7 dúvidas comuns sobre empréstimo pessoal
Publicado em 24 mai, 2017
Atualizado em 18 abr, 2023
1 min de leitura
Todos os dias milhares de pessoas procuram por empréstimo pessoal, mas nem todo mundo entende exatamente como esta modalidade de crédito funciona. É comum recebermos dúvidas aqui no blog, em nossas redes sociais, por e-mail e até mesmo por telefone.
Pensando em ajudar estas pessoas, separamos sete dúvidas muito comuns entre quem procura crédito. Se não respondermos a sua, deixe a pergunta nos comentários.
1. O que é empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por bancos ou financeiras. Nesta opção não existem tantas condições aos clientes. Em geral, a pessoa que faz um pedido de empréstimo pessoal passa por uma análise de crédito, que permite se saber se ela terá condições de pagar.
2. Quanto posso tomar de empréstimo?
O valor máximo de empréstimo disponibilizado considera diversas variáveis, sendo a renda apenas uma delas. Na Lendico o valor do empréstimo pessoal pode variar entre R$ 2.500 e R$ 50 mil.
3. Posso ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo?
Sim, mas isso depende da análise financeira feita pela instituição e também serão considerados outros fatores. Vale lembrar ainda que antes de tomar um novo crédito você deve verificar se realmente terá condições de arcar com ambos.
4. Quem pode pedir?
O empréstimo pode ser solicitado por pessoas maiores de idade, que tenham conta corrente e que possam comprovar renda. Contudo, toda solicitação passa por uma análise de crédito e o pedido não garante a aprovação.
5. Pode pedir estando negativado?
Existem instituições que trabalham com linhas de crédito para negativados, mas neste caso os juros são altos e há mais restrições quanto ao limite e ao prazo de pagamento. Na Lendico não há esta opção de crédito.
6. Se meu nome não está negativado, sou automaticamente aprovado?
Não. A ausência de restrições no CPF não é o único fator determinante para a aprovação do crédito.
7. Qual a taxa de juro?
Depende. Além de ter diferença de uma instituição para outra, em algumas, como na Lendico, a taxa pode variar conforme a análise de crédito. Lembre-se também de sempre olhar para o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo. É nele que você tem todos os custos envolvendo o pagamento do valor solicitado.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!