Como ser mão de vaca pode melhorar a vida financeira
Publicado em 05 jan, 2019
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Ser mão de vaca é bom ou ruim? Por incrível que pareça, quem é econômico, pensa e gasta o necessário muitas vezes é visto negativamente. Mas ser pão duro pode ser o primeiro passo para melhorar a vida financeira. Afinal, se não comprar, o “desconto” é maior.
A gente selecionou algumas dicas para você não ter vergonha de colocar um escorpião no bolso e e salvar as suas finanças.
“Eu mereço”
Será mesmo? Essa frase é uma destruidora de contas bancárias. A gente sabe que você trabalha duro, mas compensar o seu esforço com gastos desnecessários vai ser um alívio imediato que só vai trazer dor de cabeça no futuro.
Isso não quer dizer que a gente não possa se dar presentes. Quer uma dica? Separe parte do seu orçamento para esses pequenos mimos. Assim você vai ter ter a sua merecida recompensa sem penalizar suas finanças.
Questione
São três perguntas que você deve fazer antes de perguntar antes de comprar qualquer coisa:
- Eu preciso? – Não é porque está me promoção que você precisa comprar.
- Eu tenho o dinheiro? – A compra não pode se tornar um dívida problemática.
- Precisa ser agora? – Espere um tempo. Se você não sentiu falta do item, ele não é necessário.
Se a resposta for sim para todas, o escorpião não vai picar quando você for pegar a carteira.
Economize

Se é realmente necessário comprar, está na hora de ter o dinheiro. E a melhor forma de fazer isso é juntando o valor necessário para essa compra. Pagamentos à vista costumam ter um bom desconto e você não vai comprometer o orçamento dos seus próximos meses com essa medida.
Hora de chorar
Chore descontos, de verdade. Pesquise, leve o preço do concorrente e peça ainda mais desconto. Com o dinheiro na mão o seu poder de barganha é maior e o comércio dá preferência por receber à vista.
Não tenha vergonha
Como falamos no início, as pessoas tendem a ver de forma errada quem é mais mão de vaca. Não tenha vergonha disso! Afinal, melhorar a vida financeira é algo que só vai trazer benefícios para você.
A educadora financeira Júlia Mendonça esteve conosco e explicou como ela fez para economizar dinheiro e sair das dívidas. Confira:
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!