Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Orçamento familiar: como fazer e envolver toda a família?  

Publicado em 14 abr, 2023

Atualizado em 14 abr, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

Fazer um orçamento familiar é uma ótima maneira de garantir que você e sua família estejam gastando dinheiro de maneira consciente e responsável. Porém, nem sempre é fácil envolver toda a família e garantir o comprometimento de cada membro. 

Uma das principais vantagens do orçamento familiar é a possibilidade de identificar os gastos desnecessários, que muitas vezes acabam comprometendo as finanças da família. 

Com um orçamento bem estruturado, é possível determinar as despesas prioritárias, como contas de água, luz, alimentação e transporte, e evitar gastos desnecessários com produtos e serviços que não são essenciais.  

Outra vantagem é destacar as pessoas da sua família que, naquele momento da vida, dependem de uma fatia maior do orçamento, por exemplo, ou aqueles que podem ajudar a economizar mais. 

O que é orçamento familiar? 

Orçamento familiar é uma ferramenta financeira poderosa, que pode ajudar as famílias a planejar e controlar seus gastos e receitas.  

Como sempre ressaltamos por aqui, o planejamento financeiro é o único caminho para evitar a negativação do seu nome por inadimplência, manter as contas em dia e atingir objetivos futuros como a compra de um imóvel, viagens ou uma aposentadoria bem mais confortável. 

Assim como o orçamento pessoal, o orçamento familiar é uma ferramenta de controle de gastos e ganhos. A diferença é que, nesse caso, levamos em consideração as despesas de pessoas que vivem juntas e dividem os gastos, assim como planos de curto, médio e longo prazos, feitos em grupo e pensando no futuro. 

Por onde começar o planejamento familiar? 

Para começar, é necessário seguir algumas etapas importantes. É bom ter em mente que este primeiro momento pode ser desafiador, então não desista caso não dê certo logo de cara. O ideal é continuar tentando até que dê certo e você consiga organizar o orçamento! 

A primeira etapa consiste em fazer um levantamento dos ganhos e despesas da família, registrando tudo da forma que preferir e fizer mais sentido para você. Existem famílias que preferem fazer o controle separando as despesas de cada membro, somando no final, ou ainda aqueles que consideram tudo como pertencente ao grupo. De qualquer forma, envolver toda a família nesse processo é fundamental, para que todos tenham uma visão clara da situação financeira. 

Depois, você vai precisar definir as prioridades financeiras da família. É importante identificar as despesas essenciais, como alimentação, transporte, moradia e saúde, e estabelecer limites de gastos em cada categoria. 

É preciso, também, definir objetivos financeiros de longo prazo, como a compra de uma casa, a educação dos filhos ou a aposentadoria. Estabelecer metas financeiras ajuda a família a manter o foco e o comprometimento com o planejamento financeiro. 

Com uma visão mais clara das suas finanças, você e sua família estarão prontos para seguir um planejamento financeiro consistente e eficaz. 

Também é importante criar um fundo de emergência para cobrir despesas imprevistas, como despesas médicas ou consertos em casa. Uma boa prática é destinar pelo menos 10% da renda mensal para esse fundo. 

Lembrando sempre que não existe truque mágico: cuidar das finanças exige dedicação e paciência. É possível que você só tenha resultados reais depois de algumas semanas ou meses, e está tudo bem, também. O importante é seguir com disciplina. 

Como montar planilha de orçamento familiar? 

Montar uma planilha de orçamento familiar pode parecer um processo complicado, mas é uma tarefa simples que pode ser feita com um programa de planilhas digitais, como o Microsoft Excel ou o Google Sheets. 

Mas para quem ainda prefere os formatos mais “tracionais”, o bom e velho caderninho continua funcionando para muitas famílias brasileiras. O importante é montar a planilha da forma que você tiver mais facilidade de atualizar e conferir no adecorrer do mês. 

