O que é um título de capitalização?
Publicado em 17 jun, 2021
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

O título de capitalização é um dos produtos financeiros mais oferecidos por bancos convencionais. Ele é uma modalidade regularizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), instituição ligada ao Ministério da Fazenda.
A maioria das pessoas já ouviu falar sobre títulos de capitalização em algum momento, mas poucos sabem que o produto depende da segurança da instituição bancária que o está oferecendo. Isso acontece porque o título de capitalização não é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como acontece com as modalidades de investimento.
Isso significa que se o banco tiver dificuldades ou ainda parar de operar, não há reembolso para todo o dinheiro que você investiu.
Como funciona o título de capitalização
Também conhecido como “Economia Programada”, o título de capitalização é uma aplicação de crédito que consiste em uma retirada mensal que o banco fará de sua conta, durante o período de duração do contrato.
Durante o período, o cliente concorre a prêmios e tem seu dinheiro sendo acrescido de juros acordados previamente. A rentabilidade do título está atrelada a uma taxa conhecida como TR e temos aí o primeiro ponto a ser considerado antes de optar por um título de capitalização: a rentabilidade incide apenas a uma parte do dinheiro, desconsiderando cotas de administração e de participação de prêmios.
Isso torna seus rendimentos ainda menores, mesmo que você nem sempre tenha essa informação. De maneira muito simples, o ideal é que o sorteio do seu título aconteça durante o período em que o contrato está vigente.
Quais são as formas de pagamento dos títulos de capitalização
Ao contratar um título de capitalização, existem 3 formas principais de optar pelo pagamento. Nem todas as instituições oferecem as 3 modalidades.
Pagamento único (PU): como o próprio nome diz, o pagamento do título é feito em apenas uma parcela, deixando-o “descansar” durante o período de vigência do contrato.
Pagamento mensal (PM): o pagamento mensal é um dos mais conhecidos e utilizados. Nessa modalidade, o banco lhe diz o valor completo do contrato, e o valor das parcelas que serão descontadas mensalmente.
Pagamento periódico(PP): aqui você negocia com a instituição, os períodos certos para pagamento, como trimestral, semestral e etc.
Mas vale a pena?
Ainda que o produto continue a ser oferecido, existe quase um consenso geral de que não estamos falando de um bom investimento.
Para te ajudar a entender mais sobre outras situações de investimento que não valem a pena, criamos um conteúdo completo com 4 momentos em que você acha que está ganhando dinheiro e não está.
Rende menos que a poupança
Um dos primeiros enganos está na rentabilidade. Contudo, conforme falamos anteriormente, um título de capitalização oferece a oportunidade de sorteios durante a vigência do contrato. Dessa forma, parte do dinheiro aplicado vai não apenas para a realização dos sorteios, como também para administração do processo. Isso significa que nem todo o dinheiro que você investe irá render.
Pensando dessa maneira, fica fácil compreender que um investimento assim renderá menos do que a poupança ou a renda fixa. A depender do índice inflacionário vigente no momento, é possível que você perca dinheiro ao invés de ganhar.
Sorteio com poucas chances, e você ainda paga por ele
Se existe sorteio, estamos falando de sorte, o que nesse caso é ainda muito pior, já que trata-se de um cenário onde você não é capaz de analisar as probabilidades.
Você pode estar questionando algo como “Mas se existe um sorteio e eu não sou contemplado, ao menos eu continuo concorrendo nas próximas, sem perder nada com isso”. O raciocínio estaria certo, se não fosse o caso de títulos de capitalização reterem parte dos seus pagamentos, para financiar a administração dos sorteios.
Seu dinheiro pode ficar retido no título de capitalização
Não existe liquidez em um título de capitalização. Mesmo após o período em que o dinheiro foi guardado, existe um período de carência que pode chegar em até um ano. Isso significa que para retirar o dinheiro, você vai precisar aguardar além do prazo definido.
Além disso, vale prestar bastante atenção nas regras estabelecidas pelas instituições financeiras. Normalmente existem multas para saques adiantados, e ainda alguns detalhes para saque completo do valor economizado.
Por fim, quer saber mais? Então, entre em contato por meio dos comentários!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!