Como funciona o refinanciamento de dívida?
Publicado em 25 jan, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura
A existência de débitos em aberto tira o sono de muita gente. É uma mistura de medo dos juros e da bola de neve em que aquilo pode se tornar, e da preocupação com a possibilidade de negativação do nome. Se você está nessa situação, o refinanciamento de dívida pode ser a melhor forma de se livrar logo desta dor de cabeça.
Mas como funciona o refinanciamento?
O refinanciamento de dívida nada mais do que uma modalidade de crédito voltada para o consumidor que tem uma ou mais pendências financeiras. O objetivo é consolidar os débitos em apenas uma dívida com juros mais baixos. Este tipo de empréstimo pode ser feito tanto por quem está com o nome em órgãos de restrição ao crédito quanto por aqueles clientes que querem evitar que isso aconteça.
Nem sempre o consumidor consegue fazer este refinanciamento dos débitos que possui, mas uma outra possibilidade de quitar as dívidas com taxas mais baixas é usando outros tipos de empréstimo.
Mas neste caso estou trocando uma dívida por outra? Você estará trocando uma dívida cara por uma mais barata. Com o dinheiro do novo empréstimo poderá pagar à vista seus débitos e conseguir um desconto com o credor. Isso lhe garantirá alguma economia.
O empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito que podem favorecer o endividado que quer resolver sua situação financeira. Os juros são muito mais baixos do que em dívidas de cheque especial, cartão de crédito e outras. É importante que o consumidor faça uma boa pesquisa antes de decidir.
Que dívidas posso refinanciar?
Quase todo tipo de dívida pode ser refinanciada. Isso pode ser feito tanto diretamente com a instituição credora quanto por meio do uso de outras categorias de crédito, realizando assim a quitação total da primeira dívida e optando pelo pagamento de um empréstimo mais barato.
Se você tem uma dívida tributária, deverá procurar os órgãos responsáveis por essa dívida para verificar a possibilidade de refinanciá-la.
Como pedir o refinanciamento de uma dívida?
Você deverá entrar em contato com a instituição credora para verificar as condições oferecidas por ela para a quitação dos débitos. É possível que o próprio credor tenha uma boa oferta para isso. Compare com outras condições que encontrar no mercado e nunca faça um refinanciamento se não tiver condições de honrar com o pagamento.
O empréstimo online para transferência de dívida pode ser uma ótima alternativa quando pensamos em contas com juros altíssimos, como cheque especial ou cartão de crédito.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!