Crédito pessoal: 5 perguntas essenciais antes de pedir!
Publicado em 18 ago, 2016
Atualizado em 24 fev, 2023
1 min de leitura
Antes de solicitar crédito pessoal, seja qual for o motivo, você precisa se fazer algumas perguntas para ter certeza da sua escolha. Mas como lembrar delas na hora de escolher a melhor opção para você e o seu bolso? A Provu reuniu as 5 principais perguntas e compartilha contigo:
1. Esse crédito pessoal é realmente necessário?
Sim, essa é a principal. O crédito pessoal é necessário nesse momento? Por que você precisa dele? O motivo é essencial, imediato, ou é algo que você conseguiria comprar em três meses, economizando um pouco mais? O pedido de crédito deve ser analisado exaustivamente e não pensado de um dia para o outro.
2. Meu planejamento financeiro está em dia?
Por isso, a segunda pergunta é justamente sobre o seu planejamento financeiro. Você se decidiu pelo crédito pessoal, mas como estão os seus gastos fixos? Eles serão impactados pela tomada do crédito? O ideal é que o pagamento das parcelas não ultrapasse 30% dos seus rendimentos mensais.
3. Qual crédito pessoal ideal para mim?
Pessoal? Consignado? Com garantia ou sem? Pessoa física ou jurídica? Crédito para negativado? São diversas linhas e cada uma possui uma vantagem distinta. Por exemplo, crédito consignado já é descontado na folha de pagamento. Crédito com garantia é geralmente solicitado quando o valor é alto. Para acabar com as suas dúvidas, leia o post que criamos, contando as vantagens de cada linha de crédito pessoal e nossas sugestões. Clique aqui para ler.
4. Qual é o prazo de pagamento?
12, 18 ou 24 vezes? Qual o parcelamento ideal para o seu bolso e que não comprometerá o seu planejamento financeiro? Vale lembrar também que, parcelamentos longos (aqueles de 72 vezes), quase sempre mascaram altas taxas de juros. Então, veja se realmente vale a pena parcelar por um longo tempo. Fique de olho para não pagar de volta o triplo da quantia que tomou.
5. O Custo Efetivo Total (CET) é qual?
Saiba que o importante é sempre o Custo Efetivo Total (CET) e não apenas a taxa de juros. O CET engloba, além da taxa de juro, os encargos adicionais da operação, como IOF e tarifas do banco ou instituição financeira com a qual está solicitando o crédito pessoal.
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!