Taxa Selic e inflação: Como isso afeta a economia ?
Publicado em 01 jul, 2020
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Muitas são as nomenclaturas do mercado financeiro, mas nem sempre todas são simples de entender logo de cara, como o caso da Taxa Selic e inflação, por exemplo. Por isso, neste post vamos procurar explicar o que é cada uma dessas palavras, qual a relação entre as duas e como elas influenciam o mercado como um todo.
O que é a taxa Selic
Muitas vezes ouvimos falar sobre a famosa taxa Selic e sobre as reuniões da Copom para decidir sobre ela, contudo, você realmente sabe como ela funciona?
A sigla SELIC é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela nada mais é que um sistema computadorizado usado pelo governo, a cargo do Banco Central, para que exista controle na emissão, compra e venda de títulos. Esta taxa, também conhecida como taxa básica de juros, é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.
O que é inflação?
A inflação é utilizada para justificar o aumento no preço de serviços, aluguel, produtos, salários, entre outros. Ela indica um aumento contínuo ou geral dos preços de diversas categorias importantes no cotidiano das pessoas. Quando falamos em economia, temos a chamada cesta de produtos, que abrange alimentação, vestuário, habitação, transporte, saúde, educação, despesas pessoais e comunicação.
Então, se a inflação aumenta ou diminui, todos estes aspectos acabam sentindo o impacto deste indicador.
Como a taxa Selic influencia sua vida
Trouxemos abaixo quatro situações em que a taxa Selic influencia seu cotidiano:
Consumo
O Banco Central utiliza os juros altos quando a inflação do país está acima da meta, reduzindo desta forma o consumo e forçando a queda dos preços. Quando a inflação tem queda, o BC derruba os juros, pois assim estimula o consumo. Ou seja, a taxa Selic influencia bastante o mercado como um todo.
Investimentos
Quando a taxa básica de juros está alta, há a garantia de bons rendimentos das aplicações renda fixa, especialmente títulos do governo, que acompanham a variação da Selic. Conforme há um aumento da taxa, mais os rendimentos dessas aplicações aumenta. Já no caso da poupança, ocorre o oposto.
Emprego
O desemprego no país também é influenciado pela taxa Selic. Quanto mais alta, mais as empresas são desestimuladas a contratarem, porque investem menos. Com a queda há mais chances de melhora na expectativa de contratação
Empréstimos e financiamentos
Os juros do cheque especial e financiamentos costumam ser norteados pela taxa Selic. Contudo, ainda que haja a redução da taxa, não há uma redução imediata destes juros.
Qual a relação entre a taxa SELIC e a inflação?
A SELIC é uma ferramenta que o governo utiliza para controlar a inflação (IPCA). Quando o governo aumenta a taxa Selic, o dinheiro acaba se tornando “mais caro”, dificultando o acesso até ele. Com isso, os juros do cartão de crédito, empréstimo e cheque especial ficam ainda maiores. Da mesma forma, quando há uma redução na Selic, a intenção é movimentar a economia e trazer crescimento (com acesso ao dinheiro, as pessoas acabam consumindo mais).
A taxa de juros do meu empréstimo já feito pode mudar? Ou apenas para os novos?
Viu só como não foi tão complicado assim de entender a Taxa Selic e a Inflação? Se você ainda tem dúvidas, não exite em deixar um comentário para nós.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!