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DDA: O que é e como funciona?

Publicado em 22 set, 2022

Atualizado em 05 jun, 2023

1 min de leitura

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Bastante confundido com o débito automático, o DDA (Débito Direto Autorizado) é menos conhecido, mas também uma ótima opção para quem quer fazer um planejamento financeiro eficaz.

Isso porque, em resumo, o DDA é uma forma de visualizar todos os boletos, sejam eles emitidos em seu CPF ou CNPJ, e tudo em um único lugar.

Bem simples, não é mesmo? 

Continue conosco neste conteúdo e descubra mais detalhes sobre essa operação!

O que é DDA?  


Como explicamos acima, DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. Um dos principais  benefícios dessa função é que você consegue rastrear todos os boletos que são emitidos em seu CPF ou CNPJ, ajudando no controle financeiro.

O DDA foi lançado em 2009 pela Febraban, a partir da demanda mundial de desenvolver práticas de consumo cada vez mais sustentáveis. Apenas com a emissão de boletos em 2008, o Brasil consumiu uma média de 374.400 árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de KW/hora de energia elétrica.

Então além de bastante prático e organizado, o DDA é ainda é uma importante ação de economia e preservação socioambiental.

Caso você queira adotá-lo, a maioria das instituições financeiras oferecem o serviço. Só é importante conferir se a sua conta possui essa opção e se é cobrado algum valor extra para utilização.

Como funciona o DDA?

O DDA funciona como um boleto bancário. Para utilizar essa opção, você precisa ativar a função em sua conta.

A diferença entre o DDA e a forma de pagamento comum de boletos, é que o pagamento é feito diretamente pela sua conta bancária. Essa ação pode variar de acordo com a instituição financeira, mas, de modo geral, você encontra o DDA nas suas opções de pagamento.

Depois de cadastrar os boletos na conta, sempre aparecerá a lista de boletos que ainda não passaram a data de vencimento. Sendo assim, você só precisa conferir se todas as informações do boleto estão corretas e autorizar a operação.

O valor do boleto será debitado e repassado diretamente para o emissor da cobrança.

Achou parecido com o débito automático? Saiba qual é a diferença entre as duas modalidades abaixo!

DDA e débito automático: tem diferença?

Bom, sabemos que na opção do débito automático, você precisa cadastrar a conta uma única vez, utilizando o código que é fornecido, e a cobrança irá acontecer mensalmente na data de vencimento. Certo?

Já o DDA permite que você visualize, confira as informações e seja notificado sobre os boletos que constam em seu CPF ou CNPJ antes de ser debitado da sua conta.

Ou seja, as contas que aparecem para você, na opção de DDA, precisam ser autorizadas antes que o pagamento seja efetuado, diferente do débito automático.

Sendo assim, você pode pagar os boletos antecipadamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição bancária que utiliza.

Como ativar o DDA?

Geralmente, a opção que aparece entre as alternativas de pagamento da sua conta são: DDA, Débito Direto Autorizado ou Sacado Eletrônico.

Se você não identificar nenhum desses nas opções do seu aplicativo ou internet banking, é possível entrar em contato pelos outros canais de atendimento que a instituição possua e ativar por telefone, por exemplo.

Uma vez ativada a opção do DDA, você receberá notificações toda vez que um boleto for lançado em seu CPF ou CNPJ. Bem fácil de manter o controle das contas! 

O que pagar com o DDA?

Diversos boletos podem ser cadastrados em DDA. Tais como a mensalidade do condomínio onde você mora, plano de saúde, odontológico e vários outros segmentos.

Se você quer saber se uma cobrança mensal pode ser cadastrada em DDA, entre em contato com a empresa ou com a instituição responsável pela sua conta!

E o que não dá para pagar com DDA?

Apesar de o DDA ser uma função que facilita bastante o pagamento dos boletos, algumas contas não podem ser pagas dessa forma.

Tais como:

  • Impostos (IPVA, IPTU, entre outros);
  • Contas de água, luz, gás e telefone;
  • Conta de internet.

Ou seja, todas as contas relacionadas a serviços não podem ser cadastradas. Para o melhor controle das suas finanças, você pode cadastrá-las em débito automático. 

Quais as vantagens e desvantagens do DDA?

Até agora, você já percebeu que o DDA é uma opção bem vantajosa para conseguir organizar os seus boletos, evitando o atraso ou pagamento duplicado.

Você consegue pagar as suas contas pelo computador, smartphone ou tablet na sua conta do aplicativo bancário ou internet banking. E precisamos ressaltar que essa é uma opção amiga do meio ambiente!

Quando o DDA foi lançado, a sua desvantagem era não receber as notificações via e-mail ou SMS, fazendo com que a pessoa precisasse entrar no site do banco com frequência para conferir se já constavam os boletos a serem pagos.

Hoje em dia, contando com as novas soluções tecnológicas, essa desvantagem não existe mais, permitindo que a pessoa receba notificações em qualquer meio de comunicação de sua preferência.

Podemos dizer que a única desvantagem do DDA é não poder realizar o pagamento de serviços, como listamos acima.

Atraso de DDA: o que acontece?

Bom, como o DDA te avisa assim que um boleto foi registrado e destinado a você ou em nome da sua empresa, o único motivo para o atraso do pagamento é o esquecimento.

Afinal, com a correria do dia a dia, sabemos que acontece!

Quando o pagamento no DDA fica atrasado, é a mesma coisa que atrasar o pagamento do boleto físico. Você provavelmente irá conseguir efetuar o pagamento com juros e multas sobre o atraso neste mesmo boleto, ou será cobrado das taxas no boleto do mês seguinte.

Conclusão

O DDA é mais uma opção para organizar as contas e tomar o controle da sua vida financeira!

Não deixe de conferir no aplicativo ou internet banking do banco que você possui conta a existência do DDA como alternativa para pagamento e ative a opção.
Depois conta aqui pra gente se essa alternativa está te está te ajudando no planejamento financeiro!

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

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Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

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