Quanto custa um inventário?
Publicado em 07 mai, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Descubra quanto você vai gastar para fazer um inventário e o que ele é.
Quando uma pessoa morre, todos os seus bens, direitos e dívidas passam para os seus herdeiros. Mas essa transferência pode ser feita de algumas maneiras e os valores variam conforme o estado da federação e a complexidade. Reunimos todas as informações que você deve levar em conta para definir quanto custa um inventário.
O inventário é calculado de acordo com a soma de todos os bens. Imóveis (de acordo com o valor do IPTU), veículos (de acordo com a tabela Fipe), dinheiro em conta corrente ou investimentos. Ele deve ser feito em até 60 dias após o óbito e há multas para quem passar deste prazo.
Inventário judicial ou inventário extrajudicial
Existem dua formas de se fazer um inventário: judicial e extrajudicial. O primeiro é geralmente mais caro e demorado. Isso porque envolve um processo judicial com custas e taxas processuais. O extrajudicial é feito no cartório e, em geral, mais barato. Nele, não deve existir testamento e todos os herdeiros devem ter capacidade civil e estarem de acordo com a partilha dos bens.
No judicial os custos variam de acordo com a complexidade e no extrajudicial é necessário pagar a taxa do cartório. Os valores são definidos de acordo com a herança e variam em cada estado.
ITCMD
É o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). O valor varia em uma tabela de acordo com a soma dos bens, isso é, quanto maior a herança, maior será a faixa, como no Imposto de Renda. Ele é estadual e cada unidade federativa define os critérios e a porcentagem mínima e máxima. As faixas variam entre 1% e 8% e é necessário consultar um cartório ou a Secretaria de Fazenda do seu estado para conhecer o custo.
Advogado
É obrigatória a contratação de um advogado para a realização do inventário. O custo é acertado diretamente com o profissional e geralmente é cobrado de 2% a 10% da soma dos bens. Existem valores recomendados definidos pela tabela da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de cada estado.
Isenção
Se o requerente comprovar que não tem condições de pagar os custos do processo, é possível ter a isenção de todas as taxas. É necessário procurar a Defensoria Pública que fará a análise e o procedimento.
Empréstimo para Inventário
Em muitos casos, é comum recorrer a um empréstimo para o inventário, atentando-se ao prazo de 60 dias para fazer o pedido e evitar multas. Caso deseje vender o bem, use o dinheiro recebido para quitar o inventário. Faça uma simulação de empréstimo online sem compromisso!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!