Antecipação de recebíveis: como funciona esse empréstimo?
Publicado em 27 dez, 2018
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura
É possível antecipar um valor que você receberá no futuro com um empréstimo. Essa modalidade de crédito é conhecida como antecipação de recebíveis e é bastante comum para profissionais autônomos e empresas.
Mas pessoas físicas também podem fazer esse tipo de crédito em algumas situações, usando o 13º salário ou a restituição do Imposto de Renda como garantia.
Em geral, o pagamento é feito em uma única parcela em uma data posterior próxima ao recebimento dos valores. Mas atenção, o valor que você receberá é sempre menor que a soma dos recebíveis. Essa diferença cobre a taxa de juros e os impostos da operação.
Antecipação de recebíveis para empresas
Valores recebíveis no futuro como vendas parceladas, a prazo, cheques, carnês e duplicatas podem ser usados para se obter esse tipo de crédito.
Cada instituição financeira trabalha com uma política de crédito, portanto cada uma define qual tipo de recebível é aceito e o valor do juro e prazo.
Também é possível transferir diretamente para a instituição financeira o recebimento das garantias. Por exemplo, a empresa tem um valor para receber em cheques pelos próximos meses. O banco faz o empréstimo e fica com esses cheques, recebendo o valor deles conforme a data de vencimento.
Antecipação de recebíveis para pessoas físicas
Pessoas físicas também têm valores certos para receber, como a Restituição do Imposto de Renda e o 13º salário, podem recorrer a esse empréstimo.
O processo não é muito diferente do que acontece com as pessoas jurídicas. É feita uma análise e o banco recolhe todo o pagamento de uma vez em uma data posterior ao recebimento.
A gente fala mais sobre o tema, com foco no 13º salário neste artigo.
Riscos da antecipação de recebíveis
O maior risco desta modalidade de crédito é que o pagamento é feito em uma parcela e, se o valor não estiver na conta designada na data acordada, o banco cobrará mesmo assim. Ele pode usar o cheque especial, negativar o credor e cobrar na justiça os valores para receber.
Esse risco é maior para empresas, que podem sofrer com calotes ou pagamentos atrasados de clientes.
Mas a pessoa física também deve ficar atenta. Isso porque o Imposto de Renda pode cair na malha fina e, mesmo retificando a declaração, o pagamento só será feito no ano seguinte (provavelmente depois da data do vencimento do empréstimo).
Quem usa o 13º salário deve ficar atento para demissões ou atrasos no pagamento do salário extra – que embora ilegal pode ocorrer.
Vale fazer a antecipação de recebíveis?
Depende. Apesar de existir alguma garantia, ainda existe um risco para a instituição financeira, que se reflete no juro. Além disso, o processo tende a ser um pouco mais burocrático.
Outra desvantagem é o pagamento em uma única parcela. Muitas vezes é mais saudável para a sua vida financeira parcelar o empréstimo. Uma empresa, por exemplo, pode ficar sem dinheiro para fluxo de caixa ou para pagar salários.
O segredo é se programar para não ser surpreendido. Compare as taxas e as condições de pagamento com outras modalidade e faça o melhor negócio para você ou seu negócio.
A Provu não faz empréstimo com antecipação de recebíveis, mas aconselhamos que veja nossas taxas para empréstimo pessoal fazendo uma análise sem compromisso.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!