Juros do crédito rotativo chegam a 484,6% ao ano
Por Provu
2 Minutos
Publicado em 26 jan, 2017
Atualizado em 26 jan, 2017
2 min de leitura

Os juros do cartão de crédito chegaram a 484,6% ao ano em dezembro de 2016, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Este valor representa um recorde histórico dos juros do crédito rotativo na série histórica do BC, iniciada em março de 2011.
Usar o crédito rotativo não é uma boa ideia!
Se antes fazer dívidas e entrar no rotativo do cartão já não era uma boa ideia, agora a situação fica ainda pior. Isso porque uma dívida no crédito rotativo pode ganhar uma grande proporção em pouco tempo e fazer com que você não consiga cumprir seus compromissos e ser negativado, já que os juros chegam a quase 500% ao ano.
Nestes casos em que não conseguiu pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, a melhor opção é buscar crédito com juros mais baixos. Uma das opções, por exemplo, é o crédito pessoal. Quem toma um empréstimo pessoal na Provu, por exemplo, encontra um CET anual que varia de 43,70% a 99,52%, o que é muito menor do que juros como do crédito rotativo ou do cheque especial.
Vale a pena tomar um empréstimo para pagar dívidas? Bom, é claro que isso varia, mas se o assunto for o rotativo do cartão de crédito, vale sim. Inclusive fizemos um vídeo comentando sobre este tema:
Mas claro, bom mesmo é você não correr o risco de cair no rotativo e sempre se organizar financeiramente para isso. E lembre-se também que antes de tomar um novo crédito para pagar uma dívida, você deverá avaliar as taxas de juros que cada tipo de empréstimo apresenta.
Faça sempre as contas e veja se as parcelas do empréstimo cabem em seu orçamento. Lembre-se que o seu histórico financeiro é um dos fatores que o ajudam a conseguir melhores taxas quando precisar de crédito.
Escrito por: Provu