MEI precisa emitir nota fiscal?
Publicado em 29 abr, 2021
Atualizado em 07 mar, 2023
1 min de leitura

Dúvidas entre as obrigações de MEI são comuns, mas a não emissão de nota fiscal pode ser prejudicial para as finanças
A formalização de profissionais via o sistema MEI (Microempreendedor Individual) ajudou na simplificação da papelada tributária, e tornou a vida de quem decidiu trabalhar por conta muito mais simples. Isso porque esse regime garante ao microempreendedor acesso a benefícios da previdência veiculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Porém, será que no dia a dia isso funciona, ou o MEI possui as mesmas obrigações que as grandes empresas? Será que o microempreendedor individual precisa emitir documentação para as notas fiscais? Esses questionamentos são comuns, e por isso, a equipe da Provu separou as principais informações disponibilizadas pelo Sebrae para quem acabou de começar os trabalhos como MEI.
Para responder essas e outras dúvidas, desenvolvemos este guia para ajudar esses profissionais a entenderem suas obrigações, e esclarecer seus principais deveres junto ao fisco.
MEI tem que tirar nota fiscal?
O MEI é obrigado a emitir nota fiscal em todas as vendas e prestações de serviços que realizar, para pessoas com empresa aberta (jurídicas) de qualquer porte. Porém, fica dispensado de emitir para o consumidor final (pessoa física) exceto se o mesmo pedir assim.
Mesmo não sendo de cunho obrigatório em todos os casos, é bem recomendado que se faça a emissão do documento fiscal. Pois, além de comprovar a prestação do serviço ou venda, o lançamento de notas ainda ajuda no controle sobre o faturamento da empresa. E claro, sempre fique atento ao limite de faturamento do MEI.
A principal finalidade da nota fiscal é comprovar qualquer transação, seja ela um venda de produtos ou serviços. Além de registrar a transação, a nota ainda serve para o recolhimento de impostos e controle do faturamento do negócio.
Como pedir para liberar a emissão das Notas Fiscais do MEI?
Para estar apto para a emissão do documento, é necessário o fazer um cadastro da empresa no município da cidade em casos de prestação de serviços.
Caso a empresa faça venda de produtos ou mesmo transporte intermunicipal e interestadual, é preciso pedir liberação junto a Secretaria de Fazenda (SEFAZ), para a emissão de notas fiscais.
Já a nota fiscal de serviço (NFS-e) é liberada pela Prefeitura de cada município.
No primeiro caso há um modelo padrão de documento e no segundo pode haver variação de acordo com a administração municipal.
Além disso, para a emissão de notas fiscais, o MEI precisa de um certificado digital para pessoa jurídica.
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma identidade digital com uma assinatura digital, utilizado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e com ele é possível fazer transações online com garantia de autenticidade e maior segurança das informações.
Outro ponto importante sobre o MEI é que esse profissional não é obrigado ter um contador. Mas em seu primeiro ano tendo contato com as questões burocráticas, esse profissional tem direito a uma consultoria de um profissional contábil.
Mas claro, nem precisamos dizer sobre a importância de manter a empresa organizada, sempre registrando as entradas e saídas, contas a pagar e receber, assim como o faturamento.
Essa organização ajuda nas entrega mensais de obrigações, assim como na declaração anual do MEI (DASN).
Ajuda fiscal para MEI?
Quem precisa de auxílio fiscal para por a empresa em dia, e assim conseguir emitir nota fiscal com segura pode conseguir ajuda por meio de um empréstimo.
Pois, a Provu oferta empréstimo para microempreendedor individual, seja com o propósito de investimento ou para possibilitar abertura de novos negócios. Confira abaixo as vantagens de escolher e utilizar crédito pessoal com inteligência:
- Taxa de juros entre 4,45% e 11% ao mês;
- Processo de empréstimo 100% online;
- Sem cobrança de tarifa para a análise de crédito.
- Você usa o crédito de Pessoa Física para impulsionar seu negócio, com a facilidade de ser um empréstimo sem garantia de bens ou consignação.
Ainda tem alguma dúvida sobre as linhas de crédito oferecidas pelo Governo ou sobre o empréstimo para a MEI que a Provu pode oferecer? Comenta para a gente que a nossa equipe vai entrar em contato.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!