Capital Circulante Líquido: O que é e como melhorá-lo na sua empresa?
Publicado em 28 fev, 2023
Atualizado em 18 abr, 2023
1 min de leitura
Se você é novo no mundo do empreendedorismo e acabou de abrir a sua própria empresa, é importante descobrir o que significam alguns termos financeiros, certo? Assim os riscos diminuem e você pode aproveitar melhor o tempo tomando decisões que alavanquem suas vendas!
Hoje, vamos falar sobre o capital circulante líquido. A princípio, ele serve para você descobrir se a saúde financeira do seu negócio está em dia.
O capital circulante líquido é um dos indicadores que possibilitam essa avaliação para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Através do cálculo, você vai saber se a sua empresa tem capital de giro para pagar seus custos e despesas, girar o estoque e, claro, se manter funcionando no curto prazo.
Vamos lá!
O que é capital circulante líquido - (CCL)
Antes de entender o que é o capital circulante líquido, você precisa conhecer o conceito geral de capital circulante e também o de passivo circulante.
O capital circulante da sua empresa é tudo aquilo que se considera como bens ou recursos que possuem mais liquidez. Ou seja, o que pode ser convertido em dinheiro ou rapidamente consumido.
Com isso, podem ser incluídos no cálculo do capital circulante da sua empresa:
- Boletos de cobrança emitidos
- Dinheiro em caixa
- Aplicações financeiras de curto prazo
- Recebíveis de vendas com cartões de crédito
- Mercadorias em estoque
- Matérias-primas e insumos
- Saldo da conta PJ
O capital não circulante engloba os recursos e bens que não podem ser convertidos em dinheiro em um período menor que 12 meses (máquinas, investimentos de longo prazo, equipamentos, etc.).
Como calcular capital circulante líquido?
Para fazer o cálculo, você só precisa subtrair o passivo circulante do ativo circulante. Portanto, a fórmula utilizada é:
CCL = ativo circulante (AC) - passivo circulante (PC)
Sendo assim, para calcular o CCL, você precisa ter os valores do ativo circulante e do passivo circulante primeiro. Para isso, é só fazer o cálculo das contas a pagar e a receber no período de até um ano.
O resultado é o balanço patrimonial da sua empresa.
Ainda, você pode usar o controle de fluxo de caixa para chegar aos valores de que precisa. De qualquer forma, você precisa encontrar o montante das contas a pagar e a receber.
Qual a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa?
Bom, o fluxo de caixa é o relatório contábil que cuida do fluxo de dinheiro da sua empresa em um determinado período. Ou seja, através dele, você sabe das entradas e saídas do caixa no período analisado.
Já o capital de giro é a quantia reservada que existe no caixa para pagar as contas neste mesmo período.
O que conseguimos entender com isso?
Precisamos do fluxo de caixa para saber qual é o capital de giro!
Dicas para melhorar a gestão do CCL
Como você pôde perceber, a gestão do CCL é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio.
Antes de tudo, é importante que você considere o modelo de negócio da sua empresa para melhorar a gestão do capital circulante líquido e garantir mais recursos à sua disposição.
Uma das medidas possíveis é que você tenha um maior controle em relação ao volume de aquisição e giro dos estoques. Afinal, esse é um dos fatores que podem afetar o CCL.
Outra dica é oferecer vários meios de pagamento para aumentar as vendas e, assim, o capital circulante.
Inclusive, a Provu pode te ajudar com isso: ofereça a opção de pagamento no boleto parcelado para seus clientes, uma solução para o consumidor parcelar sem cartão e você receber o valor integral da compra, sem taxas!
Além disso, considere também negociar prazos com fornecedores, para equilibrar as contas a receber e a pagar. Isso ajuda bastante a manter o fluxo de caixa e o CCL positivos.
Conclusão
Montar o seu próprio negócio é um desafio que pode valer a pena enfrentar!
Ter o conhecimento de termos e conceitos do mundo financeiro é muito importante para a saúde financeira da sua empresa, mas lembre-se: para evitar erros, mesmo que você tenha uma noção de como fazer os cálculos, contrate um profissional da contabilidade.
Sempre damos essa dica final para ajudar você a evitar futuros problemas ou até prejuízos que podem acontecer quando o financeiro de um negócio não é administrado corretamente!
Alguma dúvida? Conta pra gente!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!