Home Equity: O que é e como funciona na prática?
Publicado em 19 set, 2022
Atualizado em 05 jun, 2023
1 min de leitura
Você já ouviu falar deste termo?
Talvez você não o conheça como Home Equity, mas, basicamente, trata-se de utilizar um imóvel como garantia de um empréstimo. Essa prática é bastante comum em países da Europa e nos Estados Unidos.
Quando falamos de empréstimos, sabemos que existem algumas opções no mercado, como crédito pessoal, consignado, financiamento, empréstimo com garantia e demais modalidades.
O que é Home Equity?
Indo direto ao ponto, essa modalidade de empréstimo possui uma garantia que permite que a instituição financeira cobre juros mais baixos do que o normal, e com prazos maiores.
Afinal, os riscos de inadimplência com um imóvel como garantia são bem mais baixos. Concorda?
Como funciona o Home Equity?
Na verdade, é bastante simples: trata-se de uma pessoa física ou jurídica, que busca crédito em alguma instituição financeira e acredita que é uma boa opção oferecer um imóvel quitado em seu nome como garantia pelo crédito.
Dessa forma, a instituição se torna legalmente dona do imóvel durante o período que a dívida existir. Inclusive, acontece a transferência da propriedade para o nome do banco ou instituição financeira. O nome desse processo é alienação fiduciária.
Uma diferença que acontece quando você opta pelo Home Equity entre as modalidades de empréstimo é que o valor não precisa ser justificado ou especificado para a instituição.
Home Equity e hipoteca são a mesma coisa?
Você deve ter imaginado a semelhança entre essas duas modalidades de empréstimo, não é mesmo?
Bom, acontece que as duas são modalidades de empréstimo com imóvel de garantia. Porém, existe uma grande diferença entre elas.
No caso da hipoteca, o imóvel continua sendo propriedade da pessoa que contratou o empréstimo. Diferente do Home Equity, em que durante o processo, o imóvel é propriedade da instituição financeira.
Com isso, pelo risco de inadimplência ser maior com a hipoteca, os juros costumam ser mais altos do que o Home Equity.
É importante ter em mente, também, que o conceito de hipoteca no Brasil é diferente do que é adotado em outros países. Aqui, a hipoteca é uma garantia utilizada no financiamento imobiliário, que passou a ser menos usada depois de permitida a alienação fiduciária nos processos de financiamentos e empréstimos.
Quais as vantagens do Home Equity?
Agora que você já sabe do que se trata e como funciona o Home Equity, confira suas maiores vantagens!
Prazo de pagamento maior
Utilizar um imóvel como garantia permite alguns benefícios exclusivos, e um deles é o prazo para pagamento.
Na modalidade de Home Equity, o prazo para o parcelamento pode ser em até 240 meses!
Juros baixos
Os juros na modalidade também ficam com juros e taxas bem menores do que empréstimos sem garantia.
Os valores dos juros e taxas podem variar de acordo com a instituição financeira que você optar para contratar, então pesquise bastante antes de tomar essa decisão.
Recebimento do dinheiro de forma mais rápida
Outra vantagem muito boa do Home Equity, é que se toda a documentação para a alienação fiduciária estiver correta, a negociação pode ser concretizada apenas entre 10 e 15 dias.
Compreendendo mais sobre o Home Equity
Ainda restam dúvidas sobre essa modalidade de empréstimo? Separamos as três perguntas mais frequentes para deixar você bem informado. Vamos lá!
Home Equity é muito complicado?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Home Equity é um processo simples. É claro, a instituição deverá fazer uma análise bem detalhada dos documentos do seu imóvel, e é preciso aguardar os trâmites do cartório.
Por exemplo, comparando com o empréstimo pessoal, que tem a liberação mais rápida por não exigir garantias, o Home Equity precisa passar por análises e alguns outros detalhes.
O risco de perder o imóvel é muito alto?
Essa é a maior dúvida quando falamos de Home Equity. Bom, a modalidade tem como base a Lei de Alienação fiduciária.
E o que isso significa?
O imóvel é colocado como garantia caso o pagamento das parcelas do empréstimo não seja realizado e, normalmente, as instituições financeiras não possuem interesse em assumir o imóvel, por isso são oferecidas diversas opções flexíveis para o pagamento caso aconteça algum imprevisto.
Geralmente, a opção do imóvel ser realmente utilizado como forma de pagamento da dívida é a última. Acontecem várias conversas e negociações antes que a instituição chegue a esta decisão.
Só pode fazer o Home Equity quem não tem outras dívidas?
Resumindo: não!
Diversos especialistas em finanças afirmam que buscar por um empréstimo com prazos mais longos para pagar dívidas menores é uma decisão que vale a pena.
É preciso que você organize as suas finanças para entender se o valor será o suficiente para cobrir todos os débitos pendentes, porque dessa forma, você fica apenas com uma conta para pagar. Bem mais tranquilo, não é mesmo?
Conclusão
A modalidade de empréstimo Home Equity ainda não é tão procurada no Brasil, mas agora você já sabe como funciona e quais são os seus benefícios.
É importante estar sempre antenado e descobrir formas de deixar as suas contas no verde de novo!
Caso o Home Equity não seja uma boa opção para vocês, que tal conhecer o empréstimo pessoal da Provu?
Ficou com alguma dúvida? Ficaremos felizes em respondê-las abaixo!
Escrito por: Pri da Provu
Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!