Trabalhador autônomo: Quais são as vantagens e os direitos?
Publicado em 03 jul, 2020
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Trabalhador autônomo: afinal, o que compõe essa categoria? este profissional é categorizado justamente por não possuir vínculo com nenhuma empresa. Com isso, ele tem uma grande autonomia financeira e profissional, ou seja, não é um funcionário efetivo.
Quais as principais características de um trabalhador autônomo?
As principais e resumidas características dos profissionais autônomos são:
- Pode ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
- Não precisa apresentar certificações/habilitações;
- Não tem vínculo empregatício (sem carteira assinada);
- Pode prestar serviços a pessoas físicas ou jurídicas diferentes;
- Possui maior flexibilidade de horários (mas também de salários);
- Responde por seus próprios erros;
- Deve pagar determinados tributos;
- Não está subordinado a uma cadeia hierárquica.
Quais são os direitos dos trabalhadores autônomos?
Apesar de ser um profissional sem vínculo empregatício com nenhuma instituição privada, o trabalhador autônomo pode prestar contas e se responsabilizar pelos seus próprios encargos como um contribuinte individual. Com isso, será possível ter acesso a quase todos os direitos oferecidos a um profissional convencional (registrado).
Quando um trabalhador autônomo decide arcar com seus direitos trabalhistas, deve procurar o INSS para se cadastrar como um contribuinte. Após isso, deverá ser responsável pelos recolhimentos mensais relativos às atividades que desempenha. Tais recolhimentos garantirão os direitos de:
- Aposentadoria por idade, invalidez, por tempo de contribuição ou especial;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão em caso de morte;
- Auxílio doença;
- Salário-maternidade.
Qual a diferença de um trabalhador autônomo e trabalhador liberal?
Apesar de muitas pessoas acharem que os dois termos significam a mesma coisa, isso não é verdade. Ao contrário do trabalhador autônomo, o trabalhador liberal pode ter vínculos empregatícios com uma ou mais empresas. Para trabalhar dessa maneira, o profissional precisa ter um certificado e qualificação para comprovar suas habilidades. Alguns exemplos de profissionais liberais são:
- Advogados;
- Professores;
- Jornalistas;
- Médicos;
- Dentistas;
- Etc.
Por esse motivo, os trabalhadores liberais costumam ser sindicalizados e ter registro em conselho, ao qual pagam taxas anuais.
Quais as vantagens e desvantagens de um trabalhador autônomo?
Ok, trabalho autônomo, bacana e tudo mais. Mas, afinal, ser um trabalhador por conta própria é vantajoso ou não? Bom, como tudo na vida tem o seu lado positivo e negativo. Vamos conhecê-los a seguir:
Vantagens de ser um trabalhador autônomo
Flexibilidade: um dos principais pontos positivos, que as pessoas costumam identificar logo de cara, é o fato de poder definir o seu próprio horário de atividades. Ou seja, não é preciso seguir um modelo fixo de uma empresa ou chefe.
Você é o seu próprio chefe: como destacado acima, não existe uma hierarquia a ser obedecida. Entretanto, é preciso lembrar que uma coisa deve compensar a outra e a sua disciplina deve ser indispensável para conseguir dar conta do recado e não se prejudicar.
Não exige uma formação na faculdade: bom, pelo menos na maioria dos casos não é preciso apresentar um documento que comprove as suas habilidades. Seu produto, serviço e resultados farão isso por conta própria.
Tributos: por ser autônomo e não vinculado ao modelo CLT, o trabalhador autônomo tem uma carga tributária menos pesada.
Desvantagens de ser um trabalhador autônomo
Benefícios: não assumir um vínculo empregatício também não lhe dá o direito a certos privilégios trabalhistas, como carteira assinada e outros benefícios:
- 13º salário;
- Férias;
- FGTS;
- Folga remunerada;
- Horas extras;
- Vale-transporte;
- Plano de saúde;
- Vale-refeição;
- Gratificações;
- Entre outros.
Aposentadoria: por ser autônomo, você precisará pensar na sua aposentadoria, controlando por conta própria qual o tipo de planejamento fará para ter uma garantia quando resolver parar de trabalhar. Ao pagar o INSS sozinho, existe o benefício de que o valor é menor, correspondendo a 11% do salário mínimo.
Falta de controle no orçamento: por não ter renda definida, sem um planejamento adequado, é muito fácil acabar prejudicando o controle do orçamento e a programação para o futuro.
Ideias para ser autônomo
Cuidador de pets: que gosta de animais vai adorar a ideia de poder ter contato com os bichinhos todos os dias. Você pode oferecer o seu serviço como cuidador enquanto os donos vão ao trabalho, à faculdade ou até mesmo viajar. Nem sempre essas pessoas têm com quem deixar os seus queridos animais e você pode solucionar este problema.
Professor particular: se você domina a arte de alguma área e sabe que pode ensinar às pessoas, ser professor é uma ótima opção para trabalhar como autônomo. Aula de reforço, de violão, canto ou qualquer outra coisa pela qual as pessoas procuram.
Técnico de computador: uma outra opção interessante e que tem bastante procura é o mercado digital. Você pode optar por consertar computadores, formatar máquinas ou oferecer aulas de como navegar pela internet para as pessoas de mais idade.
Coach: você já deve ter ouvido falar neste termo. O “coach” é definido como a pessoa que tem o objetivo de ajudar o cliente a refletir sobre a vida, carreira, metas e desejos. Para atuar na área, é preciso se capacitar em uma formação de, pelo menos, 80 horas, até de ter a certificação e reconhecimento de credibilidade. Você pode ser:
- Coaching profissional;
- Coach de performance;
- Coach corporativo;
- Coach de carreira;
- Coach de liderança;
- Coach de vendas;
- Coach de equipes;
- Coaching pessoal:
- Coach de relacionamento;
- Coach financeiro;
- Coach espiritual;
- Coach esportivo;
- Coach de inteligência emocional;
- Coach de emagrecimento.
Vendedor de doces: não importa se é bolo de pote, brigadeiro, cocada ou qualquer outro doce que você tenha o dom de fazer. Essa é uma ótima maneira de lucrar como autônomo. Se salgados são sua especialidade, também é possível optar pelo sabor.
Babá: essa é uma profissão que vai precisar de pessoas atuantes sempre! Por isso, aproveite as oportunidades de cuidar de crianças, caso você tenha paciência, boa organização e zelo com esses pequenos seres.
Organizador de festas: nos dias de hoje, muitos pais acabam ficando sem tempo para planejar a festa dos filhos ou então suas próprias festas. Por isso, está aí uma grande oportunidade para você trabalhar na área de eventos. Vale organizar decoração, lembrancinhas, fotógrafo ou escolher o melhor salão de festas.
Autônomos podem fazer empréstimo ou financiamento?
Existem diversos tipos de crédito no mercado. Uma modalidade comum é o empréstimo consignado, que desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento. Sendo assim, este não é o tipo de empréstimo para autônomo que vai suprir as necessidades para este profissional. Quem está em busca de crédito e trabalha por conta própria, pode recorrer a outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal online, por exemplo.
Mesmo sem vínculo empregatício, é preciso apresentar algum documento que comprove alguma renda. No caso da Provu, se você é autônomo e ainda não tem CNPJ isso não é um problema. Nós fazemos empréstimo PESSOAL e por isso apenas o CPF é analisado durante a solicitação de empréstimo.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!