Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Economia doméstica: guia para botar as economias na ponta do lápis

Publicado em 17 abr, 2023

Atualizado em 14 abr, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

Saber organizar as próprias finanças pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando fica difícil controlar o que entra e o que sai do seu orçamento pessoal e familiar. 

Um exemplo da necessidade de uma economia doméstica em dia é quando você ou alguém na sua família decidem mudar o estilo de vida: alimentação, hobbies, passeios e até um novo trabalho, podem afetar diretamente o seu orçamento. 

Por isso, para te ajudar e organizar melhor esses e outros aspectos da sua vida pessoal, esse conteúdo é exclusivo sobre economia doméstica e suas principais características.  

Como funciona o conceito de economia doméstica? 

A economia doméstica é uma área que engloba conceitos de educação financeira, administração, serviço social e nutrição. Ela começou a ser estudada no século XIX, na Europa, com o objetivo de se criar o hábito de economizar dinheiro para uma maior qualidade de vida. 

Foi só na década de 30 que o tema chegou ao Brasil. Desde então, muitos grupos de estudo se dedicam a isso, pensando nas melhores formas de compartilhar esse conhecimento. Além disso, tendo em vista o comportamento de consumo dos brasileiros, a economia doméstica aqui foi se transformando com o tempo, para que se adaptasse à nossa realidade. 

Dicas básicas para equilibrar a economia doméstica 

Não existe um método infalível para equilibrar a sua economia doméstica. Você vai precisar prestar mais atenção aos seus gastos e entender onde é possível economizar. 

Afinal, não é porque você quer poupar dinheiro, que precisa deixar de viver momentos e experiências únicas. Economizar não é se privar de alguns desejos, mas sim aprender a equilibrar as coisas. 

Tendo isso em mente, confira as dicas que separamos para você: 

Regra 50/30/20 

Este é um método bastante utilizado, principalmente pela simplicidade. Para começar a usar a regra, você precisa somar toda a sua renda mensal (salário, pensão, benefícios, renda extra, entre outras) e depois juntar todas as suas despesas fixas e variáveis. 

Depois, você vai dividir a sua renda em 3 partes: 

  • 50% para despesas fixas: aluguel, condomínio, água, luz, educação, supermercado, saúde, transporte. Para te ajudar a entender o que é o essencial, pense bem no seu controle financeiro e entenda o que é dispensável e o que não é. 

Sendo assim, metade da sua renda deve ser comprometida com o que é essencial,e a outra metade você vai dividir em duas partes: 

  • 30% para despesas variáveis: passeios, viagens, shows, assinatura de streamings, entre outras compras de desejos pessoais, como aquele jantar especial. 
  • 20% para reserva de emergência e planos futuros: poupança, investimentos como os de renda fixa, entre outras formas de fazer o dinheiro render e te deixar tranquilo para a realização de sonhos, ou pra te dar suporte em momentos de urgência. 

Uma dica importante: não desanime se não der certo logo no primeiro mês. A reeducação financeira é um processo e precisa ser feita com paciência, dedicação e consistência. 

Naturalmente, você vai entender quais são as compras realmente necessárias, ou se você poderia economizar optando por outras alternativas.  

Controle de orçamento 

Geralmente, o controle de orçamento é feito em aplicativos, planilhas, ou no bom e velho caderninho. O objetivo é visualizar todos os seus ganhos e todos os seus gastos, para entender para onde está indo o seu dinheiro e se existem formas para você economizar. 

Diferente do método anterior, o controle não funciona com metas estabelecidas que você precisa seguir. O principal objetivo é fazer com que você pare de gastar mais do que você ganha, simplesmente por organizar as suas despesas. 

Um exemplo são os gastos com cartão de crédito: é importante lembrar que ele é um facilitador para compras de alto valor, pois existe a possibilidade de parcelar o pagamento, assim como o boleto parcelado. Por outro lado, o cartão de crédito tem uma das taxas de juros mais altas do mercado. Sem um controle rígido, é fácil perder a noção do que será cobrado nos meses seguintes. 

Tendo isso em mente, é melhor evitar as pequenas compras no cartão de crédito. Afinal, ele não é uma extensão da sua renda. 

Cuidado com excesso de compras  

Além de prejudicar a sua saúde financeira, o excesso de compras desnecessárias afeta também o meio ambiente. A geração de resíduos é um problema mundial, que pode ser evitado com o consumo consciente.  

