O que é pagamento parcial na Provu?

Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

O que é pagamento parcial na Provu?

Publicado em 25 mai, 2021

Atualizado em 25 jul, 2022

1 min de leitura

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Você fez o pagamento da sua parcela com a Provu e, quando vai olhar na área do usuário observa que ao invés do tradicional "Pago" está escrito que houve um "Pagamento Parcial" da sua parcela?

Esse artigo vai te ajudar a identificar quando isso ocorre e o que você deve fazer (já adiantamos, é normal ocorrer e está tudo certo!).

O pagamento parcial ocorre quando o cliente paga um valor menor que o original da parcela, mesmo que o boleto gerado seja de valor diferente. Pode parecer estanho, mas isso ocorre em algumas situações. Veja abaixo uma lista dela e veja em quais você se encaixa:

Pagamento parcial de parcela antecipada

Esse caso ocorre quando o cliente paga um boleto antecipado. O valor,  por causa do desconto de juros, será menor que o original da parcela (e isso está certo). Ou seja, pelo fato de o cliente antecipar uma parcela, ele ganha um desconto nos juros e paga um valor menor.

O nosso sistema inicialmente identifica o pagamento de somente parte do valor original e acusa o status de pagamento parcial. Afinal, para ele (sistema), não foi pago o valor original da parcela previamente acordado.

Mas não se preocupe, o próprio sistema corrige isso! Em alguns dias será feito um cruzamento de dados mostrando que o valor só está menor por causa de adiantamento de parcela e automaticamente o sistema corrigirá o status, deixando tudo verdinho na área do usuário.

Neste caso, o que eu devo fazer?

Inicialmente, nada. Como o sistema irá automaticamente corrigir, basta esperar alguns dias.

Mas atenção, se você já pagou essa parcela há mais de sete dias e o problema persiste, recomendamos que entre em contato com os nossos canais de atendimento para que possamos deixar tudo certo.

Pagamento Parcial por acordo de parcela

Deixar de pagar uma parcela não é bom, nem pra gente e nem para o cliente. Mas às vezes isso ocorre. E quando acontece, tentamos de tudo para ajudar o cliente nesta situação.

Uma das possíveis soluções é dividir o valor da parcela devida (atenção, isso depende de negociação e pode haver cobrança de juros e multa, por isso, não é recomendável).

Para deixar mais claro, imaginamos um exemplo: o cliente tem uma parcela de R$ 500 reais e deixa de pagar. A Provu entra em contato e oferece parcelar o valor devido somente desta parcela (mais uma vez, pode haver juros e multas aqui). Neste caso hipotético, o cliente parcela em 3 vezes.

Assim que o cliente pagar o primeiro boleto deste acordo, o sistema vai acusar que esse pagamento foi parcial, já que ele foi de um valor menor que o R$ 500 originais. E isso está certo!

Enquanto o cliente não finalizar o pagamento do acordo, ou seja, pagar as três parcelas, o sistema continuará mostrando o status como parcial.

Neste caso o acordo foi da parcela não paga e as posteriores continuarão a serem cobradas normalmente.

Neste caso, o que devo fazer?

Não se preocupe, se você ainda não terminou de pagar o acordo, não precisa fazer nada, finalize o acordo e aguarde que será automaticamente atualizado a sua quitação.

Entretanto, se fazem mais de sete dias que você terminou de pagar um acordo, pedimos que entre em contato com os nossos canais de atendimento para que possamos deixar tudo certo.

Pagamento Parcial da parcela do mês

Isso é muito raro de acontecer, mas pode ser o seu caso. O cliente paga a parcela normal do mês e, por algum motivo, o valor pago é menor que o acordado. Neste caso, o sistema acertadamente aponta o pagamento como parcial.

Como dissemos, isso é raro e pode ter acontecido por um erro de digitação do código do boleto, por exemplo.

Neste caso, o que devo fazer?

Pedimos que imediatamente você entre em contato com a Provu para informar o ocorrido. Nós vamos gerar um novo boleto com o valor restante para acertar tudo.

Mas não se preocupe, se você não perceber, a nossa equipe vai identificar o erro e entrar em contato.

Ficou alguma dúvida, você pode conversar com a gente através dos comentários ou falar nos canais de atendimento. Será um prazer ajudar!

Escrito por: Provu

A Provu surgiu sob o nome de Lendico, mas em 2021 mudou de marca por uma decisão estratégica de reposicionamento e maior alcance dos produtos financeiros. Com essa transformação, trazemos um novo conceito, com a premissa de oferecer mais soluções para os brasileiros mantendo a eficiência, reputação e história da Lendico.

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A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

 

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 1,99% a 10,95% ao mês. O CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 2,39% a.m. (32,77% a.a.) a 11,17% a.m. (256,33% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 12,18, 24, 30 ou 36 meses.

 

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 3,52% a.m.; 51,52% a.a.; CET 58,35% a.a.; parcelas: R$ 702,09; IOF: R$ 242,13; valor total: R$ 12.637,62. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.

 

Desde 2015 revolucionando o acesso ao crédito, a Provu é uma financeira com serviços totalmente digitais que vive o Brasil e o sonho dos brasileiros. A empresa tem vocação humana, enxerga as necessidades e entende os desejos de cada pessoa, com o propósito de amparar os brasileiros com soluções para que realizem planos, saiam da dívida cara e tenham poder de compra.

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