Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Planejamento Financeiro Familiar: Veja como fazer

04 de outubro de 2021

6 minutos de leitura

por Provu

Planejamento Financeiro

Dizem que sonhar não paga, mas só se o seu plano for ficar com as metas na cabeça e não realizá-las. Uma hora ou outra você vai precisar despender de algum valor para cumprir um desejo. Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas, quando feito em equipe, o objetivo pode ser alcançado ainda mais rápido. Um planejamento financeiro familiar é essencial, não importa qual a meta estabelecida, todos devem contribuir de alguma forma para que ela possa ser alcançada. 

Mesmo que todos saibam a importância de cuidar das finanças, uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 58% das pessoas não dedicam tempo para o controle da vida financeira. Por isso, preparamos este post para mostrar algumas dicas de planejamento financeiro familiar para que você destrave a sua meta!

O que é planejamento financeiro familiar?

Um planejamento financeiro familiar é o controle de gastos e receita de uma família em que você pode ter uma visão geral e mais detalhada da situação econômica do lar. Assim, fica mais fácil identificar para onde o dinheiro da família está sendo direcionado e o que pode ser feito para que todos conquistem seus objetivos. 

De forma resumida, um planejamento financeiro funciona como uma grande ferramenta para mudar a sua relação e da sua família com o dinheiro. 

Qual é a importância do Planejamento Financeiro Familiar?

É possível listar em alguns pontos a importância do planejamento financeiro familiar e seus benefícios, como: 

  • Prever gastos e cortar despesas que não são tão importantes;
  • Entender de onde vem e para onde vai o dinheiro que todos os integrantes da família gastam;
  • Identificar formas de aumentar a renda;
  • Criar um fundo de emergência para utilizar em imprevistos; 
  • Investir o dinheiro para gerar novas fontes de renda ou garantir um futuro melhor para as crianças da família;
  • Tirar a emoção e dar lugar à razão para tomar melhores decisões financeiras. 

Como fazer um planejamento familiar?

Para começar a implementar o planejamento financeiro familiar, é possível seguir alguns passos e facilitar ainda mais a missão de trabalhar melhor com o seu dinheiro. Por isso, se você não sabe por onde iniciar, preparamos algumas dicas para você. Confira! 

01 – Liste os seus gastos 

Uma das primeiras ações necessárias para realizar um planejamento financeiro familiar é conhecer todos os gastos. E se você está se perguntando se deveria considerar na lista até mesmo aquele cafezinho na padaria antes de começar o dia, a resposta é SIM! 

Portanto, tenha na ponta do lápis todas as despesas básicas fixas e eventuais da família. Para ter uma média mais realista, o ideal é realizar este levantamento por até três meses. Assim, imprevistos serão desconsiderados e você terá uma noção real do custo mensal e do orçamento familiar.

02 – Categorize as despesas e faça um diagnóstico

Além de ter todos os gastos anotados, é preciso categorizá-los. Isso porque é necessário destacar que toda despesa pode ser essencial ou supérflua. Você pode ir mais além e detalhar ainda mais a categorização, como:

  • Alimentação;
  • Roupas;
  • Móveis;
  • Lazer;
  • Educação;
  • Eletrodomésticos;
  • Impostos;
  • Etc.

Depois de realizar essa separação, ficará muito mais fácil entender quanto direcionar para cada área e o que pode ser excluído do orçamento. Também é importante fazer algumas perguntas para entender a situação atual da família, como:

  • Quanto vocês ganham por mês?
  • Quanto vocês gastam por mês?
  • Qual parcela do dinheiro está comprometida com dívidas?
  • Quais são as despesas fixas e variáveis?
  • Quando vocês precisam por mês caso aconteça algum imprevisto (desemprego, emergência médica etc)

03 – Centralize o controle de gastos 

Um planejamento financeiro familiar, como o próprio nome diz, envolve mais pessoas do que uma estratégia individual, por exemplo. Neste sentido, para manter o controle, aplicativos ou planilhas são instrumentos super eficazes para não deixar a responsabilidade apenas em um membro da família. Alguns apps são: 

  • Mobills;
  • Minhas economias;
  • Organizze;
  • Guia Bolso;
  • Money Lover;
  • Orçamento fácil;
  • Toshl Finance;
  • Monefy;
  • Wisecash.

