O que é a análise de crédito?
Publicado em 22 dez, 2017
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura
Você foi pedir um empréstimo e descobriu que passaria por uma análise de crédito e não sabe o que isso significa? Calma, é bem simples. A análise de crédito é a avaliação feita pela empresa credora para saber seu potencial de retorno do crédito, assim como os riscos envolvidos neste empréstimo ou mesmo na concessão de um cartão de crédito.
Como funciona a análise de crédito?
Cada instituição define seu próprio formato de análise de crédito, mas em geral existem dados básicos considerados pela maioria das instituições, como dados pessoais, renda, score, comprometimento de renda, entre outros. Quando uma pessoa está negativada, por exemplo, ela tende a ser barrada nesta análise – ainda que existam empresas que ofereçam este crédito a juros mais altos.
São analisados muitos dados do usuário durante a avaliação de risco, permitindo assim que a empresa possa definir quais taxas aplicará, qual será o limite de crédito para cada cliente e em quantas vezes poderá ser parcelado o pagamento do empréstimo. Assim, essa análise é importante para a manutenção da saúde financeira do cliente. Quanto mais rigorosa ela for, menores serão as chances de endividamento de quem está tomando o empréstimo.
Quem faz análise de crédito?
A análise de crédito é comum principalmente entre instituições credoras, mas é também realizada por seguradoras desde a década de 1930. Ela auxilia estas empresas para que mantenham vantagem competitiva em relação a outras empresas.
Qual a diferença entre a pré-análise e a análise na Provu?
Na Provu o cliente pode descobrir em menos de 3 minutos o resultado de sua pré-análise de crédito. Isso significa que ele informa no site seus dados como nome, renda, ocupação, telefone, CPF, etc, e descobre quanto consegue de crédito e com qual taxa considerando aqueles dados informados.
Quando o cliente é então pré-aprovado ele é direcionado para a etapa de análise, onde ele precisa comprovar os dados previamente informados. Isso é feito por meio do envio das documentações por parte do cliente. É com elas que ele comprova que é o titular do CPF informado, assim como comprova sua renda, seu endereço, e outros dados. Esta etapa é fundamental, pois é a partir dela que a instituição evita que fraudadores usem dados de terceiros para tomar um empréstimo.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!