Confira 7 passos para construir uma planilha orçamento: 

  1. Crie colunas para as receitas e despesas da família, incluindo todas as fontes de renda e os gastos mensais; 
  1. Adicione uma coluna para os saldos mensais, que mostrará o valor restante após a subtração das despesas; 
  1. Adicione uma linha para despesas variáveis, como presentes de aniversário ou despesas com viagens; 
  1. Crie uma coluna para orçamento previsto, estabelecendo um limite de gastos para cada categoria; 
  1. Use fórmulas para calcular os totais de cada coluna, e para subtrair as despesas das receitas e calcular os saldos mensais (se estiver no papel, faça as contas manualmente); 
  1. Se estiver usando a planilha digital, inclua gráficos e tabelas para ajudar a visualizar as informações de forma mais dinâmica; 
  1. Lembre-se de atualizar a planilha regularmente para manter um controle preciso das finanças da família. 

Dica: hoje em dia, existem inúmeras aulas super didáticas e gratuitas, em vídeos na internet, que podem te ajudar a criar fórmulas e maneiras de automatizar suas planilhas. 

Vantagens do planejamento de orçamento familiar 

O planejamento de orçamento familiar tem várias vantagens que podem ajudar a sua família a manter as finanças em ordem. Entre as principais vantagens, temos: 

  • Maior controle das finanças: o planejamento de orçamento familiar permite que a família tenha um controle mais preciso das finanças; 
  • Redução de dívidas: com um planejamento eficaz, você pode identificar gastos desnecessários e redirecionar esse dinheiro para poupar ou ainda para quitar dívidas; 
  • Maior comunicação e envolvimento familiar: ao envolver todos os membros da família no planejamento de orçamento, é possível melhorar a comunicação e a colaboração entre vocês, criando um ambiente ainda mais saudável e colaborativo.  

Como investir no orçamento familiar?  

Não tem regra para isso! 

Só você e sua família podem definir o que fazer com o dinheiro que sobrar do orçamento.  

Nós podemos sugerir algumas ideias, como planejar uma viagem em família, comemorar o aniversário de algum integrante da família com uma festa bem grande, comprar móveis novos, trocar de carro… as possibilidades são infinitas. 

Para aqueles que preferem garantir o futuro e fazer alguns investimentos, você pode estudar um pouco mais sobre renda fixa, por exemplo, e dar os primeiros passos. 

Como garantir que todos contribuam e entendam o orçamento familiar?  

Tudo depende de como é a relação familiar dentro de casa. Vocês são mais despojados? Então é preciso tomar um tom mais sério para chamar a atenção de todos, por exemplo. 

Inclusive, uma ideia para atrair os seus familiares é começar apresentando a ideia com um objetivo final: se conseguirem economizar X, vocês podem viajar para determinado lugar daqui 1 ano. Dessa forma, a meta passa a ser muito mais atraente. Experimente o exercício de deixar que todos votem no destino das férias. Isso também ajuda a engajar o grupo. 

Outra sugestão é estabelecer pequenas recompensas - caso o seu orçamento permita - ao longo do tempo. Por exemplo: se todos conseguirem cumprir o orçamento familiar por dois meses seguidos, cada um recebe uma cota adicional para aproveitar o final de semana em família, ou quem sabe até curtir individualmente. 

Conclusão 

Mesmo que exista um passo a passo e uma ideia geral de como começar a planejar o seu orçamento familiar, é preciso ter em mente que, às vezes, nem tudo ocorre conforme o planejado nas primeiras semanas. Além disso, cada família tem suas particularidades e entendê-las, ajuda a manter a educação financeira sempre em dia. 

O importante é criar metas e objetivos plausíveis com a sua situação. Do contrário, metas inalcançáveis ou muito drásticas logo no início, podem ser desmotivadoras. 

Por fim, já que falamos um pouco sobre reduzir dívidas, que tal você começar seu orçamento quitando as que são mais caras, como cheque especial e os juros do cartão de crédito?  

Aqui na Provu, a análise para um empréstimo pessoal é feita de acordo com a sua situação e com o seu comportamento de consumo. Assim é possível determinar parcelas que cabem no seu bolso, porque o objetivo principal é cuidar da sua saúde financeira. 

Gostou das nossas dicas? Se estiver com alguma dúvida, comente abaixo! 

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (1)
Usuário
Jovani Bueno de Godoi
15/04/2023

Gostaria de fazer o empréstimo

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.