04 – Definam juntos alguns objetivos

Para ter sucesso em um planejamento financeiro familiar, é preciso ter claro quais são as metas da família. Muitos dos sonhos estão ligados a conquistas que envolvem dinheiro, como realizar uma viagem, comprar um carro ou casa. Por isso, se sentem para listar as metas financeiras da família e depois separe cada um deles por curto, médio e longo prazo. 

Os objetivos são o maior fator de motivação para ter disciplina e seguir o planejamento financeiro. Por isso, uma ideia é colocar todos no papel (literalmente) e deixá-los à vista. Para isso, vocês podem colocar um post-it embrulhando o cartão de crédito, mudar o fundo do papel de parede do computador ou celular com o seu objetivo ou, até mesmo, compartilhar suas metas com amigos e familiares.

05 – Vejam como podem economizar

Criar um plano de “contenção” do dinheiro também é um passo importante para que o planejamento financeiro familiar funcione. Cortem despesas desnecessárias para focar naquilo que realmente importa. Se vocês possuem milhares de streamings assinados, podem repensar em ficar apenas com o que vocês mais utilizam. Se contrataram serviços de banca digital e nem sequer leem, também é algo que pode ser retirado das despesas. 

06 – Tenha uma reserva financeira 

Pode ser muita coisa para pensar, mas um bom planejamento é aquele que está preparado para imprevistos. Por mais que todas as dicas sejam seguidas à risca, não estamos imunes aos imprevistos, como desemprego ou problemas de saúde. 

Por isso, é muito importante ter um fundo de reserva familiar. Não existe uma regra de quantidade exata para economizar, mas você tem um fundo de emergência quando em momentos de dificuldade, você e sua família podem ficar tranquilos de 3 a 6 meses com os gastos fixos e essenciais. 

Planilha de planejamento financeiro 

Ter uma planilha de planejamento financeiro familiar em excel é muito comum pelas pessoas que já aplicam a estratégia de alcançar os objetivos com todos os membros da casa. 

Ela, nada mais é do que uma substituta do velho caderninho de despesas, que ainda é usado por diversas pessoas. Mas fique tranquilo, não existe uma única maneira de fazer uma planilha de gastos. O mais importante é ter todo o controle da sua vida financeira na ferramenta.

Acompanhamento e revisão

O acompanhamento do orçamento mensal é a última fase do planejamento financeiro familiar, mas não existe um tempo para “fim”. Isso porque após definir as metas, é importante monitorar e ajustar, quando necessário, para que os gastos continuem dentro da meta. 

Não é fácil se manter dentro do orçamento e poupar todo mês, principalmente se você acredita que ganha pouco e não consegue economizar. Mas, vale reforçar que tudo isso está ligado em otimizar o seu balanço financeiro e entender os seus ganhos e gastos. 

Sendo assim, lembre sempre a sua família de que cada um exerce um papel importante para a conquista dos resultados. Ou seja, não adianta um membro se doar ao máximo, enquanto os demais continuam com os velhos hábitos. Outras dicas rápidas que podem ajudar são:

  • Evite as compras por impulso;
  • Respeite o seu padrão de vida;
  • Priorize as compras à vista e com desconto;
  • Economizem o máximo que puderem, cada centavo vale;
  • Estude um pouco mais para ter inteligência financeira. 

Além disso, se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como pode otimizar o seu dinheiro e da sua família, deixe um comentário para nós! Aproveite para navegar pelo nosso blog e ficar ainda mais informado sobre finanças.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *