa pagar os juros provenientes dos contratos de suas dívidas, e essa é a fórmula utilizada para o cálculo:
ICJ = EBIT / Despesas anuais com juros
A sigla EBIT na fórmula é um conceito em inglês: “Earnings Before Interest and Taxes”, que significa “lucro antes dos juros e tributos”.
Sendo assim, o numerador da fórmula corresponde ao lucro da empresa antes de serem descontados os juros e o imposto de renda.
Índice de endividamento geral
Aqui chegamos ao que podemos considerar como principal indicador de análise.
O Índice de Endividamento Geral (EG) mede quanto dos ativos totais da empresa vêm de terceiros. Sendo assim, ele aponta o quão representativa é a dívida total do seu negócio, tendo uma visão geral da quantidade de dinheiro da empresa que está comprometido com dívidas.
A fórmula do índice de endividamento geral é bastante simples:
EG = (Capital de terceiros / Ativo total) x 100
Participação de capital de terceiros
Quando o investidor quer saber quanto a sua empresa depende de capital de terceiros para funcionar, ele irá calcular a Participação de Capital de Terceiros (PCT).
O resultado desse tipo de análise é muito importante. Ele te ajuda a entender a representatividade da sua dívida, em relação ao patrimônio líquido total.
Dependendo do perfil do investidor, investir em uma empresa que tenha o índice de PCT muito alto pode ser um grande risco, porque pode significar que a empresa não tem condições de se manter sem o auxílio de terceiros.
No entanto, também é preciso entender a fonte e o objetivo do endividamento. Diversas empresas, no momento de crescimento, buscam empréstimos e contraem dívidas estratégicas para comprar equipamentos, por exemplo, contratar mais funcionários para aumentar a produção, ou mesmo para expandir a linha de produtos. Essas ações são, muitas vezes, necessárias para alavancar uma empresa.
A fórmula da participação de capital de terceiros é assim:
PCT = Passivo total / Ativo total
Conclusão
Seja como empresa ou como pessoa física, estar endividado é uma situação que pode acontecer por diversos motivos de emergências financeiras, e os índices que te mostramos neste artigo ajudam não apenas a terceiros, mas a você também. Estar atento a esses detalhes pode fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão.
Muitas vezes, a maioria das pessoas utilizam o cheque especial e o rotativo do cartão para tentar solucionar um problema financeiro, mas os riscos da tão famosa e temida bola de neve aumentam bastante. Vale lembrar que estamos falando de duas das maiores taxas de juros que existem no mercado.
Por isso, uma solução para facilitar a resolução do endividamento pode ser contratar um empréstimo pessoal. As taxas desse tipo de crédito são menores e aqui na Provu, por exemplo, as parcelas são personalizadas para caber no seu bolso. Assim você usa o empréstimo para quitar dívidas mais caras, e ganha um fôlego para colocar as coisas em ordem novamente.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!