Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! A Provu não solicita depósito antecipado ou PIX para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Faça sua análise

Como fazer planejamento financeiro pessoal?

31 de agosto de 2021

5 minutos de leitura

por Provu

Planejamento Financeiro

No fundo, todo mundo tem o desejo de entender como melhorar de vida, investir, ganhar mais dinheiro e buscar outras formas de renda. Entretanto, antes de querer que as coisas aconteçam como mágica, é essencial criar um planejamento financeiro. 

Um planejamento financeiro familiar ou pessoal é essencial para quem deseja alcançar metas, obter melhores resultados e ganhar dinheiro. Se você quer entender melhor como fazer um planejamento financeiro e por que é tão importante considerá-lo, acompanhe o nosso post. 

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é um tipo de organização financeira baseada no diagnóstico atual das suas finanças, objetivos e estratégias para alcançá-los. O propósito é melhorar a qualidade de vida pessoal e da família. 

Entender como fazer um planejamento financeiro pessoal ou familiar requer uma série de medidas. Ou seja, não é algo que conseguimos fazer do dia para a noite, mas o mais importante é começar! 

Por exemplo: se você não controla quanto ganha e gasta, é provável que você não saiba a quantia que consegue guardar em determinado período. Essa falta de informação acaba dificultando os seus planos para o futuro. 

Qual a importância do planejamento financeiro?

Um dos primeiros pontos que podemos citar sobre a importância do planejamento financeiro é o controle do orçamento. Com ele em mãos, ficará muito mais fácil tomar decisões de compra, investimento e até de poupar dinheiro. 

O controle dos gastos fará com que você economize dinheiro, já que vai conseguir gerir de forma mais inteligente e embasada o seu patrimônio. Além disso, poderá avaliar e eliminar os gastos desnecessários do dia a dia, como um pacote de TV a cabo que você não usa, serviços de streaming que estão parados ou até ser mais consciente com a conta de energia e água. 

Como fazer um planejamento financeiro?

Antes de aprender a fazer um planejamento financeiro, é importante falar que esta é uma ação que não tem fim. Ou seja, até o fim da sua vida precisará saber e ter controle sobre as suas finanças. 

Uma ótima dica é ter o controle efetivo dos gastos, sem achar que cartão de crédito é dinheiro sobrando e entendendo o que realmente é necessário gastar ou não. Confira outras dicas: 

Crie metas, submetas e estipule um prazo

Traçar metas financeiras de curto a longo prazo é essencial. Pode ser uma mudança de casa, um carro, a troca do celular, uma viagem ou até economizar para a aposentadoria. Os primeiros passos para isso é pesquisar o valor de cada um dos seus objetivos e estipular uma ordem de prioridade. A pergunta “quanto custa?” vai ajudar para que você conclua seus objetivos financeiros. 

Coloque todas as suas contas, despesas e ganhos em uma planilha

Uma planilha de excel pode funcionar muito bem neste desafio de controlar o seu financeiro em 360º. Aqui é preciso ter muita disciplina para anotar absolutamente TUDO (sim, até aquele cafézinho na padaria). Com isso, você terá uma visão muito mais apurada de tudo que entra e sai da sua conta. 

Ajuste todos os gastos em ordem de prioridade

Na parte de receitas, classifique os ganhos em categorias como salário, décimo terceiro, comissões, pensões e investimentos. Na hora de registrar suas despesas, uma ideia é ordenar por alimentação, aluguel, automóvel, contas fixas mensais, bens de consumo e despesas domésticas. Também é importante considerar uma parte para gastos com lazer. 

Elimine gastos desnecessários

Depois de mapear e ordenar todos os seus gastos, você terá uma visão muito mais clara sobre tudo que faz com que você despenda o seu dinheiro. Neste sentido, ficará muito mais simples de entender os gastos desnecessários e eliminá-los para auxiliar ainda mais no seu controle financeiro. Nesta etapa, você pode cancelar serviços que não utiliza, negociar assinaturas e cortar outros custos. 

Aprenda sobre educação financeira

Educar-se financeiramente significa buscar conteúdos sobre o assunto e colocar em prática tudo o que você aprender. Discutir com amigos e familiares também é uma ótima forma de fazer com que os tópicos encaixem melhor na sua cabeça. Alg8uns livros sobre planejamento financeiro pessoal são:

  • Como organizar sua vida financeira (Gustavo Cerbasi);
  • Planejamento financeiro pessoal e gestão do patrimônio: fundamentos e práticas (Almir Ferreira de Souza);
  • Gestão financeira familiar: como as empresas fazem (Jocildo Figueiredo e Érick Veras Marques).

Cuide de seu dinheiro

Sempre poupe

Depois de alcançar o seu controle financeiro, é hora de decidir em quais áreas consegue poupar. Essa etapa é de extrema importância para começar a guardar mais dinheiro e realizar seus objetivos. Poupando mais todos os meses, sobrará muito mais dinheiro. 

E se você optar por investir, melhor ainda. O mais importante é entender o seu perfil de investidor e entender se a sua escolha condiz com os seus objetivos. 

Como saber se está dando certo?

Se você está economizando e percebendo que no final do mês consegue guardar mais dinheiro que no mês anterior, seu planejamento financeiro está dando certo. Se conseguir entender a sua mudança de estilo de vida e ver que já economiza de forma automática suas finanças pessoais, está trilhando um ótimo caminho. 

Tem diferenças para o planejamento financeiro familiar?

Assim como o próprio nome diz, no planejamento financeiro familiar, é necessário envolver os ganhos e gastos de mais pessoas. Se as despesas pagas mensalmente referem-se somente a você, seu orçamento é pessoal. 

Agora, se você mora com outras pessoas, é importante reunir todos os membros para somar os ganhos e despesas da família. O passo a passo é o mesmo do planejamento financeiro pessoal, mas é indicado considerar também provisões para uma reserva, já que a possibilidade de situações inesperadas pode ser maior quando envolve mais pessoas.

Agora que você já entendeu a importância de ter um planejamento financeiro e o como fazê-lo, é hora de colocar a “mão na massa” e entender como lidar melhor com o seu dinheiro. Continue navegando no Blog da Provu para conhecer ainda mais sobre o mercado financeiro e de empréstimos. 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Artigo anterior

proxímo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *