Estagflação: do que se trata esse conceito?
Publicado em 01 dez, 2022
Atualizado em 05 jun, 2023
1 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar nesse termo por aí, não? Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o assunto, mesmo que as pessoas possam não entender exatamente o que significa.
Estagflação nada mais é do que a junção dos termos estagnação econômica com inflação. Tudo bem, mas e o que isso significa?
Basicamente, significa que a economia está parada, mas os preços continuam a subir.
Agora, você deve estar se perguntando: mas se a inflação é gerada pelo aumento da demanda, como é que uma economia estagnada ainda experimenta um aumento dos preços?
Pois é exatamente isso que vamos te contar neste artigo! Continue com a gente.
O que é estagflação?
O termo foi criado em 1965, pelo político britânico Ian Macleod, que utilizou a palavra para falar sobre a economia do Reino Unido na época.
Como falamos ali em cima, a palavra é a junção de estagnação e inflação, e remete ao momento em que acontece uma alta acelerada de preços, em meio a queda da atividade econômica de um país.
Com a combinação de inflação em alta, desaceleração da atividade e, consequentemente, aumento do desemprego, a estagflação é um momento bastante preocupante para a economia.
Quais são as causas da estagflação?
A estagflação pode acontecer tanto por causa de eventos internos e externos que apresentam dificuldades de previsão, quanto de políticas econômicas que não foram muito bem formuladas.
Falando dos eventos externos, como a pandemia ou conflitos internacionais, por exemplo, podem ocasionar um choque de oferta que atinge as economias de diversos países simultaneamente.
Como você deve ter observado ao fazer compras durante a pandemia de Covid-19, esse tipo de evento ou conflito pode impactar nos preços das principais commodities mundiais.
Podemos somar aos eventos externos e internos algumas decisões equivocadas acerca da economia, como erros sobre previsões macroeconômicas, concessão de crédito acima dos limites apropriados e políticas cambiais sem sucesso. Tudo isso também pode
influenciar no desequilíbrio que gera a estagflação.
Por que a estagflação é perigosa?
Como dissemos anteriormente, a estagflação é um momento preocupante para a economia de um país. Acontece que, quando ocorre, o trabalho dos governos e dos bancos centrais acaba sendo bastante difícil, na busca para encontrar um equilíbrio.
Afinal de contas, são eles os responsáveis por impulsionar a economia e preservar o poder de compra das pessoas.
Por isso, quando um governo decide adotar políticas para conter a inflação, como o aumento de juros, por exemplo, isso pode desacelerar ainda mais a economia e aumentar o desemprego.
Ao mesmo tempo em que, caso o Banco Central reduza os juros com o intuito de incentivar a atividade econômica e a geração de empregos, é possível que a inflação saia de controle.
Como a estagflação reflete no seu bolso?
Geralmente, a população percebe a estagflação em dois aspectos principais: o primeiro é a falta de empregos devido a lentidão ou estagnação da economia, o segundo é a alta dos preços, gerando uma queda significativa no poder aquisitivo.
Com isso, grande parte da população acaba deixando de gastar com itens supérfluos e passam a destinar a maior parte da renda para os gastos essenciais: moradia, alimentação, transporte e coisas desse tipo.
E como a estagflação afeta o mundo dos investimentos?
Para os investidores, esses momentos de turbulência econômica mostram a importância da diversificação dos investimentos de curto, médio e longo prazo.
Isso porque, entendendo que quando se tem ativos de diferentes classes, estratégias e países, maiores são as chances de diluir os riscos e maximizar o resultado da carteira.
Diversos especialistas afirmam que o ideal é escolher ativos mais resilientes e menos suscetíveis às oscilações do mercado econômico, assim como ETFs e ações defensivas que são consideradas ótimas alternativas para os investidores que pretendem manter uma parte do seu patrimônio na renda variável.
Estagflação no Brasil
O relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), divulgado em abril de 2022, aponta que o Brasil está vivendo um processo de estagflação.
Com a alta do desemprego e dos preços no mercado, fica nítida a situação que exemplificamos anteriormente.
Fatores externos como a pandemia e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia podem ter intensificado o choque de oferta, causando um desequilíbrio nas cadeias produtivas.
Conclusão
E aí? Conseguiu entender melhor como a estagflação é um momento econômico bem complicado? E o mais delicado é que,muitas vezes, ela não pode ser prevista.
Saber mais sobre o mercado financeiro é fundamental para você conseguir acompanhar as altas e baixas da economia, ainda mais se você está pensando em começar a investir! Por isso, esperamos te ver mais vezes aqui no Blog da Provu. Os nossos conteúdos são exclusivos e te ajudam com esse e muitos outros conceitos de educação financeira.
E por falar em educação financeira, vem conhecer as soluções de empréstimo pessoal e boleto parcelado da Provu! Seja para ajudar a quitar dívidas, realizar sonhos ou alavancar as vendas do seu negócio, a gente pode te ajudar!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!