Guardar dinheiro ou pagar as dívidas?
Publicado em 19 jun, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

O que é melhor, guardar dinheiro ou pagar as dívidas? Veja em quais situações cada opção é aconselhada.
Pagar as dívidas deve ser a prioridade de qualquer pessoa. Isso porque os juros se acumulam e, a cada atraso, ela fica maior. Mas será que existe alguma situação em que é aconselhável guardar dinheiro ao invés de pagar os débitos?
A resposta é provavelmente não. Isso porque os juros de dívidas costumam ser maiores que qualquer investimento, ou seja, o seu dinheiro rende menos que o valor devido. No final, você perde.
Mas existem alguns casos em que é sim aconselhável poupar ou investir ao invés de pagar uma dívida. Isso só acontece quando o juro da dívida é menor que o lucro do rendimento. É raro, mas pode ocorrer, por exemplo, com o crédito imobiliário.
Em uma situação hipotética, suponha que você tenha um financiamento imobiliário e recebe uma quantia de dinheiro suficiente para pagar todo o débito. Calcule e veja se o valor pode render mais em alguma modalidade de investimento.
Mas esses casos são extremamente raros. Pessoas endividadas, principalmente no cartão de crédito e cheque especial, devem dar prioridade máxima à essas dívidas. Porque é extremamente improvável que qualquer oportunidade renda mais que os altos juros cobrados nessas modalidades.
Cuidado com armadilhas
É necessário ter extremo cuidado com armadilhas. Muitas vezes, pessoas endividadas escolhem investir o seu dinheiro em negócios não seguros e, talvez, bons demais para serem verdade. Quando se trata de investimento a regra sempre é: quanto maior o lucro, maior o risco. E quem deve não pode se dar ao luxo de se aventurar e perder ainda mais.
A consultora financeira Júlia Mendonça esteve aqui na Provu e ensinou como escolher o melhor investimento. Confira:
Como sair das dívidas
Se você tem débitos com o cheque especial, cartão de crédito ou financiamentos caros, o aconselhável é trocar a dívida cara por uma mais barata.
Para isso, some todos os seus débitos e tente negociar algum desconto no pagamento a vista. Em seguida, faça um empréstimo com juros mais baixos que a sua dívida atual. Assim, você vai saber o quanto vai pagar por mês e conseguir se programar.
Claro, é importante também economizar e cortar custos desnecessários. Você pode cancelar a tv por assinatura ou evitar restaurantes.
O economista Flávio Calife, do Boa Vista SCPC, também esteve na Provu e explicou quais cuidados se deve ter e como é possível acabar com as dívidas. Confira:
Empréstimo na Provu
A Provu oferece empréstimo pessoal com uma taxa de juro média mais baixa que os grandes bancos. Faça uma simulação:
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!