Renda passiva: veja como funciona e quais são as vantagens
Publicado em 18 nov, 2021
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Todo mundo fala que deseja que o dinheiro trabalhe por conta própria. Mas você sabia que isso é possível com a renda passiva? Isso porque ela nada mais é do que aquela renda que você recebe constantemente e não está vinculada ao seu trabalho.
Ou seja, você aumenta o seu patrimônio financeiro sem precisar trabalhar mais.
O que é renda passiva?
A ideia de viver de juros é a que mais exemplifica a renda passiva. Entretanto, diferente de ganhar na loteria para ter esse dinheiro, você não precisa contar com a sorte.
Mesmo que você tire um ano sabático, por exemplo, esse tipo de renda continua sendo paga para você. Isso está diretamente ligado à liberdade financeira.
Tipos de renda passiva
Deixar o dinheiro na poupança pode até ser uma opção de obter renda. Entretanto, muitos especialistas já afirmaram que esta não é a forma mais rentável. Em primeiro lugar, existem dois tipos de renda passiva mais comuns:
- Renda passiva com capital: nesta modalidade, os rendimentos de investimento são os maiores exemplos, já que você usa o capital para gerar a sua renda (uma vez aplicado, o dinheiro rende).
- Renda passiva sem capital: é uma renda não proveniente de outros montantes de capital. Mas sim de lucros de empresas da qual se é sócio, direitos de imagem, royalties, aluguel, etc.
É possível viver apenas com renda passiva?
É possível viver apenas de renda passiva desde que se tenha um planejamento e disciplina para tal. Isso porque é comum que no início os retornos não sejam tão grandes. Algumas dicas são:
Determine seus objetivos
Entenda onde está e para onde quer ir. Não é simples acumular um patrimônio que lhe permita sustentar o seu custo de vida sem trabalhar. Sendo assim, é bacana dividir esse objetivo em metas a serem realizadas a cada mês e ano, como o hábito de poupar e investir, por exemplo.
Conheça seu status atual
Um dos passos mais importante para viver desse tipo de renda é compreender de onde você está começando. Então entenda a sua relação entre trabalho e renda. Ter clareza da sua renda é ideal para tomar as melhores decisões para lucrar e construir o seu patrimônio.
Elabore o seu orçamento pessoal
Se você quer viver de renda, é preciso ter um orçamento apurado. Com isso, é mais fácil entender qual a sua realidade e planejar com assertividade. Para tal, ao construir um planejamento financeiro:
- Reveja todos os rendimentos possíveis;
- Considere as suas despesas;
- Analise os gastos e mantenha o rigor do seu plano;
- Faça uma reserva de emergência para, pelo menos, seis meses do seu custo de vida mensal;
- Evite criar mais dívidas e quite as atuais.
Invista uma parte dos seus ganhos
Com as suas finanças devidamente mapeadas, é preciso construir rendas passivas. Atualmente, a mais segura é a renda com capital. Com isso, é válido separar um percentual dos seus ganhos para, regularmente, investir.
Como gerar uma renda passiva?
Existem algumas maneiras para obter renda sem precisar trabalhar, vamos apresentar algumas a seguir:
Poupar
Uma das mais conhecidas formas de renda passiva é poupar. Independentemente se você vai escolher inserir o dinheiro em uma poupança ou em outro meio de investimento, começar a guardar dinheiro para investir em renda passiva já é um grande passo.
Alugar
Uma outra forma conhecida para viver de renda passiva é o aluguel. Se você tiver imóveis para alugar, pode garantir um valor fixo todos os meses e adquirir uma graninha extra para investir ou ter como renda passiva.
Investir
Escolher investir também é uma boa maneira de atrair renda passiva. Neste caso, vale analisar o seu perfil de investidor para escolher a melhor aplicação ou até mesclar com objetivos diferentes e ter uma carteira variada. Além da bolsa também é possível pensar em ações para investir em empresas e receber seus dividendos.
Renda passiva x Renda ativa
A renda passiva é uma das melhores formas de conquistar a independência financeira. Afinal, quem não gostaria de ganhar dinheiro mesmo durante as férias, por exemplo?
Entretanto, é preciso pensar que este tipo de renda pode ser de risco e aí entra a vantagem da renda ativa, já que com ela as pessoas podem ter oportunidades de aplicar em investimentos mais rentáveis e mais arriscados, com o objetivo de aumentar o seu patrimônio.
Sendo assim, se você conseguir conciliar as duas rendas, melhor ainda! Você aplica parte da sua renda ativa de maneira que consiga se assegurar de possíveis riscos e ficar mais tranquilo com uma renda extra.
Independente de como você vai conseguir a renda, o fato é que realizar um planejamento financeiro é o pontapé inicial para aumentar o seu patrimônio e gerenciar o seu orçamento.
Sendo assim, se você deseja viver de renda passiva, o fator tempo é essencial. Comece o quanto antes para atingir seus objetivos e mapear suas estratégias.
Continue lendo o blog da Provu para conhecer ainda mais o mercado financeiro e outros tipos de investimento.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!