4 sinais de que sua saúde financeira vai mal
Publicado em 30 dez, 2016
Atualizado em 24 fev, 2023
1 min de leitura

O desemprego no país bateu mais um recorde. Já são mais de 12 milhões de brasileiros sem emprego e a crise deve continuar afetando os trabalhadores, por isso, com certeza não é um bom momento para ficar no vermelho. Mais do que nunca é importante que você fique atento à sua saúde financeira.
Sinais de que sua saúde financeira vai mal
Quantos destes sinais abaixo fazem parte de seu presente? Cuidado, quanto mais eles forem verdadeiros para você, maior a chance de sua saúde financeira estar indo mal.
1 – Todo mês você torce para conseguir pagar todas as contas
Todo mês é a mesma coisa. Você conta os dias para o pagamento do salário e torce para que ele seja suficiente para pagar as contas do mês, pelo menos. Existe uma expressão que define esta atitude: “Viver de salário em salário”.
Levar essa vida faz rapidamente você entra em uma espiral de dívida de cartão de crédito. Além disso, juntar um patrimônio quando se está nessa situação fica muito complicado. Ligue o alerta vermelho e tente tomar controle de suas finanças novamente.
2 – Você não tem reservas
Independentemente de você ser funcionário público, empregado de uma grande empresa ou mesmo dono do próprio negócio, ter uma reserva é muito importante para lidar com situações críticas. Doenças, dívidas inesperadas ou outras situações podem aparecer a qualquer momento e quando você não se prepara para isso, facilmente poderá cair no negativo.
Estabeleça metas e se comprometa a sempre guardar um pouco. Isso lhe ajudará em momentos importantes e permitirá que sua saúde financeira seja mantida.
3 – Você só consegue pagar o mínimo do cartão de crédito
Se você já chegou em um nível em que não consegue pagar mais do que o mínimo do cartão, alerta vermelho ligado e luzes piscantes. Os juros do rotativo fazem sua dívida crescer de forma muito rápida e acabam com sua saúde financeira.
Chegou nessa situação? Então é hora de anotar todas as suas dívidas em um papel, cortar os custos possíveis e se organizar para pagar o quanto antes o saldo devedor. Se necessário, um empréstimo pessoal pode ser uma boa solução, pois os juros serão mais baixos.
4 – Você nem ao menos sabe quanto gasta por mês
Alguém te pergunta quanto você gasta de luz, cartão de crédito, água, gás, etc, e você não tem nenhuma destas respostas. Alerta laranja. Quem fica nessa situação se descontrola e entra no vermelho muito fácil, pois gasta sem saber se pode gastar.
Tenha muito cuidado se está nessa situação, pois ainda há chance de você reverter isso e proteger sua saúde financeira.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!