O que fazer com o consignado em caso de demissão?
Publicado em 08 set, 2017
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Quando você tem um empréstimo consignado e pede demissão ou é mandado embora, o crédito ainda precisa ser pago e é possível que você precise fazer uma renegociação com o banco. Mas vamos explicar melhor como isso funciona.
Empréstimo consignado em caso de demissão
Em geral o empréstimo consignado é uma boa opção para quem é funcionário público ou trabalha com carteira assinada em uma empresa com convênio com um banco. Ele é um tipo de crédito mais barato, justamente porque suas parcelas são debitadas diretamente do salário do consumidor.
Quando o cliente que tem um crédito consignado é demitido ou pede demissão, ele precisa buscar a instituição financeira para quitar o restante das parcelas daquele empréstimo. Isso pode ser feito diante de uma renegociação, que poderá acarretar juros mais altos, pois não será mais um empréstimo consignado, ou por meio do pagamento da quantia faltante.
É importante observar, principalmente se estiver mudando de emprego duas opções para a renegociação: tomar um novo crédito, até mesmo em outra instituição que lhe ofereça juros mais baixos; ou verificar se sua nova empresa possui convênio com algum banco para solicitar um novo consignado.
Lembre-se, é muito provável que tomar um outro empréstimo com juros mais baixos seja a maneira mais barata de quitar aquele consignado que perdeu a característica da consignação.
Desconto do empréstimo consignado na rescisão do contrato de trabalho
Infelizmente ainda é comum que as pessoas assim um contrato sem ler. O que passa assim muitas vezes desapercebido no caso do empréstimo consignado é que o contrato autoriza que o banco desconte até 30% do valor da rescisão para quitar parte do crédito.
Isso significa que se você tem R$ 15 mil para receber pela rescisão do trabalho, a empresa poderá descontar até R$ 5 mil para pagar parte do empréstimo que você tem com o banco conveniado.
Se o consumidor assinou o contrato com esta cláusula, não há o que fazer. Por isso é muito importante sempre ler o contrato antes de assinar.
Vale destacar ainda, que mesmo que a empresa tenha descontado até 30% de sua rescisão para o pagamento do empréstimo, ainda poderá haver dívida, dependendo de quanto há a receber e do valor pendente da dívida.
Como fica o empréstimo se a empresa faliu?
Quando uma empresa declara falência e o funcionário tem um empréstimo consignado, a dívida não deixa de existir. Caso a empresa não pague o dinheiro devido da rescisão, será necessário buscar um advogado trabalhista.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!