6 coisas que você precisa avaliar antes de começar um negócio
Publicado em 01 nov, 2016
Atualizado em 24 fev, 2023
1 min de leitura

Na última sexta-feira, 28 de outubro, fizemos a apresentação de um Facebook Live na Provu que trouxe como tema Empreendedorismo Feminino e Finanças e falou sobre as principais dúvidas de quem está começando um negócio em relação à como organizar as contas. Contamos com a participação especial de Ana Fontes, empresária e idealizadora da Rede Mulher Empreendedora.
Trazemos aqui um resumo as principais perguntas respondidas por Ana durante a entrevista conduzida por nossa Assessora de Imprensa, Graziele Oliveira e dicas para começar um negócio. Confira!
Quais são os principais conselhos para quem está começando um negócio?
- É fundamental testar seu produto, sua ideia de negócio com o público que você quer alcançar. Assim você saberá se está indo no caminho certo.
- Você não precisa ter uma única fonte de recurso para começar. Você pode optar, por exemplo, por se desfazer de patrimônios como carro para ter como iniciar o empreendimento. Pedir um empréstimo também pode ser uma fonte de recurso.
- Empreender é risco. Não há fórmula mágica e não é simples. Por isso, você precisa se organizar. É preciso entender que você poderá não ter dinheiro do negócio por de 2 a 3 anos.
- Foque o recurso do negócio para desenvolver o negócio e não para a infraestrutura. Por exemplo, ao invés de aplicar o dinheiro em um escritório maior e mais preparado, prefira investir em marketing e comunicação para divulgar o negócio. Todos os recursos devem ser usados para crescer a empresa.
O que as pessoas não consideram quando começam de negócio e o tema é finanças?
- Muita gente acha que o negócio não é risco, mas ele é 100% de risco.
- Muitos acham que marketing e comunicação não é investimento, mas são áreas muito importantes.
- Um grande erro é misturar finanças pessoais e da empresa. Você pode usar seu recurso pessoal para usar na empresa, mas isso precisa ser feito de forma estruturada e controlada. É preciso saber exatamente quanto você está gastando.
- Usar o cartão de crédito pessoal para comprar coisas para a empresa pode ser perigoso e é preciso ter muito controle.
Como avaliar se um empréstimo é um negócio para a empresa?
- É preciso avaliar os juros do empréstimo se quer usá-lo para capital de giro. Os juros têm que entrar na conta da empresa
- Empréstimo bom para a empresa é aquele que é para fazer negócio.
- O quanto você vai precisar para começar, seja de empréstimo ou de recursos próprios, vai depender de diversos fatores. É preciso calcular no entanto se você está ganhando mais com seus investimentos ou com um empréstimo ou outro tipo de crédito.
- Ficar sem reserva financeira é muito perigoso, por isso pode ser melhor pedir um empréstimo do que esgotar as reservas pessoais que você tem.
- Empréstimo não é uma dívida ruim se você estiver aplicando ele no crescimento de sua empresa.
Como saber se é hora de contratar gente para minha empresa?
Se você já não sente mais capacidade de crescer seu negócio sozinho, então é hora de contratar alguém. Lembre-se que sozinho você tem menos chances de crescer.
Na hora de escolher quem profissional contratar, opte por contratar aquilo que você domina. Também considere se seu tempo é mais útil fazendo uma determinada atividade ou contratar outra pessoa e permitir que você tenha mais tempo para crescer em outra frente.
Confira também qual o valor médio que o mercado paga para aquele profissional. Faça os cálculos e verifique se você tem condições de pagar aquele funcionário.
Como escolho que tipo de negócio começar? Basta ser algo que gosto?
Fazer o que gosta é um bom passo. Saber suas habilidades também é bastante importante. Mas o fato é que você precisa combinar o que você gosta de fazer, com suas habilidades e com algo que as pessoas comprem.
Tente ter várias ideias e faça pesquisas da viabilidade delas.
Como posso ter boas ideias de negócio?
Avalie a sociedade ao seu redor e veja o que falta. O que as pessoas precisam mas têm dificuldade de encontrar? Descubra, pesquise a viabilidade e se possível invista nisso.
Outras dicas de empreendedorismo
- Vender é o objetivo da empresa, mas é preciso ficar muito atento à questão financeira. O empreendedorismo vai muito além de começar uma empresa.
- Se você precisa de ajuda para se organizar para abri um negócio, você pode buscar um mentor, um contador ou contatos de sua rede de relacionamento para encontrar estas informações.
- A precificação costuma ser difícil para quem está começando. Para conseguir colocar um preço em seu produto ou serviço faça uma pesquisa de mercado, vá atrás de consultores, como Sebrae, etc.
- Você não precisa ser bom em tudo para trilhar o caminho do empreendedorismo. Mas você precisa ir atrás de informações e de quem pode ajudá-lo a tocar o negócio.
- Se você está em um estágio do negócio em que precisa de dinheiro para crescer mais, pode optar por exemplo, por buscar um investidor anjo.
- Organize seus recursos, seu fluxo de caixa. Sabe de onde vem e para onde vai o dinheiro de sua empresa.
- Se você tem dívida e não tem perspectiva de crescimento, é preciso ter atenção, pois você pode ter um problema.
- Entenda o que seu negócio exige para começar antes de pensar em quanto de dinheiro precisa. O ideal é não usar dinheiro nenhum no início e começar tudo por você mesmo, com o que você mesmo pode fazer.
- Não adianta esperar os clientes aparecerem. Você precisa divulgar e comunicar seu produto.
- Se seu negócio está em um estágio de lucro, pegue o recurso que você tem e invista no próprio negócio.
- Participe de eventos de empreendedorismo, conheça pessoas e troque ideias. Procure um mentor que possa falar verdades para você, como dizer quando você não está no caminho certo.
- Busque se capacitar. Principalmente sendo uma mulher. As mulheres há até pouco tempo atrás não participam do mundo dos negócios e ainda hoje a maioria dos instrutores da área de negócios são homens. Não se deixe paralisar pelo medo. Busque alguém que fala sua língua e vá atrás de realizar seu sonho.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!