Marcelo Ciampolini, CEO da Provu, fala sobre empréstimos online
Por Provu
2 Minutos
Publicado em 10 out, 2016
Atualizado em 10 out, 2016
2 min de leitura

Na última sexta-feira, 07 de outubro, o CEO da Provu, Marcelo Ciampolini, esteve na Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos). Ele palestrou sobre empréstimos online no formato peer to peer (P2P) ao lado de Jorge Vargas Neto, da Biva.
Marcelo falou sobre o trabalho da Provu no Brasil, que busca diminuir burocracia e trazer mais rapidez e facilidade para os clientes. “A gente quer fazer uma coisa extremamente ágil para o cliente, o que se afasta do que os bancos fazem”, explica Ciampolini.
Fintechs no Brasil
Ciampolini explica como o setor ainda dispõe de espaço para o crescimento do número de fintechs e para expansão de mercado. “Não vejo o surgimento de outras fintechs como concorrentes, pois é um mar a ser navegado. O boom das fintechs começou no ano passado, e quem chega primeiro está frente, mas ainda há espaço”.
Marcelo também explicou em sua palestra o modelo da Provu e os desafios do negócio.

Mercado P2P
A palestra de Marcelo ao lado de Vargas Neto tinha como objetivo falar do mercado P2P e dos desafios para a regulação. Além disso, ambos puderam falar sobre as empresas Provu e Biva.
O modelo de negócio peer to peer vem ganhando espaço, pois une quem quer fazer um empréstimo com quem tem o crédito para conceder, sem que seja necessário que o cliente entre em uma agência bancária, por exemplo.
No caso do setor de empréstimos, a proposta do P2P é usar software e inteligência para tornar mais eficiente este mercado.
É algo similar ao que acontece com empresas de outras áreas de atuação, como Airbnb, que une quem quer alugar um imóvel aos proprietários. Também é possível comparar o modelo com o da empresa Uber, que liga pessoas com carro que querem trabalhar dirigindo com clientes que precisam de uma corrida.
Provu
A Provu é uma fintech presente no Brasil desde 2015, mas que já está existe em diversos países do mundo e nasceu na Alemanha em 2013.
A empresa teve um aporte de 20 milhões de euros da Rock Internet e está em crescimento. Atualmente recebe cerca de 2,5 mil pedidos de empréstimo por dia.
Escrito por: Provu