Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022
Publicado em 08 abr, 2021
Atualizado em 25 jul, 2022
1 min de leitura

Confira as datas de recebimento da restituição do imposto de renda para as pessoas que pagaram um valor acima do determinado.
O imposto de renda é cobrado anualmente sobre pessoas e empresas. Após declarar o imposto, o sistema irá analisar seus rendimentos e tributos para saber se irá liberar ou não a restituição do Imposto de Renda 2022.
Neste ano, o período para fazer a declaração é de 1º de março a 30 de abril e serão 5 lotes de entrega para o contribuinte, pagos entre os meses de maio e setembro, assim como no ano passado.
Diferença entre lotes
A principal diferença é a data de recebimento, pois no caso de o contribuinte entregar a declaração no início da arrecadação, o mesmo recebe o valor de restituição no primeiro lote. E, assim por diante, quanto antes a entrega é feita, mais cedo a pessoa recebe por sua restituição do imposto de renda.
Até que a restituição seja paga ao contribuinte, o valor é corrigido pela taxa SELIC. Nesse sentido, é possível consultar no site da Receita Federal se a pessoa terá direito à restituição e qual o lote do pagamento.
Calendário Restituição do Imposto de Renda: cronograma para 2022
Lote | Data de pagamento |
1º | 31/05/2022 |
2º | 30/06/2022 |
3º | 30/07/2022 |
4º | 31/08/2022 |
5º | 30/09/2022 |
Em qual lote da restituição do imposto de renda estou?
Quanto antes ocorrer a entrega do documento do imposto, antes a pessoa recebe em sua conta o valor.
Além disso, os primeiros lotes levam em conta outros fatores além do prazo de entrega. Como por exemplo, o primeiro pagamento é para grupos com prioridades, que são pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.
Para saber em qual lote você está é preciso fazer a consulta, veja o passo a passo no próximo tópico.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Em primeiro lugar é necessário fazer a entrega do imposto de renda. Depois de um tempo desta entrega, o sistema da Receita Federal disponibiliza ao contribuinte a consulta. Isso ocorre normalmente uma semana antes de o lote de restituição da pessoa em questão ser pago.
Para consulta é preciso:
- Acessar o portal “Consulta Restituição";
- Colocar seus dados pessoais: como RG, CPF e data em que nasceu;
- Informar o ano que deseja pesquisar sobre a restituição, no caso 2021;
- Digitar o código de segurança disponibilizado na entrega da declaração do imposto de renda.
Se já estiver disponível para consulta, a boa notícia é que vai aparecer todos os dados de uma única vez, caso contrário um pop-up vai pedir para voltar em outro momento.
O que declarar para receber a restituição do imposto de renda?
Separe todas as despesas dedutíveis possíveis que encontrar para poder responder essa pergunta. Isso porque a melhor forma de declarar o imposto é com:
- notas fiscais;
- recibos;
- extratos;
- e outros que comprovem gastos do ano anterior.
Como as despesas precisam de comprovação, você precisa ter todos os documentos. Assim, com o preenchimento correto de informações, é certo que a pessoa vai receber sua restituição.
Quem recebe a restituição?
Praticamente todo mundo que seja trabalhador no regime CLT e receba mais de R$1904,00 por mês. A restituição ocorre porque a pessoa pagou mais impostos do que deveria durante o ano e tiveram algum valor retido na fonte, desconto direto da folha de pagamento.
Como as pessoas recolhem o tributo durante o ano, quando entregam a declaração anual do Imposto de Renda e apresentam muitas despesas dedutíveis, o que recolheram anteriormente cobre o que deveria se pago por ele e, de modo geral, ainda sobra um dinheiro, o qual é a restituição.
Desse modo, com o ajuste feito na declaração, o cidadão-contribuinte é restituído do valor em que ele mesmo já pagou. Embora tenha que pagar a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) inteira logo depois de encaminhar sua declaração, alguns meses depois, dentro do calendário de restituição, o dinheiro é devolvido integralmente.
Quem pediu empréstimo recebe restituição do imposto de renda?
Sim, normalmente. Isso porque o empréstimo é como qualquer outra conta que você tenha adquirido durante o ano, e isso não impede de o valor da restituição vir. Além disso, você só precisa declarar o empréstimo se ele for superior ao valor de 5 mil reais.
Veja mais sobre esse assunto aqui!
Por fim, ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários para a nossa equipe!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!