4 dicas para quem pensa em pedir crédito pessoal
Publicado em 17 nov, 2016
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

O final de ano vai chegando e muita gente acaba se apertando com as dívidas. É cartão de crédito para pagar, matrícula de escola, seguro, impostos do início do próximo ano, presentes, etc. Se não houver muito planejamento e cuidado, é fácil se complicar e aí surge a dúvida, será que é hora de pedir crédito pessoal?
Dicas para pedir crédito pessoal
Antes se desesperar, saiba que existem situações em que pedir um empréstimo não é ruim e pode inclusive lhe salvar de maiores apuros.
1. Compare opções
Vamos supor que por conta do Natal você já está chegando ao limite do cartão de crédito e não sabe nem como vai pagar a fatura. Deu uma olhada nos juros do cartão e descobriu que sua fatura pode lhe custar um absurdo se não conseguir pagar.
Pedir crédito pessoal pode ser a melhor alternativa neste caso, porque as taxas de juros serão muito menores. Os juros do rotativo do cartão estão em quase 500% por ano. No crédito pessoal da Lendico você encontra CET (Custo Efetivo Total) anual de 44,89% a 94,97%.
2. Saiba quanto você pode pagar
Não peça um empréstimo, de qualquer tipo, se não tiver condições de pagá-lo. Organize suas finanças de forma com que consiga pagar seus débitos. Lembre-se que pedir crédito pessoal e não conseguir pagá-lo poderá gerar juros que deixarão sua dívida alta.
Tenha consciência do quanto precisa, quanto pode pagar por mês e quais as taxas que está pagando.
3. Pesquise taxas
Pesquise as taxas de juros entre bancos e outras instituições. Se você for funcionário público, por exemplo, pode optar pelo empréstimo consignado. Contudo, se não for o seu caso, pode pedir crédito pessoal online pela Lendico, onde as taxas mensais variam entre 3,09% e 5,64%. Além disso, é possível optar por parcelamentos de 12, 18 ou 24 vezes.
4. Conheça os objetivos do seu empréstimo
Pedir crédito pessoal envolve planejamento. O ideal é usá-lo apenas quando teve um pequeno aperto ou para garantir uma oportunidade. Evite pedir o valor sem planejar como usá-lo e como pagá-lo.
Escrito por: Provu
A Provu surgiu sob o nome de Lendico, mas em 2021 mudou de marca por uma decisão estratégica de reposicionamento e maior alcance dos produtos financeiros. Com essa transformação, trazemos um novo conceito, com a premissa de oferecer mais soluções para os brasileiros mantendo a eficiência, reputação e história da Lendico.