Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Renda passiva: veja como funciona e quais são as vantagens

18 de novembro de 2021

4 minutos de leitura

por Provu

renda passiva

Todo mundo fala que deseja que o dinheiro trabalhe por conta própria. Mas você sabia que isso é possível com a renda passiva? Isso porque ela nada mais é do que aquela renda que você recebe constantemente e não está vinculada ao seu trabalho. 

Ou seja, você aumenta o seu patrimônio financeiro sem precisar trabalhar mais. 

O que é renda passiva?

A ideia de viver de juros é a que mais exemplifica a renda passiva. Entretanto, diferente de ganhar na loteria para ter esse dinheiro, você não precisa contar com a sorte. 

Mesmo que você tire um ano sabático, por exemplo, esse tipo de renda continua sendo paga para você. Isso está diretamente ligado à liberdade financeira. 

Tipos de renda passiva

Deixar o dinheiro na poupança pode até ser uma opção de obter renda. Entretanto, muitos especialistas já afirmaram que esta não é a forma mais rentável. Em primeiro lugar, existem dois tipos de renda passiva mais comuns:

  • Renda passiva com capital: nesta modalidade, os rendimentos de investimento são os maiores exemplos, já que você usa o capital para gerar a sua renda (uma vez aplicado, o dinheiro rende).
  • Renda passiva sem capital: é uma renda não proveniente de outros montantes de capital. Mas sim de lucros de empresas da qual se é sócio, direitos de imagem, royalties, aluguel, etc. 

É possível viver apenas com renda passiva?

É possível viver apenas de renda passiva desde que se tenha um planejamento e disciplina para tal. Isso porque é comum que no início os retornos não sejam tão grandes. Algumas dicas são:

Determine seus objetivos 

Entenda onde está e para onde quer ir. Não é simples acumular um patrimônio que lhe permita sustentar o seu custo de vida sem trabalhar. Sendo assim, é bacana dividir esse objetivo em metas a serem realizadas a cada mês e ano, como o hábito de poupar e investir, por exemplo. 

Conheça seu status atual

Um dos passos mais importante para viver desse tipo de renda é compreender de onde você está começando. Então entenda a sua relação entre trabalho e renda. Ter clareza da sua renda é ideal para tomar as melhores decisões para lucrar e construir o seu patrimônio. 

Elabore o seu orçamento pessoal

Se você quer viver de renda, é preciso ter um orçamento apurado. Com isso, é mais fácil entender qual a sua realidade e planejar com assertividade. Para tal, ao construir um planejamento financeiro:

  • Reveja todos os rendimentos possíveis;
  • Considere as suas despesas;
  • Analise os gastos e mantenha o rigor do seu plano;
  • Faça uma reserva de emergência para, pelo menos, seis meses do seu custo de vida mensal;
  • Evite criar mais dívidas e quite as atuais.

Invista uma parte dos seus ganhos

Com as suas finanças devidamente mapeadas, é preciso construir rendas passivas. Atualmente, a mais segura é a renda com capital. Com isso, é válido separar um percentual dos seus ganhos para, regularmente, investir. 

Como gerar uma renda passiva?

Existem algumas maneiras para obter renda sem precisar trabalhar, vamos apresentar algumas a seguir: 

Poupar

Uma das mais conhecidas formas de renda passiva é poupar. Independentemente se você vai escolher inserir o dinheiro em uma poupança ou em outro meio de investimento, começar a guardar dinheiro para investir em renda passiva já é um grande passo. 

Alugar

Uma outra forma conhecida para viver de renda passiva é o aluguel. Se você tiver imóveis para alugar, pode garantir um valor fixo todos os meses e adquirir uma graninha extra para investir ou ter como renda passiva.

Investir 

Escolher investir também é uma boa maneira de atrair renda passiva. Neste caso, vale analisar o seu perfil de investidor para escolher a melhor aplicação ou até mesclar com objetivos diferentes e ter uma carteira variada. Além da bolsa também é possível pensar em ações para investir em empresas e receber seus dividendos. 

Renda passiva x Renda ativa

A renda passiva é uma das melhores formas de conquistar a independência financeira. Afinal, quem não gostaria de ganhar dinheiro mesmo durante as férias, por exemplo? 

Entretanto, é preciso pensar que este tipo de renda pode ser de risco e aí entra a vantagem da renda ativa, já que com ela as pessoas podem ter oportunidades de aplicar em investimentos mais rentáveis e mais arriscados, com o objetivo de aumentar o seu patrimônio. 

Sendo assim, se você conseguir conciliar as duas rendas, melhor ainda! Você aplica parte da sua renda ativa de maneira que consiga se assegurar de possíveis riscos e ficar mais tranquilo com uma renda extra.

Independente de como você vai conseguir a renda, o fato é que realizar um planejamento financeiro é o pontapé inicial para aumentar o seu patrimônio e gerenciar o seu orçamento. 

Sendo assim, se você deseja viver de renda passiva, o fator tempo é essencial. Comece o quanto antes para atingir seus objetivos e mapear suas estratégias. 

Continue lendo o blog da Provu para conhecer ainda mais o mercado financeiro e outros tipos de investimento. 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *