Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Balanço Patrimonial: O que é e como fazer na sua empresa?

Publicado em 24 mar, 2023

Atualizado em 18 abr, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

Você sabe exatamente como está a situação contábil da sua empresa? Conhece todos os detalhes dos ativos e passivos dela?

Pois é, essas são apenas algumas das muitas questões que exigem a atenção de quem empreende. E uma das ferramentas que podem ser usadas para ter controle sobre elas é o balanço patrimonial. Esse recurso, indispensável para a organização financeira de qualquer empresa, é um forte aliado dos gestores e das equipes contábeis.

Se você não sabe exatamente do que se trata, chegou ao texto certo: aqui, vamos explicar o que é balanço patrimonial, qual é a sua importância e quais pontos não podem ficar de fora da análise.

O que é balanço patrimonial?

Pense no balanço patrimonial como um levantamento contábil e financeiro completo. Então não estamos falando de um simples demonstrativo, e sim de um relatório que detalha a situação financeira e patrimonial da empresa, em um determinado período, de forma quantitativa e qualitativa.

Como o próprio nome sugere, o balanço patrimonial analisa o patrimônio de um negócio, isto é, tudo que o CNPJ em questão possui (lucro, propriedades etc), seus ativos financeiros. Além disso, inclui também tudo aquilo que tira dinheiro do caixa e tudo que a empresa deve, ou seja, os passivos. Portanto, estamos falando de um documento bem mais complexo que o balanço de fluxo de caixa, por exemplo.

E o que é o balanço patrimonial projetado? 

Além do balanço patrimonial “regular”, que vamos te contar mais daqui a pouco, existe também um outro levantamento de natureza similar: o balanço patrimonial projetado.

A grande diferença entre eles, como você pode imaginar, é que o balanço patrimonial projetado traz justamente uma projeção do futuro, isto é, funciona como uma espécie de previsão da situação financeira que a empresa deve apresentar em meses seguintes.

O balanço projetado é um recurso usado para analisar as expectativas de crescimento da companhia. Por isso, é especialmente útil para quem está em busca de investidores.

Para que serve o balanço patrimonial? 

Aqui, mais uma vez, o próprio nome do balanço patrimonial revela muita coisa: por ser um balanço, ele tem como objetivo principal analisar o equilíbrio entre os ativos e os passivos da empresa. É a partir dessa análise que os gestores da empresa conseguem entender consistentemente como anda o comportamento dela em relação às finanças.

Com uma lista detalhada de tudo que a companhia tem e do que ela deve, você consegue tomar decisões mais assertivas em relação à administração do patrimônio, certo? Assim como se a empresa está passando por maus bocados, o balanço patrimonial pode ser a chave para descobrir quais bens podem ser liquidados para quitar possíveis débitos, por exemplo.

Então, de forma super resumida, esse levantamento é uma ferramenta crucial para conduzir as finanças da empresa de maneira estratégica, o que pode ter grande influência no desempenho dos negócios.

Quando calcular o balanço patrimonial? 

Mas se o balanço patrimonial é tão importante assim, em que situações ele deve ser elaborado?

Bem, como mencionamos, os dados que aparecem no balanço patrimonial sempre se referem a um período de análise específico. Geralmente, é levado em consideração o período de ano-exercício, isto é, o ciclo de 12 meses que se inicia em janeiro e termina em dezembro. O comum é que o balanço seja elaborado no último mês do ano e apresentado no início do ano seguinte.

No Brasil, aliás, o balanço patrimonial anual é obrigatório por lei para quase todas as empresas. As exceções são os empreendimentos que se enquadram na categoria de MEI (Microempreendedor Individual).

Como fazer balanço patrimonial do jeito certo? 

Na hora de fazer o balanço patrimonial, é importante se atentar a alguns preparativos. Dá para afirmar que o primeiro passo na elaboração é separar toda a documentação referente ao fluxo financeiro da empresa no período de análise. Por isso, é super importante guardar com cuidado certidões, contratos, notas fiscais e outros tipos de documentos comprobatórios.

Em seguida, é feita a escrituração do Livro Diário, o registro em que são anotadas todas as movimentações financeiras e fatos contábeis da empresa. A partir daí, o contador responsável pela elaboração separa os dados que serão analisados no balanço patrimonial.

O que deve ser analisado no balanço patrimonial? 

A essa altura, você pode estar se perguntando que informações precisam constar no balanço. Bem, embora a estrutura do balanço patrimonial possa variar um pouco a depender das necessidades contábeis de cada empresa, em geral, há três elementos indispensáveis que precisam ser detalhados no levantamento: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Como vimos, a parte de ativos se refere aos bens que são de posse da empresa. Isso inclui recursos financeiros, veículos, imóveis, equipamentos, maquinário e até mesmo posses digitais, como softwares. Em resumo, nessa parte, entra tudo que a empresa pode colocar à venda para transformar em recursos caso a necessidade surja. Também constam como ativos os valores ou bens que a companhia está para receber em momentos futuros.

Na parte dos passivos, por outro lado, constam as obrigações financeiras do negócio. Estamos falando daqueles gastos básicos, como custos operacionais (aluguel de espaços, contas de luz e internet, remuneração de funcionários etc) e despesas (com matéria-prima e logística, por exemplo). Além disso, devem ser levados em consideração tributos, pagamento de fornecedores, valores que a empresa deve e qualquer outra coisa capaz de sugar recursos.

Por fim, o patrimônio líquido, que também deve aparecer no balanço patrimonial, é resultado de quando você calcula a diferença entre os ativos e os passivos. Ele corresponde, basicamente, aos valores e bens que a empresa realmente possui em caixa. É, portanto, o capital próprio do negócio em questão.

Além dessas três informações básicas, o balanço patrimonial deve trazer também as datas de início e fim da análise, isto é, o período a que o levantamento se refere.

Por que o balanço patrimonial é importante para empresas e lojistas? 

Você concorda que o primeiro passo para melhorar qualquer coisa é conhecê-la a fundo?

Pois bem, na administração de empresas, não é diferente. Para negócios de todos os portes e segmentos, o balanço patrimonial é uma ferramenta indispensável para que os gestores compreendam verdadeiramente a saúde financeira do empreendimento.

Afinal, esse é um levantamento que dispõe de maneira bem detalhada os valores e bens com os quais a empresa efetivamente pode contar. Portanto, traz à tona pontos que, no dia a dia, podem passar despercebidos. Com ele, fica mais fácil entender o que precisa ser modificado em termos de estratégias e processos internos para que o negócio tenha um desempenho melhor no futuro.

O que acontece se uma empresa não tem balanço contábil? 

Uma empresa que negligencia o balanço patrimonial sempre corre grandes riscos de cair na desorganização financeira. Afinal, ao deixar de lado um dos elementos mais importantes da administração contábil, a gestão pode não se atentar a desequilíbrios orçamentários que exigiriam ações corretivas ou paliativas.

As consequências de não fazer corretamente o balanço patrimonial são várias. Sem isso, a companhia fica impossibilitada de solicitar recuperação judicial, não consegue usar informações contábeis como evidências em possíveis processos tributários, enfrenta dificuldades para definir o que pertence a cada sócio em caso de dissolução etc.

Além disso, vale lembrar que a elaboração anual do balanço patrimonial é uma obrigação, segundo as determinações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Conclusão 

Depois de todas essas explicações, não restam dúvidas de que o balanço patrimonial precisa ser levado a sério, não é mesmo?

Esse levantamento contábil é importantíssimo para a análise da situação financeira de qualquer empresa. Afinal, ele facilita a visualização de todas as questões ligadas ao patrimônio, incluindo o fluxo de ativos e passivos e o resultado da conta, isto é, o patrimônio líquido. A partir disso, é possível corrigir desequilíbrios e traçar estratégias administrativas mais eficientes.

Vale lembrar que, por ser um documento obrigatório e cheio de particularidades burocráticas, o balanço patrimonial deve ser elaborado por um contador.

Se você acha que este conteúdo te ajudou a entender melhor o funcionamento e a importância do balanço patrimonial, não deixe de conferir nossos outros posts aqui do Blog da Provu. Eles estão cheios de informações preciosas para quem se interessa por empreendedorismo, finanças e mercado financeiro.

E já que falamos bastante sobre lojistas e empresas, se você é dono ou dona de uma, ou trabalha com isso na sua empresa, já pensou em alavancar suas vendas parceladas recebendo à vista e sem taxas?

Se sim, vem conhecer a Provu Boleto Parcelado! Tornando-se uma loja parceira, o seu cliente pode comprar parcelado com a gente sem nem precisar de um cartão de crédito.

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Sem comentários ...

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.