É claro que satisfazer desejos pessoais faz parte da qualidade de vida que falamos no começo do conteúdo, mas para isso, estar com as contas em dia é importante! A economia doméstica te ajuda a ir reavaliando essas necessidades de compra, inclusive a pensar nas melhores épocas para determinados produtos. 

Comparação de preços  

Essa é outra peça chave dentro do processo de entendimento do consumo consciente. É essencial que você compare os preços entre as marcas e também a qualidade do produto. 

Afinal, se o produto mais barato for de péssima qualidade, você vai precisar comprar mais depois, talvez até tendo que optar pelo mais caro. E como a gente costuma dizer por aí: o barato sai caro. 

Imagine a marca do sabão que você usa para lavar as roupas. Ela é realmente a melhor ou só tem mais relevância pelo tempo de mercado? O resultado que ela traz é satisfatório para a sua família? Se você nunca testar marcas mais baratas, não tem como saber! Da mesma forma que uma marca mais cara pode cuidar melhor das suas roupas e você não terá que comprar outras tão cedo. 

Entenda as necessidades da casa 

Aqui, é importante ter bastante atenção: não é porque você vai economizar, que precisa cortar gastos que não parecem - mas são - essenciais. 

As necessidades da sua casa estão diretamente alinhadas ao seu bem estar e conforto. Por exemplo, o seu colchão já está com você há bons anos, mas passou a incomodar suas costas. Ao mesmo tempo, você está economizando para comprar um carro do ano, só pelos seus novos atributos, porque o seu atual não está com nenhum defeito. 

A sua prioridade, nessa situação hipotética, deveria ser trocar de colchão. 

Estimule outros membros da família a pensar na economia doméstica  

Se você não mora sozinho, aqui vai uma super dica! 

Pode ficar mais difícil controlar as despesas, se você for a única pessoa que está se preocupando com isso. Um bom trabalho de equipe pode fazer os resultados chegarem bem mais rápido. Incluindo a realização dos sonhados projetos futuros.  

Chame as pessoas que moram com você para conversar e esclareça os seus objetivos com a economia doméstica! 

Como montar uma planilha de economia doméstica? 

Existem diversas planilhas gratuitas por aí para você baixar e começar a utilizar sem problemas. Algumas são mais sofisticadas e com divisões que talvez você não precise neste momento. Outras são bastante simples, perfeitas para quem está começando. 

Mas caso você prefira criar a sua própria planilha, talvez estes dois formatos possam te ajudar: 

  • Contabilizando absolutamente todos os seus gastos, do aluguel ao cafezinho, e separando-os por dia de consumo. Assim você consegue ter uma ideia legal de dias e motivos em que você teve mais despesas.  
  • Contabilizando apenas os gastos fixos, deixando uma quantia determinada para gastos variáveis, sem descrições. Essa pode ser uma boa forma de você analisar o que está tomando mais do seu orçamento: custos fixos ou variáveis.  

Se você preferir, ainda pode mesclar os dois modelos, fazendo um controle diário, mas que te permita analisar o que é o que não é essencial. Com prática, vai ficar fácil fazer ajustes e incluir sessões que façam sentido para a sua vida pessoal. 

É possível fazer render o dinheiro economizado? 

Com tantas opções de investimentos hoje em dia? Sim, é possível! 

Inclusive, é possível investir com pouco dinheiro. O mais importante é começar, e muitas vezes deixamos de dar o primeiro passo, acreditando que não temos o suficiente. 

Conclusão  

Economizar e controlar as finanças pode ser desafiador, principalmente quando você já tem dívidas negativadas em seu nome. Mas esperamos que esse conteúdo tenha te incentivado a começar e trazer a economia doméstica para mais perto do seu dia a dia. 

E se você precisar de uma ajuda para quitar dívidas mais caras e quiser conhecer opções de crédito com taxas justas, vai gostar de saber sobre o Empréstimo Pessoal da Provu. Na Provu, as análises e a aprovação são feitas levando em consideração a sua situação e os seus objetivos, já que a prioridade é preservar a sua saúde financeira.  

Ficou alguma dúvida? Conta pra gente! 

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (1)
Usuário
Damiana
17/04/2023

Ótimo

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.