Inadimplência: como evitar?
Publicado em 08 jun, 2016
Atualizado em 27 jun, 2022
1 min de leitura
A situação econômica atual no Brasil e o aumento das taxas de juros no empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão de crédito têm colaborado para o crescimento da inadimplência no Brasil. De acordo com a Serasa Experian em junho de 2016, o estado de São Paulo corresponde a 30% de toda a inadimplência nacional e por 60% a 70% da região Sudeste. Afinal, como podemos evitar para que sejamos inadimplentes?
Liste todas as dívidas existentes no momento
O primeiro passo é muito importante. Faça um levantamento de todas as dívidas existentes em seu nome. É importante incluir nessa lista os financiamentos, empréstimos, fatura do cartão de crédito e até mesmo o cheque especial que está utilizando.
Ordene em prioridade de pagamento todas as dívidas
Após listar todas as dívidas, está na hora de verificar quais são as dívidas que devem ser pagas com urgência. Para poder ordená-las, há algumas dicas para identificar quais são as dívidas que devem ser pagas primeiro:
1. Valor da dívida & taxa de juros
É importante ver a combinação do valor da dívida e da sua taxa de juros. Se existe uma dívida no valor de R$ 10 mil reais com a taxa de juros mensal de 10% e uma dívida no valor de R$ 2 mil reais com a taxa de juros mensal de 5%, certamente você deve priorizar a primeira dívida.
2. Dívida que resulta em restrição
É importante verificar a natureza de cada dívida sua e identificar se há alguma delas poderia levar à restrição de nome, ou seja, popularmente chamado de "nome sujo". Caso você caia nessa situação, poderá ser mais complicado do que você imagina, pois essa restrição atinge inclusive as linhas de crédito no mercado. Será bem difícil conseguir um crédito de boas condições. Assim, as dívidas com a característica que pode resultar em rápida restrição de seu nome devem ser pagas com urgência.
Negocie as dívidas dentro da sua capacidade de pagamento
Se você já tem a lista de dívida com a ordem de prioridade, está na hora de começar a negociá-las. O ponto mais importante é negociar de forma que o conjunto de todas as dívidas caibam dentro do seu bolso, ou seja, de forma que você consiga pagar todas as parcelas periodicamente, sem atrasos. Não se esqueça de que o descompromisso de pagamento das dívidas negociadas pode complicar ainda mais a sua situação. Portanto, fique atento para não deixar de pagá-las.
Economia de despesas e aumento de renda é uma boa saída
Uma observação importante é que para sair rapidamente da situação de inadimplência, não basta economizar cortando as suas despesas, mas também é necessário procurar uma fonte de renda extra. Essa combinação fará com que você saia da inadimplência rapidamente.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!